conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

UFRB aprova política de enfrentamento aos assédios e discriminações

A comunidade acadêmica e a sociedade são convidadas a acompanhar as iniciativas que serão desenvolvidas com base na nova resolução.

Compartilhe

Publicado

em

Em uma tarde que ficará marcada na história da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o Conselho Universitário (CONSUNI) aprovou a Resolução nº 27/2024, instituindo a política de enfrentamento aos assédios e discriminações no âmbito da instituição. A decisão foi tomada em sessão ordinária no dia 06 de junho de 2024, após intensas discussões e avaliações dos aspectos legais e sociais envolvidos.

A Resolução CONSUNI/UFRB nº 27 de 07 de junho de 2024 estabelece critérios e regulamenta a política de prevenção e combate às condutas assediosas e discriminatórias na universidade. A decisão considera dispositivos legais como a Constituição Federal, a Lei nº 14.540/2023, as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Plano de Integridade da UFRB.

A nova política inclui a criação de um Comitê de Enfrentamento, a promoção de ações educativas e a implementação de projetos relacionados ao assédio moral, sexual e discriminação. A resolução também prevê a inclusão de cláusulas específicas em contratos de trabalho terceirizado para capacitação dos(as) colaboradores(as).

As ações de prevenção e combate ao assédio e discriminação serão permanentes e envolverão toda a comunidade acadêmica. A política inclui medidas de acolhimento, registro de denúncias, apuração e punição das práticas de assédio moral, assédio sexual e discriminação.

A comunidade acadêmica e a sociedade são convidadas a acompanhar as iniciativas que serão desenvolvidas com base na nova resolução. A UFRB reforça o compromisso com a integridade, o respeito e a diversidade no ambiente universitário.

Grupo de Trabalho

A Portaria da Reitoria Nº 36 designou o grupo de trabalho que elaborou a minuta da Resolução com a seguinte composição: Flávia Sabina da Silva Souza, pró-reitora de Gestão de Pessoas; Paulo José Conceição Santana, ex-coordenador de Desenvolvimento de Pessoal; Aline Santiago Barbosa, chefe do Núcleo de Gestão e Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho; Taíse de Oliveira da Silva, psicóloga do Núcleo de Gestão e Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho; Ramayana e Silva Costa, assistente social do Núcleo de Gestão e Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho; Igor Garcia Barreto, médico do Núcleo de Gestão e Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho; Patrick Mac Donald Farias Pires de Oliveira, médico do Núcleo de Gestão e Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho; Kássio Carvalho da Silva, chefe da Assistência do Gabinete da Reitoria; Andréia da Silva Correia, chefe do Núcleo de Admissibilidade e Acompanhamento de Procedimentos Disciplinares; Andréa Alice Rodrigues Silva, coordenadora de Assuntos Estudantis; e Fabrício Fontes de Andrade, assessor Especial de Acompanhamento da Vida Universitária.

UFRB

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas: Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso divulga programação das celebrações no período junino

Participe das celebrações e venha viver a fé

Compartilhe

Publicado

em

A Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso anunciou nesta quarta-feira (19) a programação das celebrações para o período junino. As Santas Missas ocorrerão em diversos horários ao longo da semana, permitindo que a comunidade participe das festividades religiosas.

Na quarta-feira, a Santa Missa será celebrada às 08h. Na quinta-feira, a missa acontece um pouco mais cedo, às 07h. Na sexta-feira e no sábado, as missas serão realizadas às 08h. No domingo, os fiéis podem participar da Santa Missa às 07:30h, e na segunda-feira, haverá novamente uma missa às 08h.

Participe das celebrações e venha viver a fé e a tradição do período junino com a comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Via Portal Cruzalmense

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Orlandinho anuncia visita de Jerônimo Rodrigues durante São João em Cruz das Almas

Governador deve visitar outros 16 municípios.

Compartilhe

Publicado

em

O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) deve visitar o município de Cruz das Almas durante o São João.

Segundo o ex-prefeito Orlandinho, o chefe do Executivo estadual vai estar na cidade no dia 23 de Junho.

Em cumprimento de agenda em cidades do Recôncavo Baiano, Jerônimo deve passar por mais 16 municípios entre os dias 20 e 29 de Junho.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Confira as alterações no trânsito de Cruz das Almas durante o São João

As mudanças ocorrerão na Avenida Getúlio Vargas e no centro da cidade.

Compartilhe

Publicado

em

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), fará alterações no trânsito da cidade para otimizar o fluxo de automóveis durante o período do São João. As mudanças, que visam facilitar a mobilidade e garantir a segurança dos motoristas e pedestres, ocorrerão na Avenida Getúlio Vargas e no centro da cidade.

Entre os dias 20 e 25 de junho, a Avenida Getúlio Vargas, nas proximidades do Circuito Luiz Gonzaga, será parcialmente interditada das 18h às 6h. Durante este período, os motoristas que entrarem na cidade deverão utilizar o desvio ao lado da União Veículos, seguindo em direção à rotatória da Rodoviária. A partir desse ponto, terão três opções: virar à esquerda para acessar a entrada principal do Arraiá, virar à direita para acessar o centro da cidade, ou seguir em frente para a rodoviária.

Para quem estiver saindo da cidade, as rotas alternativas incluem seguir direto pela Avenida Carmelito Barbosa Alves (ao lado da UPA) e sair nas Barracas de Fogos para acessar a BR-101, sentido Salvador. Os motoristas que se dirigirem a Sapeaçú deverão pegar o desvio na Rua Otávio Mangabeira, até chegar na Avenida Getúlio Vargas e seguir pela saída principal da cidade.

No dia 21, a alteração acontece na Rua da Estação onde será realizada a festa no Circuito Murilo Sena, a partir das 14h às 20h.

As mudanças no centro da cidade já começaram nesta terça-feira,(18), e contam com a orientação dos agentes de trânsito. O estacionamento na praça será em fila única, e na Avenida Alberto Passos será permitido estacionar apenas do lado direito da via. De acordo com a SMTT, todas as mudanças serão devidamente sinalizadas e os agentes de trânsito estarão nas ruas para garantir a organização do tráfego.

A Prefeitura de Cruz das Almas reforça que essas medidas são temporárias e essenciais para acomodar o aumento do fluxo de veículos e pessoas durante as festividades do São João, assegurando uma experiência mais segura e tranquila para todos.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas