conecte-se conosco



GERAL

Massa de ar frio começa a se dissipar, mas temperatura ainda é baixa

Previsão para este domingo é de geada no Sul e no Sudeste,

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

A massa de ar frio que atingiu o Brasil nesta semana ainda deixará as temperaturas em baixa, especialmente, nas regiões Sul e Sudeste do país neste fim de semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), aos poucos essa massa começa a se dissipar, principalmente na porção centro-norte. A previsão para este domingo (22) é de geada no Sul e no Sudeste, na região entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, no entorno da Serra da Mantiqueira.

Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, aponta que o frio mais intenso deve perder força ao longo da próxima semana, mas as madrugadas e manhãs geladas devem permanecer no centro-sul do país. “É bem típico dessa época do ano [outono]. O Sol sai, dá aquela ligeira aquecidinha”, explicou. As máximas devem chegar a 22ºC mais ao Sul. “As localidades que ficam com temperatura quente é parte do Centro-Oeste, Norte, Nordeste, que também é normal ficar ali na casa acima de 30ºC”, pontuou.

A umidade também ficará baixa nas regiões mais frias. “Até o meio de semana, sem condição para chuva no centro-sul, pelo menos até quarta ou quinta-feira, então fica seco em parte do Brasil. A chuva fica concentrada mais no extremo norte do país, na faixa norte do Amazonas, do Pará, Amapá, Roraima, parte do Nordeste também, e no restante da área esse tempo seco, com umidade abaixo dos 30%”, destacou Bahia.

O meteorologista explica que o outono é um período de transição, em que se espera temperaturas frias, o que faz com a chegada da massa de ar frio não seja atípica, mas incomum. “Periodicamente, em algum momento, você tem uma entrada de ar frio, como foi o caso agora, parece que a estação fria mesmo começou mais cedo, o que a gente chama de variabilidade anual”, esclareceu. No Distrito Federal, por exemplo, foi registrada a temperatura de 1,4ºC, a mais baixa desde 1977.

Bahia acrescenta que não é possível afirmar que o inverno deste ano será mais rigoroso, mas é certo que houve uma antecipação de temperaturas normalmente observadas a partir de junho. “O frio é mais para frente, mas ele parece que já veio para ficar, já chegou com força”. Ele aponta que “a expectativa é que tenha periodicamente essas massas de ar frio entrando, de moderada a forte, até o final do inverno”.

Entre os cuidados necessários neste período, o meteorologista do Inmet destaca a prevenção de queimadas, tendo em vista a antecipação do período seco, a atenção às doenças respiratórias e o acolhimento da população de rua. “Daqui até o final do inverno, as noites vão ser um pouco mais ou um pouco menos, mas sempre agressivas, principalmente para quem está em situação de rua”, afirmou. Duas pessoas morreram na cidade de São Paulo nas noites mais frias desta semana.

Agência Brasil

Compartilhe
CONTINUE LENDO

GERAL

Mais de 40 pessoas são encontradas mortas em caminhão abandonado nos EUA

O Departamento de Segurança Interna dos EUA investiga o caso, e policiais fazem buscas pelo motorista do veículo.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução Redes Sociais

Ao menos 42 pessoas foram encontradas mortas nesta segunda-feira (27) dentro e ao redor de um caminhão abandonado na cidade de San Antonio, no estado do Texas, nos Estados Unidos. Acredita-se que as vítimas sejam imigrantes que entraram no país de maneira irregular. As informações são do jornal The New York Times.

Outras 12 pessoas foram encontradas com vida e levadas para hospitais locais, segundo autoridades. O Departamento de Segurança Interna dos EUA investiga o caso, e policiais fazem buscas pelo motorista do veículo.

O caminhão foi deixado perto de uma linha de trem e de um terreno com carros abandonados em uma área remota na zona sul da cidade. Imagens publicadas nas redes sociais mostram carros da polícia e ambulâncias ao redor do veículo.

A causa das mortes e as nacionalidades das vítimas ainda são desconhecidas. O ministro de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, afirmou que o cônsul mexicano está indo para o local.

San Antonio, no estado do Texas, fica a aproximadamente 250 quilômetros da fronteira com o México. A cidade registrou forte calor nesta segunda, com temperatura máxima de 39,4ºC.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

GERAL

Cantor Tarik Lima e namorada morrem após colisão entre moto e carro, na BR-101, na Grande João Pessoa

Cantor Tarik Lima e a companheira, Gabrielle Oliveira, estavam em uma moto no sentido Campina Grande-João Pessoa, quando aconteceu o acidente.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução

O cantor Tarik Lima morreu na madrugada deste domingo (26), após um acidente na BR-101, em Bayeux, na Grande João Pessoa. Ele estava em uma moto com a namorada Gabrielle Oliveira, de 22 anos, quando houve a colisão com um carro. A jovem que estava na garupa morreu no local. O músico foi levado ao Hospital de Trauma, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a equipe de produção do cantor, após o acidente que aconteceu na madrugada da sexta-feira (24), Tarik, que estava internado, se preparava para fazer uma cirurgia de amputação de uma das pernas devido a uma bactéria, mas sofreu uma parada cardíaca e morreu horas após a morte da namorada, da qual ele já havia sido informado.

Conforme o Hospital de Trauma, o corpo do cantor já foi liberado e seguiu para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol).

Nas redes sociais, fãs e amigos relataram que Tarik era um jovem que teria uma carreira de sucesso. “Tarik estava no início de um grande sonho”, contou uma fã.

O velório deve acontecer a partir das 8h, em uma funerária de João Pessoa, segundo informou a equipe do cantor.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

GERAL

Cantora mexicana de 21 anos é morta a tiros pelo próprio marido

Yrma Lydia teve a morte confirmada pela sua equipe no último sábado (25).

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Divulgação

A cantora Yrma Lydia, de 21 anos, foi morta a tiros pelo próprio marido na última quinta-feira (23). A morte foi confirmada neste sábado (25) pela imprensa mexicana. O crime acontece em um restaurante na zona sul da Cidade do México.

A artista era casada, segundo a imprensa local, com o advogado Jesús Hernández Alcocer, de 79 anos. De acordo com a publicação do jornal El Universal uma equipe de resgate chegou a ser acionada para atender a cantora. Contudo, ao chegarem ao local, perceberam que ela já não apresentava mais sinais vitais devido aos ferimentos provocados pelas balas. Testemunhas relatam que, antes do crime, ela e o marido estavam discutindo.

Nas redes sociais, a família e equipe da cantora se manifestou. “Agradecemos as demonstrações de carinho para com Yrma Lydya e nossa família. No momento não haverá declaração. Pedimos sua compreensão e seu apoio nestes tempos difíceis. Recordemos Yrma Lydia com tanto talento, alegria e entusiasmo pela vida como tinha”, diz o texto publicado no perfil oficial da cantora no Instagram.

Famosa no México, a artista começou a carreira com o álbum “God’s Gift” lançado em 2015. Em seguida, no ano de 2017, ela lançou “Talking”, quando começou a se apresentar na televisão e em shows. Em 2019, estreou o álbum “Eternamente”.

Metro1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas

novo