conecte-se conosco



MUNICÍPIOS

Criança é obrigada a beijar boca de colega em escola municipal de Barreiras; polícia investiga crime de constrangimento

Menina disse que tinha que obedecer dado entregue pela cuidadora.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Bahia

A Polícia Civil investiga um caso de constrangimento após uma criança contar para a mãe que foi obrigada a beijar a boca de um colega na Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macedo, na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia.

A mãe da menina contou para a polícia que os alunos foram submetidos a uma espécie de jogo com um dado, que determinava as atitudes que as crianças deveriam tomar em sala de aula a partir do que objeto determinasse.

“A cuidadora fez uma brincadeira com uma roda com crianças em volta da mesa da professora. E, nessa roda, tinha um dado. E, nesse dado, tinha frases que o que ela jogasse, elas teriam que fazer”, contou a mulher que preferiu não revelar a identidade.

“E, nesse dado, caiu que minha filha teria que morder um coleguinha. Ela acabou indo lá e mordeu os lábios do coleguinha”.

“A próxima foi que ela beijasse a boca do coleguinha. Ela foi lá, acabou beijando o coleguinha e acabou também mordendo o pé do coleguinha”, continuou a denúncia.

Na sala onde o episódio aconteceu estava, segundo a denunciante, além dos alunos, uma professora e uma cuidadora, que fica responsável por crianças portadoras de necessidades especiais.

“A questão é que ela tem um irmãozinho, né? Por afetividade. Chegou a cheirar o pescoço dela. Isso que deixou, mais ainda, a gente indignado. Porque a gente, né? Ensina um cuidar do outro. Então a gente ficou sem saber. No momento, a gente ficou sem reação”, desabafou a mãe da menina.

A família decidiu que vai pedir a transferência da filha para outra escola.

“Ela não vai mais estudar nessa escola. A gente vai tirar, transferir ela para outra escola”, contou a mulher.

Assim que a mãe soube do que tinha acontecido dentro da escola, com relatos da própria filha, ela foi até a escola para conversar com a diretora. Em seguida, a mulher foi no Complexo Policial de Barreiras, onde registrou um Boletim de Ocorrência (BO).

O inquérito foi instaurado e as pessoas envolvidas na situação serão ouvidas pelo delegado Francisco Carlos de Sá. Ele conta que vai ser se basear no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), que determina punições quando crianças são submetidas a constrangimento em público, com um agravante das carícias consideradas como inadequadas.

“Eu tenho relatos de que essa criança foi obrigada a beijar um outro aluno, obrigada a beijar e também a morder os pés, então olha que constrangimento? Que vexame? Então isso será rigorosamente apurado”, disse o delegado.

Em nota, a Secretaria de Educação do Município informou que assim que tomou conhecimento da situação demitiu a cuidadora. A professora vai passar por um processo administrativo.

A secretaria também informou que vai cooperar com a polícia para que o caso seja esclarecido e que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Prefeitura realiza Exposição Fotográfica ‘De Burytyba à Muritiba’

Publicado

em

Foto: divulgação

A Prefeitura de Muritiba, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, realizou no último dia 21, a Exposição Fotográfica “De Burytyba à Muritiba”, retratando a história de Muritiba e as transformações no cenário do município, expressas nas imagens dos espaços públicos (praças, ruas e avenidas) e dos rostos que contam a história de um povo.

A Exposição, ocorrida na Biblioteca Municipal, será reexibida em agosto deste mesmo ano, em comemoração ao aniversário de Muritiba.

O evento foi realizado com o apoio da Lei Aldir Blanc, participando da organização os contemplados nos Editais de Prêmio em 2020: A Prancha os Baixos (fotografias da trajetória nos festejos da Festa do Bonfim ); NA Confeitaria; EVISS Eventos; Sabor nas Panelas; Lanches e Petiscos (nos quitutes da culinária típica da região); as Bandas Sexto Sentido e Serginho na Cena (musicalização do evento); e como Edital de Projeto de Fotografia em 2021: a fotógrafa Bia Assis.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Família procura por adolescente de 16 anos desaparecida em Conceição do Almeida

A menor foi vista pela última vez na quinta-feira, 23, quando saiu da sua residência.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: reprodução

Uma adolescente de 16 anos identificada como Gessica Santos, moradora de Conceição do Almeida, está desaparecida.

Segundo informações, a menor foi vista pela última vez na quinta-feira, 23, quando saiu da sua residência onde mora com a família sem avisar e até a noite desta quinta-feira, 30, não havia retornado.

Ainda de acordo com relatos, a adolescente teria sido vista no município de Salvador.

Qualquer informação que leve ao paradeiro de Gessica ligue 190 (PM) ou para a Delegacia Territorial.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

SAJ: 60% dos testes de Covid feitos em laboratórios particulares dão positivo

O secretário de Saúde, Dr. Leonel, já havia comentado a possibilidade de aumento de casos após o São João, salientando que a secretaria estará pronta para qualquer eventualidade.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução / Blog do Valente

O fluxo de pessoas no Pronto Atendimento para Covid de Santo Antônio de Jesus, aumentou após o São João. A prefeitura, no entanto, ainda não divulgou o boletim oficial esta semana.

O Blog do Valente, parceiro do Bahia Notícias, fez um levantamento com três dos principais laboratórios particulares da cidade que informaram que em média de 10 pessoas que têm procurado os locais para teste, ao menos seis testam positivo. Os laboratórios informaram também que cresceu muito a busca por testes.

O secretário de Saúde, Dr. Leonel, já havia comentado a possibilidade de aumento de casos após o São João, salientando que a secretaria estará pronta para qualquer eventualidade.

“No São João vai ser uma aglomeração muito grande. Vamos receber pessoas de várias cidades, do Estado todo e até de fora do Estado. Mas não temos leitos da Covid ocupados e os casos estão leves. Isso está nos deixando de certa forma confortáveis. Mas estamos monitorando dia-a-dia. Testamos todas as pessoas que nos procuram, e seguimos as pessoas que dão positivo e matemos a vacinação constante”, disse em entrevista ao Blog do Valente no dia 2 de junho.

Dois dias após finalizar as festas juninas, o município de Elísio Medrado, por exemplo,registrou 37 novos casos, conforme boletim da prefeitura. É recomendado que infectados usem máscaras e álcool em gel, além de manter o isolamento.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas

novo