conecte-se conosco



CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas registra novo recorde na geração de empregos

Ao todo, foram 355 admissões, o que representa o maior número de contratações desde maio de 2018, e 211 desligamentos.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

O município de Cruz das Almas registrou 144 novos empregos formais em março de 2022, de acordo com dados divulgados em abril pelo Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Previdência. Em relação a série histórica, esse foi o mês com maior geração de vagas com carteira assinada nos últimos quatro anos.

Ao todo, foram 355 admissões, o que representa o maior número de contratações desde maio de 2018, e 211 desligamentos. O recorde acentua a tendência de recuperação da economia cruzalmense, após um período de queda nos postos de trabalho. Na comparação com março de 2021, o crescimento no saldo de empregos do mês é superior a 450%.

No ranking comparativo com os municípios do Recôncavo Baiano no período, Cruz das Almas fica atrás apenas de Santo Antônio de Jesus, que registrou 165 novos empregos. “Os dados comprovam nosso esforço para atrair investimentos e negócios. Desde o ano passado, a gestão municipal busca diálogo e parcerias com empresários para dar mais oportunidades de trabalho ao nosso povo”, ressaltou o prefeito Ednaldo Ribeiro.

Industrialização da economia local

Entre os setores de atividade econômica, a indústria se destacou e foi responsável pela geração de metade dos empregos em março. A criação do novo Distrito Industrial de Cruz das Almas, o DICA 2, já impactou no aumento das vagas. Quatro empresas avançam nas etapas para a instalação no local e, além disso, a fábrica de papelão BS Bahia abriu uma unidade no município em março e contratou dezenas de funcionários.

Com o objetivo de consolidar a nova rede industrial, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), continua em negociação para atrair mais empreendimentos. “A cidade tem potencial de se tornar um polo regional para cadeias produtivas de diversos segmentos. Com isso, a tendência é que a mão de obra local seja absorvida pelas indústrias”, comentou o titular da Seplan, Euricles Neto.

Impulsionado pelo panorama favorável na cidade, o desempenho do setor de serviços e da agropecuária também foi animador, com 43 e 27 novos postos de trabalho, respectivamente. Outras iniciativas também estão em desenvolvimento pela Prefeitura para facilitar o empreendedorismo em todos os setores.

ASCOM

Compartilhe

CRUZ DAS ALMAS

UFRB se posiciona contra cobrança de mensalidades nas universidades públicas

Confira abaixo.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução / UFRB

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), instituição criada a partir de forte movimento em prol da inclusão social, a despeito da histórica desigualdade existente no Brasil, torna público seu repúdio frente à tramitação da PEC 206/2019 na Câmara dos Deputados, que prevê o início de cobrança de mensalidades nas universidades públicas.

Conquista do povo brasileiro, o ensino gratuito nas instituições públicas está ratificado na Carta Constitucional de 1988. Longe de representar um benefício sem fundamento, a gratuidade garante o acesso da população como um todo por tratar-se de um projeto coletivo. Direito conquistado, torna-se a maior possibilidade de ascensão social de grupos historicamente oprimidos e em situação de vulnerabilidade cujas trajetórias demonstram protagonismo, por excelência, nas lutas por equidade. Garante, para esses segmentos, a possibilidade de, cada vez mais, construir espaços democráticos e participar das instituições nacionais de ensino superior que mais investem na formação humana, como demonstram todos os índices disponíveis relativos às ações afirmativas no âmbito do ensino superior público

As Universidades Federais investem diretamente na produção e disseminação do conhecimento, bem como na diminuição das desigualdades socioeconômicas promovendo acesso, permanência e pós-permanência em todos os níveis de formação para todas as camadas da sociedade, garantindo ensino público, gratuito e de qualidade. O falacioso discurso de que a PEC 206/2019 visa a cobrança de mensalidades das camadas mais abastadas e tem como propósito a tentativa de desmobilizar e desqualificar um espaço livre e autônomo de produção de conhecimentos e diálogos. Ao contrário do que alega, abre um pernicioso precedente em direção à privatização e à precarização das Universidades públicas e dos serviços públicos de forma geral. Configura-se como mais um ataque à diversidade tão presente em nossa sociedade.

Por compreender os danos e o desrespeito a um direito conquistado de tal medida sobre as instituições públicas e a tudo que elas representam ao país, sobretudo às localidades e grupos que mais necessitam dos serviços públicos, a UFRB se manifesta em defesa da educação pública referenciada e de qualidade em todos os níveis e se coloca ao lado de todas, todes e todos que lutam por um Brasil mais justo e solidário. Buscando legitimar o direito de acesso ao ensino superior gratuito, de forma veemente, posiciona-se contra a PEC 206/2019.

Viva a Educação Pública!

Cruz das Almas, 25 de maio de 2022.

Reitoria da UFRB

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Palcos do São João começam a ser montados em Cruz das Almas

Em um novo local, às margens da Avenida Getúlio Vargas, a expectativa dos organizadores é que o espaço receba entre 80 a 100 mil pessoas.

Compartilhe

Publicado

em

A Prefeitura de Cruz das Almas está trabalhando em ritmo acelerado para a realização do São João 2022. Faltando pouco menos de 1 mês para a festa, os palcos onde vão se apresentar as principais atrações no Circuito Luiz Gonzaga já começaram a ser montados, nesta quarta-feira, 25.

Com o slogan “Terra do melhor São João da Bahia”, o Arraiá irá contar com os shows de Wesley Safadão, Simone e Simaria, Maiara e Maraisa, Adelmário Coelho, Tarcísio do Acordeon, Dorgival Dantas, Amado Batista e muitos outros.

Em um novo local, às margens da Avenida Getúlio Vargas, a expectativa dos organizadores é que o espaço receba entre 80 a 100 mil pessoas, durante os 5 dias de festa, movimentando a economia da cidade.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Câmara de Cruz das Almas realiza cerimônia de posse dos membros da Academia Cruzalmense de Letras

Por meio da Lei 2797/20221, serão contemplados 15 nascidos ou residentes no município das áreas de Letras.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

A Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, através de iniciativa do mandato do vereador Pablo Rezende (PT), vai realizar no próximo sábado, 28, a Cerimônia de Posse dos membros da primeira turma da Academia Cruzalmense de Letras.

Por meio da Lei 2797/20221, serão contemplados 15 nascidos ou residentes em Cruz das Almas das áreas de Letras, com a finalidade de comentar e propagar a língua portuguesa e a literatura brasileira no município. O evento acontece às 09 horas, na Câmara de Vereadores e é aberto a participação do público.

Confira a lista dos membros da Academia Cruzalmense de Letras que serão empossados na cerimônia:

Cadeira 1- Graça Sena
Cadeira 2- Hermes Peixoto
Cadeira 3- Edsandro Barbosa
Cadeira 4 – Mário Araújo
Cadeira 5 – Lita Passos
Cadeira 6- Wesley Correia
Cadeira 7- Alino Mata Santana
Cadeira 8- Sarah Carneiro
Cadeira 9- Luiz Francisco
Cadeira 10- Reinadi Sampaio
Cadeira 11- Cyro Mascarenhas
Cadeira 12- Laurenice Barbosa
Cadeira 13- Luis Carlos Mendes
Cadeira 14- Luciano Fraga
Cadeira 15- Manoelito Roque Sá

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas

novo