conecte-se conosco




BAHIA

Casos de queimaduras já chegam a 74 na primeira quinzena do mês no HGE

Com a volta dos eventos presenciais, ocorrências são quase o dobro de 2019.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Divulgação | Caio Csermark

Com a alegria das festas juninas chega também a preocupação acerca das queimaduras provocadas em fogueiras, bem como as lesões causadas pelos fogos de artifício neste período do ano. A volta dos eventos presenciais, depois de dois anos de proibição por causa da pandemia, já levou ao registro de 74 casos atendidos no Hospital Geral do Estado (HGE) entre 1º a 15 deste mês, número quase o dobro de 2019, quando, entre 23 e 30 de junho foram 40 casos.

Dentre os explosivos, os clandestinos (a exemplo das espadas de fogo) têm maior potencial de perigo, mas para todos os casos é necessário atenção total para evitar acidentes, lembrou o cirurgião-plástico Victor Felzemburg.

Ele é especialista no assunto e atua no HGE, unidade de saúde referência na Bahia para os casos de queimados, que está com uma equipe escalada com cerca de 200 profissionais para receber os casos mais graves vindos de todas as regiões do estado.

Conforme a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), além do HGE, também o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) e o Hospital do Oeste (HO), em Barreiras, têm Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), uma espécie de UTI com médicos plantonistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas 24 horas.

Embora este ano a Bahia não tenha deflagrado campanha específica para alertar a população para os perigos da brincadeira com fogos, “a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) estão com campanhas de prevenção para estimular a conscientização”, afirmou Felzemburg.

Ele é secretário da regional Bahia da SBCP e destacou que além de ler os manuais que devem acompanhar os fogos, é importante observar o local adequado, para evitar que terceiros sejam atingidos, bem como imóveis e redes de energia.

Conforme o especialista, todos artefatos representam perigo. “Mesmo uma inocente chuvinha destinada ao público infantil, pode pegar fogo nas roupas e provocar sérias lesões. Por isso um adulto deve sempre estar atento com as crianças”, aconselhou.

Coordenador da cirurgia plástica do Hospital Mater Dei Salvador, o médico Carlos Briglia destacou que o manuseio dos artefatos e das fogueiras deve ser proibido para crianças desacompanhadas de um adulto responsável, bem como por pessoas que ingeriram bebidas alcoólicas, pois o perigo é dobrado.

Ele enfatizou que a primeira providência após uma queimadura deve ser “lavar o local com água corrente e sabão, se a pessoa suportar a dor, enrolar com um pano limpo e encaminhar para uma unidade de saúde, para que receba o tratamento adequado para o caso”, disse alertando que não se deve colocar nenhum produto ou medicamento por conta própria.

Ainda conforme Briglia, a diferença principal entre uma explosão e uma queimadura é a forma de lesão, que no primeiro caso é provocado por uma avulsão (extração de um órgão ou parte de órgão), geralmente com perda de partes ou toda a mão. Já a queimadura causada em fogueiras e outros tipos de fogos se concentra na pele, pode ser de diferentes graus de profundidade. Ambos os casos podem levar a óbito.

Brincadeira perigosa

Embora proibida por lei desde 2011, a guerra de espadas continua ocorrendo e, este ano, já deixou entre as vítimas uma criança de 11 anos, da cidade de Cruz das Almas. De acordo com a apuração da Polícia Civil, Alex Ribeiro Costa estava brincando na rua, na noite de 13 de junho, quando um rojão tipo espada de fogo foi solto e atingiu o menino no rosto, quebrando 11 dentes.

Depois de atingida a criança foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e em seguida transferida para o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, diante da gravidade da situação.

Estável, mas demandando muitos cuidados, ele permanece internado no HEC. O menino já passou por duas cirurgias e aguarda a realização de uma terceira intervenção, já programada.

Segundo testemunhas, a pessoa que soltou o artefato direcionou para o chão, sem intenção de atingir as pessoas. Ele se apresentou na delegacia, prestou depoimento e vai responder o processo por crime de explosão em liberdade.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Cruz das Almas, o conselho tutelar está apoiando e acompanha a vítima, considerando que a família se encontra em estado de vulnerabilidade social.

Em nota a prefeitura reforçou que a guerra de espadas, apesar de ser uma tradição, está proibida e que o poder judiciário e as forças de segurança são os responsáveis pela fiscalização.

“A Prefeitura alerta a população para que cumpra a decisão judicial, reconhecendo os riscos da guerra de espadas, e salienta os cuidados que devem ser adotados ao manejar quaisquer fogos de artifício”, consta na nota.

A Tarde

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Prefeito de cidade baiana leva amante para gabinete e é flagrado pela esposa

. O detalhe é que amante também é casada.

Compartilhe

Publicado

em

O prefeito de uma cidade baiana levou um flagrante da esposa no gabinete da prefeitura e o pau quebrou. O local ficou todo destruído. O município fica na região do Litoral Norte.

Fontes relataram que a confusão foi nesta quinta-feira (18/04). O gestor e a amante estavam no ‘maior love’ e teriam sido pegos completamente pelados. O detalhe é que amante também é casada.

Servidores da gestão consultados pela imprensa disseram que não vão se pronunciar sobre o caso, que tenta ser abafado.

Fonte: Informe Baiano

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Acelen anuncia aumento de 5,1% no preço da gasolina vendida para distribuidoras na Bahia

Medida passou a valer a partir desta quinta (18), conforme informou a Acelen.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/EPTV

A Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe, informou que os preços da gasolina vendida para as distribuidoras de combustíveis na Bahia terão reajuste de 5,1%. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18).

Nos postos de Salvador, o litro da gasolina nos postos custava em média R$5,99, na quarta-feira (17). Já nesta quinta, um estabelecimento comercializava a gasolina por R$ 6,30.

Segundo a empresa, os preços dos produtos da Refinaria de Mataripe seguem critérios de mercado que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, dólar e frete, podendo variar para cima ou para baixo.

A Acelen ressaltou ainda que possui uma política de preços transparente, amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Secretaria de Saúde libera 54 cidades da BA para ampliarem faixa etária de vacinação contra dengue

Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (18), que ampliou a cobertura para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Andrezza Mariot/PMBV/Divulgação

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, nesta quinta-feira (18), que 54 municípios baianos poderão ampliar a faixa etária do público-alvo para a vacinação contra a dengue. Anteriormente, a imunização era restrita a jovens de 10 a 14 anos. A cobertura foi estendida para incluir crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

A decisão foi anunciada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de aproveitar as doses próximas do vencimento, no dia 30 de abril.

A Bahia distribuiu 170.469 doses para 125 municípios, mas cerca de 22 mil doses com validade até abril ainda não foram utilizadas. Até esta quinta-feira, 121.551 crianças e adolesces foram vacinados. [Confira a lista de municípios no final da matéria]

O g1 entrou em contato com a Sesab, que informou que a decisão de ampliação da faixa etária fica critério dos municípios que tiverem doses sobrando. Em Salvador, a Secretaria de Saúde (SMS) ainda não iniciou a nova estratégia.

“Nesse momento, a SMS estuda a melhor estratégia a ser adotada, realizando um levantamento e estratificação por idade, visando o melhor aproveitamento das doses, bem como para cumprir o objetivo de fortalecer e aumentar a cobertura vacinal contra a dengue em Salvador”, informou a SMS por meio de nota.

Lista de municípios que receberam doses de vacinas contra a dengue com vencimento dia 30 de abril e poderão ampliar a faixa etária do público-alvo:

  1. Amélia Rodrigues
  2. Anguera
  3. Antônio Cardoso
  4. Baixa Grande
  5. Barra do Choça
  6. Bonito
  7. Caetité
  8. Camaçari
  9. Candeal
  10. Candeias
  11. Capela do Alto Alegre
  12. Conceição do Jacuípe
  13. Conde
  14. Coração de Maria
  15. Dias d’Ávila
  16. Feira de Santana
  17. Gavião
  18. Ichu
  19. Ipecaetá
  20. Ipirá
  21. Irará
  22. Itaparica
  23. Jacaraci
  24. Lauro de Freitas
  25. Macaúbas
  26. Madre de Deus
  27. Mata de São João
  28. Morro do Chapéu
  29. Mundo Novo
  30. Nova Fátima
  31. Pé de Serra
  32. Pintadas
  33. Piripá
  34. Pojuca
  35. Rafael Jambeiro
  36. Riachão do Jacuípe
  37. Salvador
  38. Santa Bárbara
  39. Santanópolis
  40. Santo Amaro
  41. Santo Estêvão
  42. São Francisco do Conde
  43. São Gonçalo dos Campos
  44. São Sebastião do Passé
  45. Saubara
  46. Serra Preta
  47. Serrinha
  48. Simões Filho
  49. Tanquinho
  50. Teixeira de Freitas
  51. Teodoro Sampaio
  52. Terra Nova
  53. Vera Cruz
  54. Vitória da Conquista

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas