conecte-se conosco



MUNICÍPIOS

Mulher dá à luz no sofá de casa após procurar hospital duas vezes em Feira; unidade nega ter recusado internação

Família diz Monique Bastos estava com 30 semanas de gestação e não conseguiu internamento por estar com dois centímetros de dilatação.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Arquivo pessoal

Uma mulher de 24 anos deu à luz no sofá de casa depois de ir duas vezes aos Hospital da Mulher, em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 quilômetros de Salvador, e retornar para a residência sem conseguir o internamento na unidade.

O procedimento foi realizado pela mãe da gestante, Lindalva Bastos, com o auxílio da irmã, na quarta-feira (25). Elas acionaram uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que chegou ao imóvel, cortou o cordão umbilical e encaminhou os dois ao hospital. Mãe e filho passam bem.

Monique Bastos estava com 30 semanas de gestação e procurou a unidade pela primeira vez no final de semana, quando começou a sentir dores. Como a gestante tinha somente dois centímetros de dilatação e a bolsa não estourou, segundo a família, os médicos disseram para ela voltar para casa.

Na tarde de quarta-feira, a gestante voltou ao hospital com dores, foi avaliada outra vez e ouviu dos médicos que não havia dilatação suficiente para o internamento. A família retornou para casa e realizou os procedimentos para induzir a abertura do canal para saída do bebê. Enquanto Monique tomava o banho quente, a bolsa se rompeu e Lindalva pôs a gestante no sofá.

O Hospital da Mulher informou que a gestante foi avaliada às 14h, quando deu entrada na unidade, com três centímetros de dilatação. Às 16h, a dilatação estava em cinco centímetros.

Ainda conforme o hospital, a médica disse que Monique seria reavaliada em duas horas para fazer o internamento e em nenhum momento foi dito que ela não estava em trabalho de parto, nem que ela voltasse para casa.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

SAJ: 60% dos testes de Covid feitos em laboratórios particulares dão positivo

O secretário de Saúde, Dr. Leonel, já havia comentado a possibilidade de aumento de casos após o São João, salientando que a secretaria estará pronta para qualquer eventualidade.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução / Blog do Valente

O fluxo de pessoas no Pronto Atendimento para Covid de Santo Antônio de Jesus, aumentou após o São João. A prefeitura, no entanto, ainda não divulgou o boletim oficial esta semana.

O Blog do Valente, parceiro do Bahia Notícias, fez um levantamento com três dos principais laboratórios particulares da cidade que informaram que em média de 10 pessoas que têm procurado os locais para teste, ao menos seis testam positivo. Os laboratórios informaram também que cresceu muito a busca por testes.

O secretário de Saúde, Dr. Leonel, já havia comentado a possibilidade de aumento de casos após o São João, salientando que a secretaria estará pronta para qualquer eventualidade.

“No São João vai ser uma aglomeração muito grande. Vamos receber pessoas de várias cidades, do Estado todo e até de fora do Estado. Mas não temos leitos da Covid ocupados e os casos estão leves. Isso está nos deixando de certa forma confortáveis. Mas estamos monitorando dia-a-dia. Testamos todas as pessoas que nos procuram, e seguimos as pessoas que dão positivo e matemos a vacinação constante”, disse em entrevista ao Blog do Valente no dia 2 de junho.

Dois dias após finalizar as festas juninas, o município de Elísio Medrado, por exemplo,registrou 37 novos casos, conforme boletim da prefeitura. É recomendado que infectados usem máscaras e álcool em gel, além de manter o isolamento.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Prefeitura de Muritiba realiza Censo Cultural 2022

O resultado deste mapeamento será usado como base para o desenvolvimento de políticas públicas.

Compartilhe

Publicado

em

A Prefeitura de Muritiba, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, convida todos os artistas e fazedores de cultura a participarem do Censo Cultural de Muritiba 2022, em cumprimento ao Plano Municipal de Cultura (Lei 1.186/2021), agora de forma presencial.

O objetivo é saber quem somos, onde estamos, o que fazemos e como fazemos. O resultado deste mapeamento será usado como base para o desenvolvimento de políticas públicas e para atender ao Censo Cultural de Muritiba que é a primeira meta do plano Municipal de Cultura de Muritiba 2021-2031.

Nossa equipe estará percorrendo bairros e localidades de Muritiba para desenvolver este trabalho. Confira mais informações no card, e fique atento às nossas redes sociais para as datas e locais específicos do Censo Cultural.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Engavetamento envolvendo 4 veículos é registrado na BR-101, em Gov. Mangabeira

Não houve feridos.

Compartilhe

Publicado

em

Um engavetamento envolvendo quatro veículos foi registrado na manhã desta terça-feira, 28, na BR-101, trecho que pertence ao município de Governador Mangabeira.

Por conta da batida, o trânsito ficou lento no local, mas patrulheiros da PRF foram acionados e orientaram os motoristas que trafegavam na região. Não houve feridos. As circunstâncias do engavetamento são desconhecidas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas

novo