conecte-se conosco



CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas: disputa por vaga feminina na Câmara é acirrada

Publicado

em

A participação das mulheres nas eleições municipais deste ano em Cruz das Almas deve sofrer um acréscimo de 1,5% em relação ao pleito anterior, quando foram registrados 30,4% de candidaturas, em 2016.

Se todos os pedidos de registro de candidaturas forem aceitos pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), 67 (sessenta e sete) mulheres disputarão uma das 15 cadeiras do Legislativo Municipal, o que representa 31,9% do total. O levantamento feito pelo Forte na Notícia, aponta que a disputa acirrada equivale a uma média de 4,6 candidatas por vaga.

Os partidos com maior número de candidaturas femininas em 2020 são: DEM, MDB, PP, PSD e Republicanos (com 7 registos cada), seguidos de Cidadania (6), PDT (6), PSB (6), PT (6), PC do B (5), PSDB (1), PSOL (1) e Solidariedade (1). Apesar das mulheres terem ganhado força nos últimos anos na política local, apenas 3 cadeiras da Câmara Municipal são ocupadas por elas, sendo duas do MDB e uma do PC do B.

Em meio as discussões de questões femininas ligadas ao aborto, maternidade, assédio e a vida profissional, a luta por direitos das mulheres tem crescido bastante no Brasil, que possui uma das piores representatividades política feminina da América Latina.

Compartilhe

CRUZ DAS ALMAS

Apenas supermercados e farmácias podem funcionar neste 2 de Julho em Cruz das Almas

A informação foi confirmada pela presidente do SINDCRUZ, Joelma Santana, nesta quinta-feira, 30.

Compartilhe

Publicado

em

Os supermercados e farmácias que fizeram acordo com o sindicato laboral devem funcionar neste 2 de Julho em Cruz das Almas. A informação foi confirmada ao Forte na Notícia pela presidente do SINDCRUZ, Joelma Santana, nesta quinta-feira, 30.

De acordo com a sindicalista, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) firmada em 2021 com validade até 2023 com os sindicatos laboral (Sindcruz) e o patronal (Sindilojas) regulamenta que o labor nos domingos e feriados da cidade de Cruz das Almas só pode ocorrer mediante acordo firmado entre sindicato e empresas interessadas.

Ainda segundo Joelma, não foi firmado acordo para o funcionamento do comércio no dia 2 de julho, dia da Independência do Brasil na Bahia, exceto os supermercados que estão representados por outra convenção firmada com o SINDSUPER que permite o labor nos domingos e feriados, desde que obedeçam ao pagamento dobrado ou a folga em dobro.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Família procura por adolescente de 16 anos desaparecida em Conceição do Almeida

A menor foi vista pela última vez na quinta-feira, 23, quando saiu da sua residência.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: reprodução

Uma adolescente de 16 anos identificada como Gessica Santos, moradora de Conceição do Almeida, está desaparecida.

Segundo informações, a menor foi vista pela última vez na quinta-feira, 23, quando saiu da sua residência onde mora com a família sem avisar e até a noite desta quinta-feira, 30, não havia retornado.

Ainda de acordo com relatos, a adolescente teria sido vista no município de Salvador.

Qualquer informação que leve ao paradeiro de Gessica ligue 190 (PM) ou para a Delegacia Territorial.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas atinge 139 casos ativos da covid-19

Foram registrados 114 novos casos de coronavírus, nesta quinta-feira, dia 30.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Carla Cleto/Sesau

A Prefeitura de Cruz das Almas, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que até o momento já foram vacinadas 55.835 pessoas, no município. Foram registrados 114 novos casos de coronavírus, nesta quinta-feira, dia 30 de junho de 2022.

No total 139 casos estão ativos, sendo que 02 pacientes internados em Unidades Hospitalares de referência para Covid-19. O município já confirmou 8.323 casos e houve 76 óbitos. No momento nenhuma pessoa aguarda resultado dos exames e 8.108 pacientes já estão recuperados.

É importante que toda população continue adotando rigorosamente as medidas de proteção. O uso de máscara e o distanciamento social são essenciais. Dúvidas ou ajuda, ligue para a Secretaria de Saúde, no telefone: (75) 3621-8200.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas

novo