conecte-se conosco



CRUZ DAS ALMAS

UFRB se posiciona contra cobrança de mensalidades nas universidades públicas

Confira abaixo.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução / UFRB

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), instituição criada a partir de forte movimento em prol da inclusão social, a despeito da histórica desigualdade existente no Brasil, torna público seu repúdio frente à tramitação da PEC 206/2019 na Câmara dos Deputados, que prevê o início de cobrança de mensalidades nas universidades públicas.

Conquista do povo brasileiro, o ensino gratuito nas instituições públicas está ratificado na Carta Constitucional de 1988. Longe de representar um benefício sem fundamento, a gratuidade garante o acesso da população como um todo por tratar-se de um projeto coletivo. Direito conquistado, torna-se a maior possibilidade de ascensão social de grupos historicamente oprimidos e em situação de vulnerabilidade cujas trajetórias demonstram protagonismo, por excelência, nas lutas por equidade. Garante, para esses segmentos, a possibilidade de, cada vez mais, construir espaços democráticos e participar das instituições nacionais de ensino superior que mais investem na formação humana, como demonstram todos os índices disponíveis relativos às ações afirmativas no âmbito do ensino superior público

As Universidades Federais investem diretamente na produção e disseminação do conhecimento, bem como na diminuição das desigualdades socioeconômicas promovendo acesso, permanência e pós-permanência em todos os níveis de formação para todas as camadas da sociedade, garantindo ensino público, gratuito e de qualidade. O falacioso discurso de que a PEC 206/2019 visa a cobrança de mensalidades das camadas mais abastadas e tem como propósito a tentativa de desmobilizar e desqualificar um espaço livre e autônomo de produção de conhecimentos e diálogos. Ao contrário do que alega, abre um pernicioso precedente em direção à privatização e à precarização das Universidades públicas e dos serviços públicos de forma geral. Configura-se como mais um ataque à diversidade tão presente em nossa sociedade.

Por compreender os danos e o desrespeito a um direito conquistado de tal medida sobre as instituições públicas e a tudo que elas representam ao país, sobretudo às localidades e grupos que mais necessitam dos serviços públicos, a UFRB se manifesta em defesa da educação pública referenciada e de qualidade em todos os níveis e se coloca ao lado de todas, todes e todos que lutam por um Brasil mais justo e solidário. Buscando legitimar o direito de acesso ao ensino superior gratuito, de forma veemente, posiciona-se contra a PEC 206/2019.

Viva a Educação Pública!

Cruz das Almas, 25 de maio de 2022.

Reitoria da UFRB

Compartilhe

CRUZ DAS ALMAS

Apenas supermercados e farmácias podem funcionar neste 2 de Julho em Cruz das Almas

A informação foi confirmada pela presidente do SINDCRUZ, Joelma Santana, nesta quinta-feira, 30.

Compartilhe

Publicado

em

Os supermercados e farmácias que fizeram acordo com o sindicato laboral devem funcionar neste 2 de Julho em Cruz das Almas. A informação foi confirmada ao Forte na Notícia pela presidente do SINDCRUZ, Joelma Santana, nesta quinta-feira, 30.

De acordo com a sindicalista, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) firmada em 2021 com validade até 2023 com os sindicatos laboral (Sindcruz) e o patronal (Sindilojas) regulamenta que o labor nos domingos e feriados da cidade de Cruz das Almas só pode ocorrer mediante acordo firmado entre sindicato e empresas interessadas.

Ainda segundo Joelma, não foi firmado acordo para o funcionamento do comércio no dia 2 de julho, dia da Independência do Brasil na Bahia, exceto os supermercados que estão representados por outra convenção firmada com o SINDSUPER que permite o labor nos domingos e feriados, desde que obedeçam ao pagamento dobrado ou a folga em dobro.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Família procura por adolescente de 16 anos desaparecida em Conceição do Almeida

A menor foi vista pela última vez na quinta-feira, 23, quando saiu da sua residência.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: reprodução

Uma adolescente de 16 anos identificada como Gessica Santos, moradora de Conceição do Almeida, está desaparecida.

Segundo informações, a menor foi vista pela última vez na quinta-feira, 23, quando saiu da sua residência onde mora com a família sem avisar e até a noite desta quinta-feira, 30, não havia retornado.

Ainda de acordo com relatos, a adolescente teria sido vista no município de Salvador.

Qualquer informação que leve ao paradeiro de Gessica ligue 190 (PM) ou para a Delegacia Territorial.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas atinge 139 casos ativos da covid-19

Foram registrados 114 novos casos de coronavírus, nesta quinta-feira, dia 30.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Carla Cleto/Sesau

A Prefeitura de Cruz das Almas, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que até o momento já foram vacinadas 55.835 pessoas, no município. Foram registrados 114 novos casos de coronavírus, nesta quinta-feira, dia 30 de junho de 2022.

No total 139 casos estão ativos, sendo que 02 pacientes internados em Unidades Hospitalares de referência para Covid-19. O município já confirmou 8.323 casos e houve 76 óbitos. No momento nenhuma pessoa aguarda resultado dos exames e 8.108 pacientes já estão recuperados.

É importante que toda população continue adotando rigorosamente as medidas de proteção. O uso de máscara e o distanciamento social são essenciais. Dúvidas ou ajuda, ligue para a Secretaria de Saúde, no telefone: (75) 3621-8200.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas

novo