conecte-se conosco




BAHIA

A fé em Antônio: com trezenas, ofertório e missas, baianos celebram o santo casamenteiro; veja programação em Salvador

Rezas cantadas ao santo português mantém viva tradição de fé a um dos santos mais populares do Nordeste. Santo recebe homenagens em diversos locais nesta segunda.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Arquidiocese de São Salvador

Em dias como o de hoje, 13 de junho, é comum ouvir de dentro de casas baianas um cantarolar trazendo versos como “se milagres desejais recorrei a Santo Antônio”.

A data marca o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, um dos mais celebrados no país, especialmente no Nordeste. O santo nascido em Portugal é celebrado por baianos com a tradicional trezena, que conta com cânticos em louvor ao santo e muita festa com direito a comidas típicas.

A tradição é seguida em todos anos pela aposentada Aida da Silva, de 83 anos, e moradora do bairro da Liberdade. Devota de Santo Antônio, ela costumava distribuir pães nas missas, além de fazer muita festa para o santo dentro de casa.

“Eu comecei a rezar depois de frequentar trezenas nas casas de vizinho. Depois decidi rezar aqui em casa. Já se vão muitos anos. Nem sei mais quantos, mas faz muito tempo”, conta Aida, que reúne filhos e vizinhos.

Ela é responsável por comandar a trezena, acompanhada dos visitantes, que seguem as letras já decoradas. Aos novatos, é oferecido um caderno com as letras para acompanhamento.

Aida da Silva lembra que no passado, a trezena acontecia em diversas casas da rua onde mora, mas que atualmente, a tradição não tem se mantido. Ela ainda conta que a fé em Santo Antônio a tornou uma espécie de rezadeira da região.

“Por causa dessa minha devoção a Santo Antônio, muita gente quando perdia algum coisa, ou queria pedir alguma graça, vinham me pedir para que rezasse o responsório de Santo Antônio, aí eu pedia pela graça daquela pessoa, ‘se milagres desejais, recorrei a Santo Antônio’, e a graça sempre era alcançada”, garante a aposentada.

Nesta segunda-feira (13) a celebração ao santo acontece em diversos cantos de Salvador. Na igreja do Santo Antônio Além do Carmo, o dia é especial. A paróquia tem celebrado o santo desde o dia 1º. Nesta segunda, as homenagens terão início com a alvorada às 6h, seguida de missas às 7h – presidida pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão. Depois às 9h, às 11h e às 16h.

Por volta das 17h30 haverá uma procissão pelas principais ruas dos bairros Santo Antônio Além do Carmo e Barbalho, saindo e retornando para a Matriz, onde, após a chegada dos fiéis, será celebrada a missa de encerramento dos festejos, sob a presidência do bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho

Na igreja de Santo Antônio da Barra serão 11 missas ao longo de dia, a partir das 6h30. Haverá missa às 8h, 9h, 10h, 12h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18 e 19h15.

As homenagens para Santo Antônio também acontecem nas igrejas dedicadas ao santo no bairro de Cosme de Farias, e em Portão, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

Além das quatro paróquias que são dedicadas a Santo em Salvador, 41 comunidades de outras paróquias e a Igreja de São Francisco prepararam programações especiais.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Coaraci, Caculé, Ipiaú e Luís Eduardo Magalhães foram os últimos municípios a registrar óbitos.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Mateus Pereira/GOVBA

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou 47 óbitos por dengue em 2024. As quatro novas mortes foram confirmadas no último sábado (20) no municípios de Coaraci (1), Caculé (1), Ipiaú (1) e em Luís Eduardo Magalhães (1).

A Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,9%, menor do que a média nacional para a dengue. Ao todo, foram confirmados 47 óbitos em decorrência da doença nos municípios de Vitória da Conquista (10), Jacaraci (4), Juazeiro (4), Feira de Santana (3), Piripá (3), Barra do Choça (2), Caetité (2), Coaraci (2), Santo Antônio de Jesus (2), Bom Jesus da Lapa (1), Caculé (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Ipiaú (1), Luís Eduardo Magalhães (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estevão (1), Seabra (1) e Várzea Nova (1).

Em 2024, foram notificados 153.404 casos prováveis de dengue no estado. No mesmo período de 2023, foram notificados 19.106 casos prováveis, o que representa um incremento de 702,9%. Vitória da Conquista segue liderando o número de casos, com 24.111, seguida por Salvador, com 6.796, e Feira de Santana, com 6.239 casos prováveis da doença.

Atualmente, 256 municípios se encontram em epidemia de dengue. Outros 69 estão em risco e 43 estão em alerta.

Vacinação

Em todo o estado, cerca de 16.325 doses de vacina contra a dengue estão com validade até o dia 30 de abril, e ainda não foram aplicadas. O público-alvo prioritário contempla a faixa etária de 6 a 16 anos, sendo liberada a aplicação em pessoas de 4 a 59 anos, caso não haja adesão do público-alvo.

Até o momento, o estado recebeu 170.469 doses de vacina contra a dengue, sendo que 120.022 deste total tem vencimento no dia 30 de abril. Ao todo, considerando todos os lotes, 122.680 já foram administradas.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Sindipetro denuncia risco de faltar combustível na Bahia

Acelen alega manutenção em Refinaria e normalização em nove dias.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Divulgação / Acelen

Três dias após o Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia (Sindipetro) denunciar o risco iminente da falta de combustível e gás de cozinha (GLP) no Estado por conta da interrupção na operação de algumas unidades da Refinaria de Mataripe, que estariam paralisadas como consequência das fortes chuvas que caem na Bahia desde o início deste mês, a Acelen, empresa privada que administra a refinaria, alegou que as unidades responsáveis pela produção de gasolina e GLP, “encontram-se em manutenção não-programada, o que reduziu a capacidade produtiva”.

Em nota enviada ao Bahia Notícias, nesta segunda-feira (22), a Acelen pontuou que está adotando todas as medidas possíveis visando reduzir a possibilidade de impacto no fornecimento dos produtos, “o que inclui compra de carga extra de GLP para reforçar os estoques e suprir o fornecimento durante a parada não-programada”.

De acordo com a denúncia do Sindipetro, um compressor na Unidade-39 teria enfrentado problemas no funcionamento, ocasionando o atraso na retomada do craqueamento do petróleo, processo químico que transforma frações de cadeias carbônicas maiores em frações com cadeias carbônicas menores. Esse incidente teria deixado o estoque de combustíveis em seu nível mínimo. “Tanto que a Acelen teria chamado de volta um navio que acabara de ser carregado com GLP (gás de cozinha) para que devolvesse o produto. A preocupação é o impacto no abastecimento das distribuidoras, pois a previsão para a volta do craqueamento na U-39 seria de 10 dias, correndo risco de faltar os produtos no mercado baiano”, diz trecho da denúncia.

A Acelen, por sua vez, reconheceu a interrupção na produção e, também em nota, previu que o serviço seja normalizado em nove dias. “O Centro de Manutenção Integrada, por meio de IA [inteligência artificial], já está sendo possível responder a esta ocorrência de maneira ágil e assertiva, pois permitiu diagnósticos mais precisos e seguros para atuação das equipes de manutenção, que preveem normalização da operação em nove dias”.

A empresa também ressaltou que investimentos já foram feitos na ordem de mais de R$ 2 bilhões na revitalização e recuperação da Refinaria de Mataripe e que “foi implementado o maior programa de modernização da sua história, com foco na segurança, na eficiência do parque industrial, na redução da pegada ambiental das operações e na sua automação, com a transformação digital que está sendo realizada”.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Trechos da BR-324 serão bloqueados para obra de reforço e expansão da rede elétrica; confira

Informação foi divulgada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta segunda-feira (22).

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/ Via Bahia

Dois trechos da BR-324, em Amélia Rodrigues, serão interditados totalmente para uma obra de reforço e expansão da rede elétrica de Conceição do Jacuípe e municípios adjacentes, realizada pela Neoenergia Coelba. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (22) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

  • A primeira interdição acontece na tarde desta segunda (22), das 14h às 16h, no KM-537, em frente ao Posto São Luis.
  • A segunda interdição ocorre no sábado (27), das 10h às 12h, KM-535, em frente ao posto de combustível Oleum Bessa e da empresa Fertmax.

Como trecho do circuito cruza a BR-324, a distribuidora solicitou o apoio da PRF para a realização do serviço com segurança e com o menor impacto para a população. O fornecimento de energia na região não será afetado.

Equipes da ViaBahia fará sinalização no local e irá orientar os motoristas. Agentes da PRF também estarão presentes para garantir a segurança viária durante o bloqueio.

Por meio de nota, a PRF pediu a compreensão e colaboração dos motoristas que transitam pelos trechos, além de recomendar que os condutores programem seus deslocamentos considerando a intervenção.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas