POLÍTICA
Alexandre de Moraes marca depoimento presencial de Bolsonaro na PF para esta sexta

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), preste depoimento presencial na Superintendência Regional da Polícia Federal (PF) em Brasília, às 14h desta sexta-feira (28). A decisão ocorre no âmbito do inquérito que apura o vazamento de dados sigilosos relativos a investigações envolvendo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Bolsonaro chegou a pedir, através da Advocacia Geral da União (AGU), para não realizar o depoimento. O pedido, entretanto, foi negado por Moraes, que ressaltou que a Constituição Federal garante a réus e investigados o direito ao silêncio e a não se autoincriminar, mas não permite a recusa prévia e genérica a determinações legais, permitindo que sejam estabelecidos pela Justiça dentro do devido processo legal.
Na mesma decisão, Moraes determinou também o levantamento do sigilo do inquérito, à exceção da documentação relacionada a dados telemáticos e telefônicos.
POLÍTICA
TSE aprova ‘Brasil da Esperança’, federação formada por PT, PCdoB e PV
Na primeira rodada da federação “Brasil da Esperança”, a presidência ficará com Gleisi Hoffmann, presidente do PT.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta terça-feira (24), por unanimidade, o pedido de registro da federação de centro-esquerda formada pelo PT, pelo PCdoB e pelo PV. O nome escolhido para a união de legendas foi “Brasil da Esperança”.
De acordo com os ministros do TSE, o grupo de partidos apresentou todos os documentos exigidos para a formação da primeira federação partidária da política brasileira.
No programa da federação, constam como prioridades a revogação do teto de gastos, a tributação de detentores de grandes fortunas e uma nova reforma trabalhista, que reverta as mudanças na legislação sancionadas pelo governo de Michel Temer (MDB), em 2017.
Na primeira rodada da federação “Brasil da Esperança”, a presidência ficará com Gleisi Hoffmann, presidente do PT. José Luiz Penna (PV) e Luciana Santos (PCdoB) dividem a vice-presidência.
Bahia Notícias
POLÍTICA
TSE apresentará sistema eleitoral e urna eletrônica a diplomatas estrangeiros na próxima terça
Diplomatas elegerão o time de futebol brasileiro preferido entre as embaixadas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará na próxima terça-feira (31) o evento “Sessão Informativa para Embaixadas: o sistema eleitoral brasileiro e as Eleições de 2022”.
Segundo a Corte, o encontro prevê uma série de apresentações sobre as eleições no Brasil e o sistema eletrônico de votação, que servirão como oportunidade para o esclarecimento de dúvidas e questionamentos que surgem com frequência nos contatos do público estrangeiro com o TSE.
Entre as 10h e as 17h da terça-feira (31), os diplomatas poderão conhecer o calendário das Eleições 2022 e o sistema eletrônico de votação, inclusive participando de uma votação simulada, em que elegerão o time de futebol brasileiro preferido entre as embaixadas.
De acordo com o assessor-chefe para Assuntos Internacionais do TSE, José Gilberto Scandiucci Filho, o evento tem uma importância estratégica para promover ampla transparência do processo eleitoral brasileiro a cidadãos e observadores internacionais, além de dar visibilidade ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação desenvolvido pelo Tribunal.
Metro1
POLÍTICA
Roma rechaça rumores de que Bolsonaro pode declinar de sua candidatura para apoiar Neto
Pré-candidato a governador da Bahia disse ainda que ele não é desistir de disputar eleição

Pré-candidato ao governo da Bahia, o deputado federal João Roma (PL) rechaçou, nesta segunda-feira (23), rumores de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) pode declinar de sua candidatura para apoiar o ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (UNIÃO). A informação foi divulgada pelo jornal Valor Econômico.
“Não corresponde aos fatos o que vem sendo veiculado na imprensa de que minha pré-candidatura estaria sendo avaliada pelo presidente Bolsonaro. A notícia plantada revela apenas à vontade de quem se sente ameaçado pelo crescimento da minha pré-candidatura que continua firme e forte ao lado do presidente Bolsonaro”, disse Roma.
Roma disse ainda que ele não é desistir de disputar eleição. “Só se vence eleição, disputando-a e depois de contabilizado o último voto. Mas tem gente que acha possível ser de outra forma. Ser eleito pelas pesquisas antes de outubro. Não tem coragem de enfrentar o que foge ao seu controle: a vontade do povo da Bahia”, ressaltou, ao cutucar ACM Neto.
Metro1
-
CRUZ DAS ALMAS1 mês atrás
Cruz das Almas: homem é espancado no Minha Casa, Minha Vida da Pumba
-
MUNICÍPIOS1 mês atrás
Santo Antônio de Jesus divulga grade de atrações para o São João 2022
-
CRUZ DAS ALMAS1 mês atrás
Moradora de Cruz das Almas, ‘Sosô’, participa do Programa da Eliana no SBT
-
POLÍTICA1 mês atrás
Podemos se divide após Moro e discute lançar Santos Cruz ou até apoiar Bolsonaro
-
SAÚDE1 mês atrás
Xangai, na China, volta a registrar mortes por Covid, as primeiras desde o surto recente de casos
-
BAHIA1 mês atrás
Governo da BA anuncia realização de concursos públicos para universidades estaduais baianas
-
CRUZ DAS ALMAS1 mês atrás
Cinco pessoas são encontradas mortas na Av. Getúlio Vargas, em Cruz das Almas
-
MUNICÍPIOS2 meses atrás
Prefeito de Sapeaçu afirma que São João 2022 será com atrações locais e festejos tradicionais