conecte-se conosco




BAHIA

Feira da Agricultura Familiar da UFRB será reaberta com música e oficina de yoga

Publicado

em

A tradicional Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Cruz das Almas, volta a acontecer no dia 09 de setembro, das 7h às 12h. A reabertura será celebrada com a presença do Grupo de Choro UFRB, às 8h, e oficina de Yoga, às 10h, com a instrutora Lori Diel. Qualquer pessoa pode participar da programação. Para participar da oficina, é necessário levar tapete ou toalha. 

Nesta edição, a Feira mudou de localização e vai ser realizada no estacionamento do CCAAB/CETEC, sempre às sextas-feiras, quinzenalmente, a partir da reabertura no dia 09.

A Feira da Agricultura Familiar se destaca pela variedade de produtos; alguns deles recebidos com novidade pelo público. Neste ano, produtos como cogumelos, chips de aipim, artesanatos, doces, sequilhos e mudas frutíferas serão comercializados, além dos hortifrutis, raízes e tubérculos livres de agrotóxicos.  

Os expositores são agricultores e agricultoras familiares de várias associações comunitárias do território do Recôncavo.  Na avaliação de Daiane Vargas, membro da coordenação do projeto e chefa do Nuedac/Proext, “além de contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar e dos empreendimentos da economia solidária, a feira promove a interação entre consumidores e comunidade acadêmica, a troca de experiências, o estabelecimento de relações de confiança e o incentivo à economia local e territorial”.

O projeto, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT), Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e Incubadora de Empreendimentos Solidários, estruturas da UFRB, conta com o apoio do projeto Fortalecimento de Grupos Produtivos da Agricultura Familiar do Estado da Bahia, financiado pelo Ministério da Pecuária, Agricultura e Abastecimento (MAPA). A Feira é um projeto de extensão da Universidade, e tem o objetivo de promover a convivência de duplo-interesse entre universidade e outros setores da sociedade, e também de fortalecer a economia solidária e territorial. 

Conteúdo: ASCOM-UFRB

Compartilhe

BAHIA

Secretaria de Saúde libera 54 cidades da BA para ampliarem faixa etária de vacinação contra dengue

Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (18), que ampliou a cobertura para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Andrezza Mariot/PMBV/Divulgação

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, nesta quinta-feira (18), que 54 municípios baianos poderão ampliar a faixa etária do público-alvo para a vacinação contra a dengue. Anteriormente, a imunização era restrita a jovens de 10 a 14 anos. A cobertura foi estendida para incluir crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

A decisão foi anunciada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de aproveitar as doses próximas do vencimento, no dia 30 de abril.

A Bahia distribuiu 170.469 doses para 125 municípios, mas cerca de 22 mil doses com validade até abril ainda não foram utilizadas. Até esta quinta-feira, 121.551 crianças e adolesces foram vacinados. [Confira a lista de municípios no final da matéria]

O g1 entrou em contato com a Sesab, que informou que a decisão de ampliação da faixa etária fica critério dos municípios que tiverem doses sobrando. Em Salvador, a Secretaria de Saúde (SMS) ainda não iniciou a nova estratégia.

“Nesse momento, a SMS estuda a melhor estratégia a ser adotada, realizando um levantamento e estratificação por idade, visando o melhor aproveitamento das doses, bem como para cumprir o objetivo de fortalecer e aumentar a cobertura vacinal contra a dengue em Salvador”, informou a SMS por meio de nota.

Lista de municípios que receberam doses de vacinas contra a dengue com vencimento dia 30 de abril e poderão ampliar a faixa etária do público-alvo:

  1. Amélia Rodrigues
  2. Anguera
  3. Antônio Cardoso
  4. Baixa Grande
  5. Barra do Choça
  6. Bonito
  7. Caetité
  8. Camaçari
  9. Candeal
  10. Candeias
  11. Capela do Alto Alegre
  12. Conceição do Jacuípe
  13. Conde
  14. Coração de Maria
  15. Dias d’Ávila
  16. Feira de Santana
  17. Gavião
  18. Ichu
  19. Ipecaetá
  20. Ipirá
  21. Irará
  22. Itaparica
  23. Jacaraci
  24. Lauro de Freitas
  25. Macaúbas
  26. Madre de Deus
  27. Mata de São João
  28. Morro do Chapéu
  29. Mundo Novo
  30. Nova Fátima
  31. Pé de Serra
  32. Pintadas
  33. Piripá
  34. Pojuca
  35. Rafael Jambeiro
  36. Riachão do Jacuípe
  37. Salvador
  38. Santa Bárbara
  39. Santanópolis
  40. Santo Amaro
  41. Santo Estêvão
  42. São Francisco do Conde
  43. São Gonçalo dos Campos
  44. São Sebastião do Passé
  45. Saubara
  46. Serra Preta
  47. Serrinha
  48. Simões Filho
  49. Tanquinho
  50. Teixeira de Freitas
  51. Teodoro Sampaio
  52. Terra Nova
  53. Vera Cruz
  54. Vitória da Conquista

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

PF faz operação contra fraude à licitação e desvios de recursos públicos na contratação de empresa pela Prefeitura de Ilhéus

Grupo realiza manutenção e conservação de prédios públicos.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagra na manhã desta quinta-feira (18), a operação “Teatro Mambembe”, com o objetivo de combater crimes de fraude à licitação e desvios de recursos públicos na contratação de empresa pela Prefeitura de Ilhéus, no sul da Bahia, para realizar a manutenção e conservação de prédios públicos municipais.

O g1 tenta contato com a Prefeitura de Ilhéus, mas não conseguiu até a última atualização desta reportagem.

As investigações, que tiveram início em 2022, apontam:

  • a existência de um esquema de direcionamento da licitação para a empresa vencedora;
  • fraude documental;
  • superfaturamento dos serviços contratados, que culminou na prestação de serviços de má qualidade.

Além disso, a PF descobriu que diversas obras não foram executadas pela empresa vencedora da licitação, mas por pessoas vinculadas a agentes públicos do Executivo e Legislativo Municipal, que não tinham vínculo com o grupo contratado.

Segundo a Polícia Federal, a empresa investigada vem atuando desde 2019 e foi beneficiária de contratos que somam mais de R$ 50 milhões.

👉 13 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, são cumpridos nesta quinta, nos municípios de Ilhéus, Itabuna e Salvador.

Os investigados responderão pelos crimes de frustação do caráter competitivo da licitação, fraude em licitação ou contrato, corrupção passiva; estelionato; falsidade Ideológica e associação criminosa.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Aneel autoriza reajuste médio de 1,53% para tarifa de energia elétrica da Bahia

O aumento entra em vigor na próxima segunda-feira (22).

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um reajuste médio de 1,53% para as tarifas de energia da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). O aumento entra em vigor na próxima segunda-feira (22).

O reajuste médio para os consumidores cativos atendidos em baixa tensão (residenciais, em sua maioria) será de 1,62%, e para os atendidos em alta tensão (indústrias e comércio de grande porte) será de 1,28%. A Coelba atende a 6,6 milhões de unidades consumidoras em todo o estado.

Segundo a Aneel, o processo é parte da Revisão Tarifária Periódica da Coelba, prevista no contrato de concessão da empresa, e os fatores que mais impactaram no cálculo da revisão foram os custos com compra e transporte de energia.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas