• YouTube
  • Facebook
  • Twitter

11/10/16 12:21

Projeto sobre Samba de Roda será lançado em Salvador e Santo Amaro

“A Cartilha do Samba Chula” tem registros em dois CDs e um DVD
WhatsApp
Na próxima sexta-feira (14), a partir das 19h30 no Teatro SESC Pelourinho será realizado o lançamento de dois CDs e um DVD do projeto “A Cartilha do Samba Chula”, com ingressos em preço popular (R$ 5 e R$ 10). Além da exibição do documentário, o evento conta com apresentações dos grupos, Coisas do Berimbau, de Conceição do Jacuípe e Filhos da Terra, da cidade de Terra Nova, ambos do Recôncavo Baiano. A celebração continua no dia 16 de outubro em Santo Amaro, na Casa de Samba de Santo Amaro e no Teatro Dona Canô, com entrada gratuita. Além de exibições de documentários e mesas redondas com estudiosos do assunto, outros grupos de Samba Chula também vão se apresentar. O projeto conta com o patrocínio da Natura Musical, por meio do Fazcultura da Secretaria de Cultura e da Fazenda.

A ação é resultado de atividades cênico-musicais registradas por meios áudios-visuais, divididas em três modalidades: a viola machete, a chula cantada com pandeiro, e o samba miudinho e prato-e-faca. O resultado do processo se materializa em dois CDs, um DVD e um caderno informativo, com a tiragem de dois mil exemplares, que traz ensinamentos e fotos, textos, depoimentos dos mestres e transcrições musicais.

O lançamento em Salvador conta com a presença de vários mestres convidados e uma mostra de vídeos e exibição do material da coletânea das oficinas. Já em Santo Amaro, no domingo, 16, acontece uma mesa redonda sobre transmissão e educação musical, cênica e patrimonial do Samba de Roda com a participação de mestres e mestras do samba de chula e estudiosos da área. O evento termina com show de lançamento de mais dois grupos de samba de chula, Raízes do Samba de Acupe, de Santo Amaro e Samba Chula os Vendavais, de Salvador.

O samba de chula tem uma melodia mais complexa e extensa onde os cantadores entoam chulas (uma forma de poesia musicada, dominada por poucos mestres sambadores). Os cantadores encontram apoio rítmico no pandeiro e harmônico nos toques da viola manchete. O projeto “A Cartilha do Samba Chula” que está sendo lançado agora em outubro, gerou-se a partir dos saberes de transmissão oral dos cantadores de chula e tocadores de viola, num processo de ensino-aprendizagem em oficinas realizadas nas cidades de Salvador, Saubara, São Francisco do Conde, Terra Nova e Santo Amaro durante os meses de maio e junho de 2015.

O projeto “A Cartilha do Samba Chua” é uma iniciativa da Associação Sociocultural Umbigada, idealizado pela etnomusicóloga e pesquisadora de samba Katharina Doring, em parceria com a Rede de Casa de Samba e a Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (Asseba) com o patrocínio do Natura Musical e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

mais notícias » Leia também