conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Varíola dos macacos: prefeitura de Feira de Santana confirma primeiro caso na cidade

Informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (10) pela gestão municipal.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Ahmad Ardity por Pixabay

A prefeitura de Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador, confirmou nesta quarta-feira (10) o primeiro caso da “Monkeypox”, doença conhecida como varíola dos macacos, na cidade.

Ainda de acordo com a gestão municipal, outras três pessoas com suspeita da doença aguardam o resultado do exame.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) para saber se o órgão já havia sido notificado sobre este caso.

A Sesab informou que só terá atualização sobre os casos confirmados e suspeitos no estado no final da tarde desta quarta-feira, quando o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) emitir um novo boletim após rastrear todos os dados em análise no estado. Com o caso de Feira, Bahia chega a 21 casos da doença.

Na boletim divulgado na última terça-feira (9), o órgão estadual informou que a capital baiana já registrou 14 casos e os demais foram registrados nas cidades de Santo Antônio de Jesus (2), Cairu (1), Conceição do Jacuípe (1), Ilhéus (1) e Mutuípe (1).

O primeiro caso da Monkeypox no estado ocorreu no dia 13 de julho. Ela se assemelha à varíola humana, que foi erradicada em 1980. Os principais sintomas da doença são febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, geralmente dividida em dois períodos:

  • Invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa;
  • Erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Colisão entre veículos é registrada na BR-101, em Sapeaçu

As circunstâncias do acidente são desconhecidas.

Compartilhe

Publicado

em

Uma colisão envolvendo três veículos foi registrada na tarde desta sexta-feira, 19, na BR-101, nas proximidades do acesso a comunidade de Água Branca, trecho que pertence ao município de Sapeaçu.

Apesar do susto, não houve feridos, apenas danos materiais. Por conta da batida, o trânsito ficou lento no trecho, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local orientando os motoristas.

As circunstâncias do acidente são desconhecidas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Homem morre após colisão entre motos em Conceição do Almeida

Acidente aconteceu nesta sexta-feira, 19.

Compartilhe

Publicado

em

Uma colisão frontal envolvendo duas motocicletas deixou um homem morto na tarde desta sexta-feira, 19, na zona rural de Conceição do Almeida.

A vítima fatal seria um mototaxista do município de Jaguaripe, fato que não foi confirmado pelas autoridades. O corpo deve ser removido para o DPT de Santo Antônio de Jesus.

Até a publicação desta matéria não havia informações sobre o outro condutor envolvido na batida e nem as causas do acidente.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Mulher sofre acidente com moto no centro de Cabaceiras do Paraguaçu

Motociclista teria desciado de um pedestre.

Compartilhe

Publicado

em

Uma mulher ficou ferida após acidente com moto na manhã desta sexta-feira, 19, na Avenida Navios Negreiros, em Cabaceiras do Paraguaçu.

De acordo com relatos, a motociclista perdeu o controle da direção do veículo ao desviar de um pedestre que estava atravessando a rua, nas proximidades de um posto de combustíveis.

Com ferimento grave em uma das pernas, a mulher foi socorrida por uma equipe do SAMU e encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE). Seu estado de saúde não foi revelado.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas