BAHIA
Entenda a importância de comemorar o Dia da Consciência Negra

O dia 20 de novembro carrega consigo um peso enorme de tantos anos de luta vividos pelos povos negros no Brasil. A data em que é celebrada o Dia da Consciência Negra marca a morte de Zumbi dos Palmares, um dos principais representantes da resistência negra à escravidão no país.
A data surgiu após iniciativa do Grupo Palmares, fundado em 1971 por universitários negros, em Porto Alegre. Um dos principais objetivos era refletir sobre a situação da população negra no país.
A partir disso, o dia passou a fazer parte do calendário escolar em 2003, ano em que a Lei Federal 10.639 instituiu o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. No entanto, foi apenas em 10 de novembro de 2011 que o governo oficializou a data como Dia Nacional de Zumbi e Dia da Consciência Negra pela lei 12.519.
A vida deste homem ficou marcada pela luta em prol do povo negro e sua resistência à opressão e à escravidão, que o tornaram um símbolo não só para a população negra, mas também para toda a sociedade brasileira.
Nascido aproximadamente em 1655, foi aprisionado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso e entregue aos cuidados do Padre Antônio Melo, em Porto Calvo, quando ainda tinha cerca de seis anos.
Batizado com o nome “Francisco”, recebeu educação esmerada e aprendeu português e latim, além do catecismo para ser batizado na fé católica. Aos 15, fugiu e voltou para o Quilombo de Palmares.
Em 1675, Zumbi ganhou destaque ao defender o quilombo do ataque das tropas portuguesas. Aos 25, desafiou o tio e assumiu o lugar de Ganza Zumba como líder dos Palmares. Desde então, assumiu uma postura de enfrentamento contra líderes portugueses.
Sua morte aconteceu no exato dia 20 de novembro de 1695, quando foi delatado por um de seus capitães, Antônio Soares, e morto pelo capitão Furtado de Mendonça. O líder do quilombo tinha 40 anos de idade.
O capitão foi premiado em cinquenta mil réis pelo monarca D. Pedro II de Portugal por matar Zumbi.
A cabeça do líder foi cortada, salgada e levada ao governador Melo de Castro. Posteriormente foi exposta em praça pública.
Fonte: BNEWS

BAHIA
Adab prorroga prazo para vacinação contra a febre aftosa na Bahia até 31 de dezembro
Imunizar os animais é crucial não apenas para a saúde do rebanho, mas, também, para a economia.

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), prorrogou o prazo para a vacinação contra a febre aftosa em todo o território baiano até o dia 31 de dezembro. A medida se deve à severa estiagem que afeta o estado. A declaração da vacinação, agora, pode ser feita até o dia 15 de janeiro de 2024.
O estado da Bahia, que abriga um rebanho bovino de cerca de 12 milhões de cabeças, enfatiza a importância da vacinação para prevenir a febre aftosa, uma das mais graves enfermidades que afetam bovinos e bubalinos. A Adab solicita a todos os criadores que declarem a vacinação o mais breve possível.
Imunizar os animais é crucial não apenas para a saúde do rebanho, mas, também, para a economia, pois a presença da doença pode afetar as exportações de carne. A Bahia está avançando para se tornar o primeiro estado do Nordeste a alcançar o status de Zona Livre da Aftosa sem Vacinação em 2024, o que permitirá a abertura de novos mercados à carne baiana.
Fonte: Ascom/seagri

BAHIA
Pedro Tavares pede que Governo instale Comitê de crise para enfrentamento à seca na Bahia
A estiagem que assola o estado colocou 131 municípios em situação de emergência.

O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil), pediu ontem (04/12), em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que o Governo do estado instale um comitê de crise para enfrentamento à seca no estado. O deputado enfatizou a necessidade de o Governo estadual coordenar uma força tarefa, envolvendo todos os órgãos, setores ligados à agricultura, aos recursos hídricos, entidades representativas e à sociedade, com a convocação também do Governo federal a fim de minimizar os prejuízos para a população. A estiagem que assola o estado colocou 131 municípios em situação de emergência.
“Tive a oportunidade de viajar recentemente para as regiões da Chapada Diamantina e do Recôncavo Baiano e pude verificar de perto que as queimadas têm sido mais constantes e extensas. Vendo o que tem acontecido em todo o estado, com prejuízos grandes à agricultura, mortes de animais, quero destacar o meu pedido para que o Governo do estado instale e coordene um comitê de crise para enfrentar a situação de emergência provocada pela seca, envolvendo o Governo federal, os órgãos estaduais, a UPB, a Faeb – Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia e outros setores, todos juntos para minimizar os impactos. É necessário que o Governo chame para si e busque logo implantar um comitê de crise”, cobrou.
O deputado relatou a situação em Morro do Chapéu, onde no último final de semana, houve vários pontos de queimadas, se alastrando por um amplo território. “Vendo o que ocorreu e diante de um horizonte que não parece positivo, pois são baixas as perspectivas de chuvas, é preciso que haja a adoção de providências urgentes”, reiterou.

BAHIA
Abin entrega relatório sobre crime organizado na Bahia para SSP
O documento mostra a ocupação de territórios pelas organizações criminosas.

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) entregou o relatório “Cartografias do Crime: Salvador” à Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) no dia 23 de novembro. O mapeamento foi produzido conjuntamente pela ABIN e SSP-BA, contando ainda com contribuições de outros parceiros locais do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin).
O relatório traz mapas de alta resolução da cidade, mostrando a ocupação de territórios pelas organizações criminosas e textos sobre o contexto do crime em cada área.
“O Mapa do Crime Organizado, o compartilhamento de informações e o intercâmbio de cursos entre as instituições nortearão o planejamento operacional da Bahia”, comentou Marcelo Werner, Secretário de Segurança Pública da Bahia.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho deste ano, a Bahia aparece no topo do ranking nacional da violência. Com um total de 6.659 mortes intencionais em 2022, o estado é o segundo no ranking do mais violento do país, atrás apenas do Amapá.
Conteúdo Correio

-
SEGURANÇA8 meses atrás
Corpo é encontrado esquartejado na BR-101, em Governador Mangabeira
-
CRUZ DAS ALMAS6 meses atrás
Inaugurada a Livraria da Academia Cruzalmense de Letras
-
SEGURANÇA10 meses atrás
Duplo homicídio é registrado em Sapeaçu
-
MUNICÍPIOS8 meses atrás
TRF1 absolve ex-prefeita de Governador Mangabeira da acusação de improbidade administrativa
-
ESPORTE8 meses atrás
Bahia vence o Volta Redonda e abre vantagem em decisão na Copa do Brasil
-
CRUZ DAS ALMAS8 meses atrás
Polícia Militar intensifica rondas escolares nos municípios do Recôncavo
-
CRUZ DAS ALMAS5 meses atrás
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira em Cruz das Almas
-
SEGURANÇA8 meses atrás
Dois adolescentes estão privados de liberdade por ameaças a escolas na Bahia