conecte-se conosco




SEGURANÇA

Governo da Bahia quer instalar câmeras em uniformes para monitorar ações policiais

Publicado

em

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) publicou nesta sexta-feira (16) uma portaria com o intuito de iniciar os estudos para elaborar análises e propostas no sentido de implantar a utilização de câmeras de monitoramento em viaturas e coletes dos agentes do Sistema Estadual de Segurança Pública (Sesp).

De acordo com o documento, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e assinado pelo secretário Ricardo Mandarino, o objetivo da medida é “garantir maior transparência nas ações dos órgãos de segurança pública, protegendo os servidores policiais e bombeiros contra acusações de abusos, excessos e irregularidades, coibindo eventuais desvios de conduta, oportunizando a regular produção de provas e propiciando à sociedade maior grau de confiança nas ações desenvolvidas pelas instituições, aprimorando com isso todo o sistema de segurança pública e defesa social.”

Enquanto não houver a implantação da solução tecnológica capaz de viabilizar o monitoramento por câmeras, a pasta recomenda aos órgãos integrantes do Sesp a utilização de aparelhos celulares, câmeras, filmadoras “ou qualquer dispositivo capaz de promover a captação de sons e imagens por parte dos seus servidores, com o objetivo de garantir a transparência e o accountabulity das suas ações, de modo a propiciar maior segurança ao servidor e à população em geral.”

Para dar prosseguimento a este projeto, a SSP criou, no dia 10 de março, um grupo de trabalho para avaliar e “apresentar sugestões de diretrizes, procedimentos, protocolos e instruções normativas/operacionais relativas à atuação de integrantes” do Sesp. Com a portaria publicada nesta sexta, mais três integrantes serão acrescidos neste grupo: um representante do Corpo de Bombeiros e outro da Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), que se juntam a integrantes das policias Civil e Militar, do Departamento de Polícia Técnica e ao corregedor-geral da SSP, Nelson Gaspar Alvares Pires Neto.

O grupo tem até 10 de maio para concluir os trabalhos. Contudo, a SSP abre a possibilidade de estender a demanda por mais 60 dias “em caso de extrema necessidade.”

Em agosto de 2020, o programa “Olho Vivo”, do governo de São Paulo instalou câmeras nos uniformes dos policiais militares. A medida, à época, ocorreu num momento em que havia críticas de entidades de direitos humanos e especialistas em segurança às abordagens feitas por PMs no estado. O primeiro semestre do ano passado foi o que houve mais mortes ocasionadas por ações policias em território paulista, de acordo com o portal G1: foram 442 mortas entre janeiro e maio, a maior da série histórica, iniciada em 2001.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Adolescente é resgatada em casa noturna em Salvador; dono do estabelecimento foi preso

Espaço foi fechado pela polícia durante a operação Caminhos Seguros.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Haeckel Dias/Polícia Civil

Um homem foi preso em flagrante na noite de sexta-feira (3), suspeito de exploração sexual infantojuvenil, em uma casa noturna em Salvador. De acordo com a Polícia Civil (PC), uma adolescente foi resgatada no local.

O espaço fica em Itapuã, um dos bairros mais famosos da orla da capital baiana, eternizado nos versos de Dorival Caymmi, Toquinho e Vinícius de Moraes.

Conforme a Polícia Civil, a jovem retirada do estabelecimento prestou depoimento em caráter especial e foi entregue aos familiares. O homem também foi ouvido e segue preso neste sábado (4), à disposição da Justiça. Ele não teve nome divulgado.

O dono da casa noturna foi autuado por favorecimento à prostituição, já que é apontado como responsável por manter a prática no espaço, que foi fechado. O imóvel é amplo, conta com uma piscina e diversos cômodos privativos.

Uma pistola semiautomática, munições, seiscentos e cinquenta reais em dinheiro, máquinas de cartão de crédito, documentos e um computador foram apreendidos. O material será encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

A ação fez parte da operação nacional Caminhos Seguros, realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Secretaria Nacional de Segurança (Senasp), e é executada na Bahia pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), e da Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ).

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Homem acusado de matar o próprio irmão é preso pela polícia em Muritiba

O suspeito foi apresentado na Delegacia Territorial.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução

O homem acusado de matar o próprio irmão foi preso pela Polícia Civil na manhã de ontem, 02, no interior da residência onde morava, na Avenida João Durval, região central de Muritiba.

O crime aconteceu no último dia 21 de abril, no bairro Santana, quando o agressor teria se desentendido com João Batista Carvalho das Neves, de 45 anos, e desferido diversos golpes de canivete na barriga da vítima.

O suspeito foi apresentado na Delegacia Territorial, onde permanece a disposição da Justiça Criminal.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Polícia Militar intensifica policiamento em Maragogipe

A operação envolve patrulhamento ostensivo e ações estratégicas.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

Guarnições da 27ª CIPM e da Rondesp Recôncavo intensificaram o policiamento no município de Maragogipe. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 02.

De acordo com a Polícia Militar, a ação visa aumentar a vigilância e a presença policial, abordando diretamente as preocupações da comunidade local com a segurança.

A operação envolve patrulhamento ostensivo e ações estratégicas para prevenir crimes e infrações, contribuindo significativamente para a diminuição de ocorrências delituosas e para a promoção de um ambiente mais seguro para a população.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas