Cruz das Almas: mãe e filhos são sequestrados em frente a escola particular durante festa de confraternização

Uma mulher e dois filhos foram sequestrados por um homem armado com um revólver durante uma festa confraternização de uma escola particular, em Cruz das Almas....

Continue lendo

PM prende suspeitas de tráfico de drogas em São Felipe

Três mulheres foram presas em flagrante por tráfico de drogas no município de São Felipe....

Continue lendo

Náutico confirma vinda de Rogério para o Vitória

Ainda nesta sexta-feira, 19, o Vitória pode confirmar a vinda do meia-atacante Rogério. O atleta do Náutico virá por empréstimo até o final de 2015, como ...

Continue lendo

UNIFACS

Continue lendo

Real Calçados

Continue lendo
Postado em 20 de Dezembro, às 00:01 Por Paulo Galvão

Final Feliz: Mãe e filhos levados como reféns por assaltante, são resgatados pela Polícia Militar

De acordo com informações de fonte ligada a família, as vítimas foram encontradas dentro do veículo as margens da BR-101, no trecho do município de Laje, no Vale do Jiquiriçá. O assaltante resolveu abandonar o veículo com os reféns depois que polícia da região foi avisada, e começou a perseguir o carro, um Polo de cor prata, com placa de Cruz das Almas. A mulher e as crianças estão sendo trazidos de volta pela PM. A notícia se espalhou rápido, e dezenas de pessoas se aglomeraram em frente ao complexo policial de Cruz das Almas a espera de notícias. O fato está sendo comunicado a Polícia Civil. Mãe e filhos passam bem. A população aplaudiu o trabalho dos policiais militares. FORTE NA NOTÍCIA


Postado em 19 de Dezembro, às 23:12 Por Paulo Galvão

Cruz das Almas: mãe e filhos são sequestrados em frente a escola particular durante festa de confraternização

Uma mulher e dois filhos foram sequestrados por um homem armado com um revólver durante uma festa confraternização de uma escola particular, em Cruz das Almas. O sequestro aconteceu em frente a escola Lavoisier, na Rua Silvestre Mendes. De acordo com as primeiras informações, a vítima estava no interior do veículo com os dois filhos, quando um individuo se aproximou e entrou no carro, levando os ocupantes como reféns, segundo informações da polícia. De acordo com testemunhas que estavam no local, o marido presenciou o crime, e saiu em perseguição ao veículo utilizando o carro de um amigo. Populares acionaram a Polícia Militar, que realiza rondas a procura das vítimas. Ainda não há informações o que de fato aconteceu. O crime causou revolta e indignação aos moradores. Muitos estão apreensivos a espera de notícias.


Postado em 19 de Dezembro, às 22:34 Por Paulo Galvão

PM prende suspeitas de tráfico de drogas em São Felipe

Três mulheres foram presas em flagrante por tráfico de drogas no município de São Felipe. De acordo com a Polícia Militar, as prisões aconteceram na manhã desta sexta-feira (19), por volta das 11h. Rosimeire Caldeiras, vulgo "Meire", Elisangela Andrade da Silva, "Liu" e Joicilene de Araújo Silva, "Joice", receberam voz de prisão, e foram conduzidas a delegacia territorial, depois que os policiais apreenderam certa quantidade de cocaína e crack no interior da residência onde elas estavam, no Bairro da Urbis. Segundos informações do (DPM de São Felipe) o imóvel é utilizado com frequência por usuários de traficantes de drogas que pertencem a quadrilha do vulgo “Fubento”, e já serviu de esconderijo para fugitivos da delegacia de Cruz das Almas.


Postado em 19 de Dezembro, às 18:22 Por Diego Azevedo

Brasileiro passa mais tempo na internet que na frente da TV

A televisão ainda é o principal meio de comunicação no Brasil, mas os brasileiros já passam mais tempo navegando na internet que na frente da TV, apontou a Pesquisa de Mídia Brasileira 2015, divulgada sexta-feira (19) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. De acordo com o levantamento, os brasileiros passam, em média, 4 horas e 59 minutos por dia usando a internet nos dias de semana e 4 horas e 24 minutos/dia nos fins de semana. Já a média de tempo assistindo a TV é de 4 horas e 31 minutos/dia nos dias de semana e 4 horas e 14 minutos aos sábados e domingos. "A diferença ainda é pequena, mas mostra uma tendência importante e que deve ser analisada. O tempo [de uso das redes] dá um parâmetro de como o brasileiro está migrando de forma consolidada para os meios de comunicação digitais”, avaliou o ministro da Secom, Thomas Traumann. A pesquisa afirma ainda que a internet é o terceiro meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, atrás da TV e do rádio e à frente dos jornais e revistas. Leia mais AQUI.


Postado em 19 de Dezembro, às 17:03 Por Diego Azevedo

Rui Costa anuncia os últimos 11 secretários de sua gestão

O governador diplomado Rui Costa anunciou na manhã desta sexta-feira, 19, no Salão de Atos da Governadoria, em Salvador, os nomes dos últimos 11 secretários que vão atuar na sua gestão. Outros 14 nomes já haviam sido divulgados na última terça, 16. Confira:  - Secretaria de Turismo: Nelson Pelegrino. - Secretaria de Políticas para Mulheres: Olívia Santana. - Secretaria de Promoção da Igualdade Racial: Vera Lúcia Barbosa. - Secretaria de Agricultura: Fernanda Mendonça. - Secretaria de Cultura: Jorge Portugal. - Secretaria de Desenvolvimento Rural: Jerônimo Rodrigues. - Secretaria de Desenvolvimento Urbano: Carlos Martins. - Casa Civil: Bruno Dauster. - Secretaria de Administração: Edelvino Góes Filho. - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação: Manoel Gomes de Mendonça. - Secretaria de Desenvolvimento Econômico: James Correia. - Bahiatursa: Diogo Medrado. Leia mais AQUI.


Postado em 19 de Dezembro, às 17:00 Por Diego Azevedo

'As eleições de 2014 são uma página virada. Não haverá terceiro turno', diz ministro do TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, afirmou na quinta-feira (18) que "não haverá terceiro turno" nas eleições de 2014, por conta do pedido protocolado pelo PSDB para cassar o registro de candidatura de Dilma Rousseff e do vice, Michel Temer. O partido tinha pedido também a diplomação do senador Aécio Neves (PSDB-MG), derrotado no segundo turno da eleição, para a Presidência da República. A declaração do ministro foi dada durante discurso na cerimônia de diplomação de Dilma e Temer. "As eleições de 2014, para o Poder Judiciário, são uma página virada. Não haverá terceiro turno na Justiça Eleitoral. Que especuladores se calem. Já conversei com a Corte, e esta é a posição inclusive do nosso corregedor-geral eleitoral, com quem conversei, e de toda a composição. Não há espaço para, repito, terceiro turno que possa cassar o voto destes 54.501.118 eleitores", afirmou Dias Toffoli. Metro1.


Postado em 19 de Dezembro, às 16:13 Por Paulo Galvão

Posto Policial da Pumba vai funcionar 24h por dia, inauguração aconteceu nesta quinta-feira

Na noite desta quinta-feira (18) o prefeito e o vice-prefeito inauguraram o Posto Policial da Pumba com a presença de várias autoridades e dos moradores da comunidade que estavam bastante satisfeitos com a conquista. “Ficamos felizes, pois com a polícia mais próxima de nós a sensação de segurança aumenta e a comunidade fica mais tranquila”, disse a moradora Sufia Marques. Além do prefeito Dr. Jean e vice-prefeito Ednaldo Ribeiro, também estavam presentes na cerimônia, o comandante da 27ª CIPM, o coronel David Lanzelotti, o subcomandante, major William Gomes, o comandante do 1º Pelotão de Cruz das Almas, o subtenente Nailson Carvalho, além de outros vereadores que foram representados pelo vereador da comunidade, Raimundo de Gino, secretários municipais e lideres da localidade. O subtenente Nailson Carvalho, parabenizou o prefeito pelo empenho e falou da sua felicidade em compartilhar o momento com os moradores. “Esse é um momento de muita felicidade e eu quero dividir com todos vocês. Parabéns prefeito pelo seu empenho”, declarou. O vereador Raimundo de Gino, um dos colaboradores para que o posto fosse para a Pumba, ressaltou a importância do equipamento na comunidade e pediu para que a população preserve e seja parceira da polícia.


Postado em 19 de Dezembro, às 11:27 Por Diego Azevedo

Banco do Brasil abre concurso com 2.499 vagas para escriturário

Banco do Brasil divulgou nesta sexta-feira (19), o edital do seu concurso público com 2.499 vagas em cadastro de reserva para o cargo de escriturário. O salário oferecido é de R$ 2.227,26 em jornada de trabalho de 30 horas semanais. O cargo exige responsabilidades como atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários, redação de correspondências em geral, conferência de relatórios e documentos, controles estatísticos, atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados, entre outras. As oportunidades são para os estados do Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe. Os interessados poderão se inscrever 22 de dezembro a 19 de janeiro de 2015 pelo site da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br) com taxa de R$ 40. Leia mais AQUI.


Postado em 19 de Dezembro, às 09:44 Por Diego Azevedo

Náutico confirma vinda de Rogério para o Vitória

Ainda nesta sexta-feira, 19, o Vitória pode confirmar a vinda do meia-atacante Rogério. O atleta do Náutico virá por empréstimo até o final de 2015, como confirma o diretor de futebol do Timbu, Paulo Henrique Guerra. "O Vitória nos procurou e está tudo bem encaminhado. Creio que a qualquer momento o jogador poderá ser apresentado aí, pois já está tudo certo entre Náutico, Vitória e empresário do atleta. Creio que só está faltando detalhes entre Rogério e o clube baiano", revelou Guerra. O diretor do Náutico também disse que o jogador negociava com um clube europeu, mas a transação não deu certo, deixando o caminho livre para o Rubro-Negro. Este ano, o Alvirrubro emprestou o atleta para o Botafogo, que tinha prioridade na compra do jogador, mas preferiu não renovar o vínculo. Apesar de ter contrato até 2016 com o Náutico, o clube alegou falta de condição para bancar o alto salário do atleta, que gira em torno dos R$ 80 mil. Leia mais AQUI.


Postado em 19 de Dezembro, às 09:42 Por Diego Azevedo

Bahia gerou 2.904 vagas com carteira em novembro

A economia baiana gerou, no mês passado, 2.904 vagas com certeira assinada, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na quinta-feira, 18, pelo Ministério do Trabalho. O saldo de novembro ficou em um patamar inferior ao contabilizado em igual período de 2013 (7.962 postos), mas foi superior ao resultado de outubro último (-5.240 postos), incluindo as declarações fora do prazo. De acordo com o levantamento, o grande destaque do mês foi o setor de comércio, com a geração 4.467 postos formais. Em seguida aparecem a construção civil (2.526 postos) e serviços (2.426 postos). A agropecuária, por sua vez, eliminou 4.060 vagas celetistas. Já a indústria cortou 2.126 vagas. Dentre os municípios com mais de 30 mil habitantes, em novembro deste ano, Salvador, Camaçari e Brumado se destacaram na criação de novas oportunidades de trabalho formal na Bahia. Em Salvador foram gerados 4.702 novos postos de trabalho; Camaçari registrou saldo positivo de 329 postos de trabalho; e Brumado, 269 postos. Entre os municípios que tiveram os menores saldos de empregos em novembro último, encontram-se: Juazeiro (-2.435 postos), Casa Nova (-1.348 postos); e Dias D'Ávila (-484 postos). Leia mais AQUI.


Postado em 19 de Dezembro, às 09:03 Por Carol Galvão

Prefeitura paga 13º e salário do mês nesta sexta-feira

O prefeito Dr. Jean e o vice-prefeito Ednaldo Ribeiro anunciaram na manhã desta quinta-feira (18) que o 13º e o salário do mês de dezembro de todos os funcionários serão pagos amanhã (19). De acordo com o secretário de Finanças, David Nascimento, a antecipação do pagamento dos salários permite que os servidores possam programar e fazer suas compras de final de ano. “É uma forma de valorizar nossos funcionários que trabalham o ano todo. Antecipar o salário e junto com o 13º é importante, pois todos merecem curtir as festas de final de ano”, declarou. Na oportunidade tanto o prefeito, quanto o vice-prefeito, aproveitaram para desejar a todos boas festas e que as confraternizações natalinas e o réveillon sejam de muita paz e alegrias. (Ascom-PMCA)


Postado em 19 de Dezembro, às 08:56 Por Carol Galvão

Servidor do estado tem salário cortado por falha técnica da Saeb

Uma falha no processamento de dados da folha de pagamento de pessoal do governo do estado vai fazer com que parte dos servidores públicos estaduais receba uma quantia de dinheiro a menos referente aos salários do mês de dezembro. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), órgão responsável pelo pagamento e pela a administração da folha de pessoal do estado, a falha técnica já foi corrigida, mas os servidores atingidos pelo problema só receberão a correção do salário de dezembro no dia 2 de janeiro. Este pagamento virá em uma folha complementar, que também inclui as férias agendadas para janeiro de 2015, segundo informação da mesma assessoria. Um servidor público estadual que não quis se identificar disse que o desconto referente ao salário de dezembro já veio sinalizado no contracheque com a referência “13º teste”. “Na tabela, está lançado para o dia 29 de dezembro o pagamento do salário, mas já avisaram que houve um erro no sistema e tem servidor que vai receber a menos, outros não vão receber um centavo. Eu mesmo vou receber R$ 283 a menos”, disse o servidor. Apesar de o problema ser corrigido no segundo dia útil do mês, o mesmo servidor queixou-se do problema. “Já rodaram uma folha para recolocar, mas as pessoas estão contando com esse dinheiro. Muita gente vai passar o Ano-novo a zero”, reclamou. A Saeb não informou quantos servidores foram prejudicados, nem o que causou a falha no processamento. O Sindicato dos Servidores Públicos do Estado, procurado pela reportagem do CORREIO, afirmou que não estava a par da situação. (Correio)


Postado em 19 de Dezembro, às 08:40 Por Paulo Galvão

Cruz das Almas: taxista é preso por furto no G Barbosa

O suspeito foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (18), em Cruz das Almas, minutos depois de furtar dois televisores de 32 polegadas da loja do G Barbosa, situada na Rua 15 de novembro. O taxista chegou à cidade em carro com placa de Aracaju (SE), e se preparava para fugir quando foi surpreendido por uma guarnição do 1ºPel. Além dos televisores, os policiais encontraram dentro do veículo vários produtos de higiene pessoal, peças de roupa, cremes de cabelo, desodorantes e uma sacola revestida de alumínio que impede que as etiquetas de segurança sejam detectadas pelos sensores das lojas que possuem esse dispositivo. O sergipano José Augusto dos Santos estava em companhia de duas mulheres no momento da prisão, e vai responder pelo crime de furto qualificado. Ele teria dito aos policiais que veio fazer compras em Feira de Santana, e depois resolveu estender a viagem até Cruz das Almas, mas a versão não convenceu os investigadores. O material apreendido e o suspeito foram apresentados na delegacia territorial.


Postado em 19 de Dezembro, às 08:40 Por Carol Galvão

Infarto, derrame e pneumonia são principais causas de morte no país

A doença isquêmica do coração (infarto), o derrame e a pneumonia são as principais causas de morte no Brasil e respondem por 32% dos óbitos registrados em 2013. Os dados fazem parte de um estudo publicado nesta quinta (18.12) pelo periódico The Lancet, feito em 188 países. De acordo com o relatório, violência e ferimentos provocados por acidentes de trânsito estão no topo da lista de causas de morte entre brasileiros com idade entre 15 e 49 anos, resultando em 72.373 vítimas em 2013. Já entre indivíduos com 70 anos ou mais, a doença isquêmica do coração é a que mais mata. Quando o assunto é a mortalidade infantil, a principal causa de morte são complicações neonatais decorrentes de parto prematuro, responsáveis pelo óbito de 11.257 crianças até 5 anos. O estudo aponta também que a doença de Alzheimer e o diabetes provocaram mais mortes no país em 2013 do que em 1990. O crescimento chegou a 200% e 143% respectivamente. Os óbitos provocados pelo câncer de pulmão aumentaram 92% no mesmo período. Leia mais AQUI.


Postado em 19 de Dezembro, às 00:24 Por Diego Azevedo

Decretado estado de emergência em dezesseis municípios

A chuva continua a causar transtornos na capital e parte do interior. A previsão é que o mau tempo prossiga nesta sexta-feira, 19, numa frente fria que no início da semana se instalou sobre a região metropolitana de Salvador e regiões de seu entorno. Mas os extremos norte e sul do estado também sofrem com a chuva. O governo decretou estado de emergência em 16 municípios do baixo sul, que será publicado na edição desta sexta do Diário Oficial do Estado. São eles: Presidente Tancredo Neves, Laje, Igrapiúna, Ituberá, Ipiaú, Nilo Peçanha, Ubatã, Cairu, Camamu, Valença, Teolândia, Taperoá, Aurelino Leal, Maraú, Ibirapitanga e Barra do Rocha. O decreto permite que o estado atue emergencialmente nas cidades afetadas, facilitando a redução dos danos em caráter de urgência. Segundo o superintendente da Sudec e coordenador do grupo de trabalho, Salvador Brito, "precisamos restabelecer os serviços essenciais para a população, como o acesso a abrigo, alimentação e medicamentos. O deslocamento de máquinas para a região e a recuperação do acesso das pessoas às rodovias também estão entre primeiras medidas a serem tomadas por parte do estado". Leia mais AQUI.


Postado em 18 de Dezembro, às 23:30 Por Diego Azevedo

PSDB pede cassação de Dilma Rousseff e diplomação de Aécio Neves como presidente

O PSDB ingresso com um pedido nesta quinta-feira (18) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a cassação do registro de candidatura da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) e do vice, Michel Temer (PMDB). Além disso, o partido tucano solicitou que o tribunal diplome Aécio Neves e Aloysio Nunes para os cargos de presidente e vice-presidente da República, respectivamente. O argumento utilizado pelos oposicionistas foi de que Dilma deve perder a Presidência porque fez uso da máquina administrativa e praticou abuso do poder econômico durante a campanha, práticas que, segundo o partido, "comprometeram a legitimidade das eleições".


Postado em 18 de Dezembro, às 19:47 Por Diego Azevedo

Grupo é preso por aplicar golpe de R$ 700 mil no INSS

Um grupo criminoso que fraudava benefícios previdenciários na região do município de Jacobina, distante 345 quilômetros de Salvador, foi desarticulado na manhã desta quinta-feira durante a Operação Walking Dead, conduzida pela Polícia Federal em Juazeiro e pelo Ministério da Previdência Social. Ao longo das investigações verificou-se que foram concedidas diversas pensões por morte em que os instituidores dos benefícios, que supostamente estariam falecidos, na realidade se encontravam vivos. De acordo com estimativa fornecida pelo Ministério da Previdência, o prejuízo sofrido pelo INSS com as fraudes apuradas supera os R$ 700 mil. A fraude se dava mediante apresentação de documentos falsos perante o INSS, a exemplo de certidões de óbito, certidões de casamento, folhas de pagamento, entre outros. Seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos municípios de Jacobina, Ourolândia e Umburanas, todos no interior da Bahia. Nove pessoas estão sendo interrogadas e serão indiciadas pela prática dos crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsificação de documento público. Leia mais AQUI.


Postado em 18 de Dezembro, às 19:41 Por Diego Azevedo

Baianos terão redução de 3,5% no IPVA em 2015

Uma tabela divulgada nesta quinta-feira (18) pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba) aponta redução de até 3,5% no valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Conforme o documento, para as motos, a queda ficou em torno de 3,5%. Também em percentuais médios, os caminhões vão pagar menos 4,4%, os ônibus e microônibus 3,3% e a camionetas os veículos utilitários 3,2%. Já os automóveis apresentam uma redução média de 3,6%. Outra diferença em 2015 é que a tabela de pagamento foi estendida até novembro. Antes, o contribuinte tinha que efetuar o pagamento até setembro. Os contribuintes baianos poderão aproveitar novamente o desconto de 10% no IPVA para pagamento em cota única até 6 de fevereiro de 2015. Existe ainda a opção de pagar com 5% de abatimento. Para isso, é só quitar o valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira cota, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Os proprietários de veículos podem optar também por parcelar o imposto em três vezes, observando o vencimento da primeira cota na tabela, de acordo com o número final da placa do automóvel. Leia mais AQUI.


Postado em 18 de Dezembro, às 17:24 Por Paulo Galvão

Cruz das Almas: acidente entre carro e caminhão deixa o trânsito lento na Av. Alberto Passos

Um carro de passeio e um caminhão se envolveram em um acidente de trânsito na tarde desta quinta-feira, 18, em Cruz das Almas. A colisão aconteceu cruzamento da Rua Alfredo Passos com a Avenida Alberto Passos, nas proximidades do Cemitério Central. De acordo com leitor do Forte Na Notícia, não houve vítimas. O Corsa ficou com a frente parcialmente destruída ao ser atingido pelo caminhão. As causas do acidente são desconhecidas. A colisão provocou lentidão no trânsito em uma das principais avenidas da cidade. Agentes da (SMTT) estão do local orientando os motoristas.


Postado em 18 de Dezembro, às 16:58 Por Paulo Galvão

Psicóloga mata marido o cortando em pedaços com motosserra antes de espalhar restos pela cidade

Uma psicóloga acusada de assassinar e decapitar seu marido, antes de espalhar os restos mortais em toda a Cidade do México, teria também se passado por ele, enviando mensagens de texto pelo telefone para que amigos e familiares pensassem que ele ainda estava vivo. Maria Alejandra Lafuente, de 40 anos, supostamente dopou o marido Allan Carrera Cuellar, de 41, colocando pílulas para dormir em sua bebida. Em seguida ela usou uma motosserra para cortar seu corpo. A mulher, que afirma ter sido repetidamente espancada por ele, até então é acusada de colocar os restos mortais dentro de sacos de lixo preto, espalhando-os em torno da cidade, antes de ter enviado as mensagens de texto do telefone do marido, fingindo que ele estava em uma viagem de negócios. Psicóloga dopou marido e o matou, cortando em pedaços com uma motosserra e espalhando seus restos por toda a Cidade do México. A polícia iniciou uma investigação depois que algumas crianças descobriram a cabeça do homem enquanto brincavam em um parque local. Suas mãos e pés foram encontrados mais tarde, em outra parte da cidade.


Postado em 18 de Dezembro, às 16:32 Por Diego Azevedo

Vitória é o 15º clube mais valioso do país; Bahia é o 20º

De acordo com um relatório, divulgado nesta quinta-feira (18), pela Pluri Consultoria, os times baianos perderam valor do período de 2013 a 2014. Segundo os dados da edição deste ano, o Vitória é o 15º clube mais valioso do país, valendo R$ 80,4 milhões. Esse índice apresenta uma queda de 10% em relação ao valor do clube em 2013, que era de R$ 87,1 milhões. Já o Bahia aparece na 20º posição do ranking de clubes com maior valor do Brasil, valendo R$ 67,7 milhões. No último ano, o Tricolor valia R$ 68,9 milhões, uma queda de 5%. A pesquisa mostra também a liderança do Cruzeiro, com o valor de R$ 273,7 milhões. O clube mineiro também ficou no topo do ranking em 2013, quando valia R$ 208,3 milhões, valor 27,2% menor do que o índice alcançado neste ano.


Postado em 18 de Dezembro, às 15:28 Por Diego Azevedo

2 cursos de Medicina na Bahia são reprovados em avaliação do MEC

O Ministério da Educação publicou na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (18/12) a avaliação de instituições de ensino superior de todo o País. Dos 154 cursos avaliados em todo o Brasil através do Enade, 17,5% foram reprovados por tiraram uma nota inferior a 3 na escala de números da avaliação, que vai de 1a 5. O indicador é construído com base em uma média ponderada das notas dos cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino e é determinante para a abertura de novos cursos e manutenção ou fechamento dos que já existem. Foi divulgado na mesma portaria o conceito Enade dos cursos que fizeram avaliação em 2013, como medicina, medicina veterinária, odontologia e agronomia. A nota mostra o desempenho médio dos alunos de cada instituição no Exame Nacional. Entram no índice as instituições que tiveram cursos testados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2011, 2012 e 2013 - o MEC avalia diferentes graduações a cada ano. Leia mais AQUI.


Postado em 18 de Dezembro, às 14:23 Por Paulo Galvão

PM divulga foto do suspeito de matar o sargento "Bronca"

A imagem do principal suspeito no envolvimento da morte do sargento PM Erivaldo Amor dos Santos, o “Bronca”, foi divulgada pela Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (18). Amilton Morais de Lima dos Santos, 28 anos, vulgo “Tico Laproia”, de Governador Mangabeira, conseguiu fugir do cerco policial com a ajuda de um comparsa, e vem sendo procurado pela polícia. De acordo com informações policiais, o suspeito morava com os pais. O crime aconteceu na do último domingo (14), no interior de um bar, na Praça da Bandeira, centro da cidade. Testemunhas afirmaram que o sargento estava de costas, quando o assassino se aproximou e efetuou os disparos. O policial morreu no local. Qualquer informação que leve ao paradeiro do suspeito, ligar 190 ou para delegacia de polícia mais próxima.


Postado em 18 de Dezembro, às 13:28 Por Diego Azevedo

TSE defere registro de candidatura e Paulo Maluf assumirá mandato

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu o registro de candidatura do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), que assumirá um novo mandato no ano que vem, após ser eleito com 250 mil votos. Com a mudança, a validação do sufrágio de Maluf vai alterar a composição da Câmara. O cálculo será refeito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o que favoreceu Maluf foi a mudança na composição da corte no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). já que com a saída do ministro Admar Gonzaga e a substituição de Tarcísio Vieira, o placar de setembro deste ano foi virado para 4 a 3.


Postado em 18 de Dezembro, às 11:58 Por Paulo Galvão

SineBahia de Cruz das Almas oferta 7 vagas de emprego

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-BA) oferece 7 vagas de trabalho em diferentes áreas nesta quinta-feira (18). Os interessados devem procurar órgão localizado na da Rua J.B da Fonseca, portando Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), cédula de identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), além do comprovante de residência. Informações pelo telefone (75) 3621-1799. Confira as oportunidades de emprego AQUI.



Postado em 18 de Dezembro, às 11:37 Por Paulo Galvão

Prefeito e vice-prefeito visitam fábrica da cidade para fortalecer parceria

O prefeito Dr. Jean e o vice-prefeito Ednaldo Ribeiro visitaram nesta quarta-feira (17) a fábrica de estofados e colchões Allflex com o objetivo de fortalecer a parceria para viabilizar a ampliação da fábrica e consequentemente gerar mais emprego e renda para a população cruzalmense. A fábrica que atualmente emprega 115 funcionários tem pretensão de ampliar o número de empregos em 50%, segundo informações do proprietário, Cristiano Casaes. “Nossa pretensão é ampliar o espaço para também aumentar o número de funcionários”, disse. O prefeito e o vice-prefeito disseram que além da busca por novas indústrias para o município também pretendem melhorar a parceria com as que já existem. “Nossa intenção é fortalecer a parceria com os empresários que já estão na cidade no sentido de permitir que estes possam ampliar seu negócio e gerar emprego para a população”, comentou o vice-prefeito.


Postado em 18 de Dezembro, às 10:41 Por Carol Galvão

Ministério da Saúde divulga lista de remédios prioritários para o SUS

O Ministério da Saúde divulgou uma lista com 11 medicamentos e dez equipamentos considerados prioritários para o Sistema Único de Saúde. A divulgação desses 21 produtos, todos importados, tem por objetivo transferir para a indústria nacional a tecnologia de produção desses itens. Estão incluídos medicamentos para o tratamento de alzheimer e artrite e produtos para deficiências cardiológicas, oftalmológicas e auditivas. Os laboratórios nacionais, públicos e privados, têm de 1º de janeiro a 30 de abril de 2015 para apresentar propostas para produzir esses itens em regime de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo - PDP. De acordo com o Ministério da Saúde, os 21 produtos movimentam R$ 1,3 bilhão por ano. Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a possibilidade de transferência de tecnologia para laboratórios brasileiros será sentida pela população, com mais oferta desses produtos. “Produzir essa tecnologia no Brasil, mas a custo mais barato, significa mais acesso, mais oferta de serviços à população”, salientou. Leia mais AQUI.


Postado em 18 de Dezembro, às 10:34 Por Carol Galvão

UFRB irá oferecer 1.455 vagas pelo Sisu

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou que irá ofertar 1.455 vagas para o Processo Seletivo 2015.1, todas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas estão distribuídas em 28 cursos nas áreas de Artes, Humanidades e Letras; Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas; Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade; Ciências Exatas e Tecnológicas; Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas; e Ciências da Saúde e Formação de Professores. Nessa seleção, o campus de Cachoeira irá ofertar um novo curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Além disso, também informa que irá reservar 10% das vagas de ampla concorrência para surdos no curso de Letras/Libras, no campus Amargosa. Somente estudantes que fizeram o Enem 2014 podem se inscrever no Sisu 2015.1. O Ministério da Educação (MEC), entretanto, ainda não disponibilizou o cronograma do processo seletivo do Sisu para o primeiro semestre de 2015. (Correio)


Postado em 18 de Dezembro, às 10:12 Por Diego Azevedo

PF confirma que redação do Enem 2014 vazou, mas já no local de prova

O delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Superintendência da Polícia Federal (PF) no Piauí, Alexandre Uchôa, confirmou que houve vazamento do tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 para estudantes piauienses. A Superintendência da Polícia Federal do Piauí investiga desde o dia 13 de novembro denúncia do estudante piauiense Jomásio Barros, de 17 anos, que postou em sua conta no Facebook fotografia de seu telefone celular, que recebeu, via WhatsApp, uma imagem contendo o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio, a “Publicidade Infantil no Mundo”, 10h47 (11h47 no horário de verão e de Brasília), antes do início das provas. Jomásio Barros prestou queixa na Polícia Federal e se disse indignado com o vazamento. No dia, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, informou em nota que não existia qualquer indício de que o tema tenha vazado, mas reforçou que a denúncia seria apurada com rigor. Outros dois estudantes do Piauí disseram que receberam a mesma imagem com o tema da redação. Leia mais AQUI.


Postado em 18 de Dezembro, às 10:01 Por Diego Azevedo

Aumenta o número de mulheres sem filhos na Bahia

De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais 2014 divulgada ontem (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por conta de fatores como a urbanização e a inserção no mercado de trabalho, as brasileiras estão tendo menos filhos. Os dados mostram que o número de filhos por mulher caiu 26% nos últimos 14 anos no Brasil, passando de 2,39 filhos por mulher para 1,77, entre 2000 e 2013. A Bahia, por sua vez, também acompanhou este movimento, atingindo uma taxa de fecundidade de 1,79 no mesmo período. Segundo o coordenador regional de disseminação de informações do IBGE, Joilson Rodrigues de Souza, junto com a queda na taxa de fecundidade, que tem impacto direto em diversos âmbitos, também houve um aumento no percentual de mulheres sem filhos no estado. “A média baiana é muito parecida com a nacional. No entanto, o impacto na Bahia desta redução da fecundidade é maior. Em 2014, temos em torno de 15,2 milhões de habitantes. A perspectiva é de termos por volta de 15,6 mil em 2030. O crescimento será muito baixo”, afirma. Leia mais AQUI.


Postado em 18 de Dezembro, às 09:49 Por Diego Azevedo

Assembleia Legislativa aprova aumento do ICMS da gasolina

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto do Executivo que aumenta a alíquota do Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) de 27% para 30% no estado. A medida busca incrementar a arrecadação do governo para o governo de Rui Costa (PT). A legislação deve entrar em vigor 90 dias após a sanção do governador Jaques Wagner. Os consumidores devem sentir um impacto próximo a R$ 0,10 no valor cobrado pelo litro da gasolina. Os parlamentares de oposição votaram contra a proposta, com a justificativa do efeito negativo no bolso da população. Metro1.


Postado em 18 de Dezembro, às 08:23 Por Paulo Galvão

PM estoura desmanche de motos em São Felipe

A Polícia Militar estourou um desmanche de motos na zona rural de São Felipe, no recôncavo baiano. A operação foi realizada no povoado de Três Irmãos, na tarde desta quarta-feira, 17, por volta das 17h45. No local, foram apreendidos chassis e peças de motos, além de uma Pop 100 que tinha sido furtada na semana passada no centro da cidade. De acordo com informação dos PMs, o desmanche funcionava nos fundos de uma casa que pertence a avó de um individuo identificado como Emerson, que conseguiu escapar da prisão. O material apreendido foi apresentado na delegacia territorial. O comando da operação aproveitou para pedir à população que continue colaborando com o trabalho da polícia.


Postado em 18 de Dezembro, às 00:20 Por Diego Azevedo

Alunos mais pobres ampliam presença em universidade pública

A participação dos 20% mais pobres da população brasileira na universidade pública aumentou quatro vezes entre 2004 e 2013, segundo a Síntese de Indicadores Sociais. De acordo com a pesquisa, esses alunos representavam 1,7% do total em 2004 e passaram a ser 7,2% em 2013. Ao mesmo tempo, a participação dos 20% mais ricos caiu de 55% para 38,8% no período. O mesmo fenômeno ocorreu nas universidades privadas, em que a participação dos 20% mais ricos caiu de 68,9% para 43%, enquanto a dos mais 20% pobres cresceu de 1,3% para 3,7%. "Houve políticas de ampliação de vagas e outras [medidas] como o ProUni [Programa Universidade para Todos] e as cotas, mas também houve aumentos da renda e da escolaridade média [do brasileiro]", disse a pesquisadora do IBGE Betina Fresneda. Leia mais AQUI.


Postado em 18 de Dezembro, às 00:08 Por Redação

Ótica Planalto - A melhor e mais completa ótica da cidade

Há 33 anos no mercado, a Ótica Planalto tem uma imensa variedade de produtos, como óculos de grau, óculos de sol, lentes para armações e lentes de contato. Para isso, trabalhamos com marcas e grifes de qualidade que são conhecidas mundialmente como: Ray Ban, Mormai, Victor Hugo e Top Line. Cada grife possui um conceito e perfil únicos para agradar a todos os estilos. Conheça um pouco mais sobre essas marcas e saiba qual combina mais com você. Venha conferir! Praça Senador Temístocles, próximo a Igreja Matriz - Cruz das Almas - Ba Tel.: (75) 3621-1987 - Direção Rute Lobo 


Próximo

Vídeos



Fatos e Fotografias


Colunistas


Mais Comentados





Facebook



Enquetes


Parceiros

© Copyright - NOTÍCIAS DE CRUZ DAS ALMAS E REGIÃO - JESUS CRISTO VIVE!