conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Após 12 anos, mulher é resgatada em condições análogas à escravidão em Santa Teresinha

Vítima está grávida e foi amparada.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução / MPT

Uma mulher foi resgatada na última sexta-feira (12) de um trabalho abusivo na cidade de Santa Teresinha, no Recôncavo baiano. Ela trabalhava como empregada doméstica, porém, em condições análogas à de escravidão há 12 anos em uma casa que abrigava um bar e também era abrigo para idosos.

A mulher, que tem 39 anos, está grávida de gêmeos, com uma gestação de risco. A Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo ficou como responsável pelas ações do pós-resgate. A vítima terá direito a três parcelas do seguro-desemprego especial e terá, também, assistência jurídica para entender os seus direitos que foram tirados ao longo dos 12 anos.

A denúncia foi encaminhada pela Promotoria de Justiça de Santa Teresinha e, com isso, dois auditores-fiscais do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e uma procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) conseguiram ter acesso à casa.

A equipe encontrou a mulher grávida em situação exploratória, já que ela era responsável por limpar a casa, cozinhar, arrumar os quartos, além de cuidar de seis idosos que vivem no local. Ela nunca recebeu salário e era observada 24 horas pela proprietária do estabelecimento.

A empregadora foi notificada pelos auditores-fiscais do trabalho para atualizar e regularizar a rescisão, pagamento das verbas rescisórias e registro do tempo de serviço em Carteira de Trabalho e Previdência Social. Além disso, MPT vai buscar o fim da prática ilícita para que a mulher não submeta outras funcionárias às mesmas condições, propondo que ela assine um termo de ajuste de conduta (TAC) ou, caso seja necessário, leve o caso à Justiça do Trabalho.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) já estão acompanhando o caso.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Colisão entre veículos é registrada na BR-101, em Sapeaçu

As circunstâncias do acidente são desconhecidas.

Compartilhe

Publicado

em

Uma colisão envolvendo três veículos foi registrada na tarde desta sexta-feira, 19, na BR-101, nas proximidades do acesso a comunidade de Água Branca, trecho que pertence ao município de Sapeaçu.

Apesar do susto, não houve feridos, apenas danos materiais. Por conta da batida, o trânsito ficou lento no trecho, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local orientando os motoristas.

As circunstâncias do acidente são desconhecidas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Homem morre após colisão entre motos em Conceição do Almeida

Acidente aconteceu nesta sexta-feira, 19.

Compartilhe

Publicado

em

Uma colisão frontal envolvendo duas motocicletas deixou um homem morto na tarde desta sexta-feira, 19, na zona rural de Conceição do Almeida.

A vítima fatal seria um mototaxista do município de Jaguaripe, fato que não foi confirmado pelas autoridades. O corpo deve ser removido para o DPT de Santo Antônio de Jesus.

Até a publicação desta matéria não havia informações sobre o outro condutor envolvido na batida e nem as causas do acidente.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Mulher sofre acidente com moto no centro de Cabaceiras do Paraguaçu

Motociclista teria desciado de um pedestre.

Compartilhe

Publicado

em

Uma mulher ficou ferida após acidente com moto na manhã desta sexta-feira, 19, na Avenida Navios Negreiros, em Cabaceiras do Paraguaçu.

De acordo com relatos, a motociclista perdeu o controle da direção do veículo ao desviar de um pedestre que estava atravessando a rua, nas proximidades de um posto de combustíveis.

Com ferimento grave em uma das pernas, a mulher foi socorrida por uma equipe do SAMU e encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE). Seu estado de saúde não foi revelado.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas