conecte-se conosco




BAHIA

Fiação pega fogo em poste no bairro de Sussuarana, em Salvador, e moradores registram explosões

Publicado

em

Uma fiação pegou fogo em um poste, na Rua Régia Barreto, em Sussuarana, na manhã desta quarta-feira (24). Moradores registraram imagens no momento do incêndio e é possível ouvir várias explosões. Não há registro de feridos.

As chamas tiveram início no alto do poste, em frente à janela de uma casa. Com o incêndio, alguns fios se partiram e caíram próximos a alguns carros estacionados na rua. De acordo com a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), o incêndio teve início em fios da rede de internet e atingiu a fiação da rede elétrica.

As chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros e a Coelba informou que técnicos estão no local para iniciar a recomposição da fiação.

O gerente de operações da empresa, José Carlos Porpino, disse que em grande parte dos incêndios do tipo são provocados pela ocupação irregular dos postes. Segundo ele, os provedores irregulares utilizam materiais incorretos e propiciam os acidentes.

“Principalmente na pandemia, com a necessidade dos serviços de internet, aconteceu uma expansão muito grande de provedores irregulares. E eles utilizam os postes com materiais despadronizados que têm provocado esses incidentes”, comentou.

Porpino acrescentou que, quando há incêndio em postes, geralmente ocorre na fiação de internet. As chamas alcançam a fiação elétrica e ocorre o prejuízo à rede.

“Essas instalações não têm contato com a rede elétrica. Quando as pessoas veem que está pegando fogo no poste, é a fiação irregular do serviço de internet. Não é originária da rede elétrica. Com a proporção do incêndio, toca na rede elétrica e provoca algum dano.”, disse o gerente da Coelba.

O gerente da Coelba informou que a empresa fiscaliza ocupações irregulares em postes e somente este ano foram retiradas quase 50 toneladas de cabos de rede de internet em todo a Bahia.

“Temos um trabalho permanente de fiscalização. Esse serviço é feito por equipes que ficam espalhadas pela cidade, que são acionadas por reclamações, por eventos na rede e inspeção na posteaçao. Uma vez identificando a fiação irregular, efetuamos a retirada. Somente este ano, foram quase 47 toneladas de cabos retirados”.

Com o incêndio, o fornecimento de energia elétrica na Rua Régia Barreto, onde houve o incêndio, está temporariamente suspenso, enquanto a empresa repara a fiação.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Força Total reforça policiamento na Bahia nesta terça-feira (30)

Ação utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Divulgação

As equipes da Polícia Militar atuam nas ruas com o emprego máximo do efetivo desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (30), nos 417 municípios baianos, durante a 24ª edição da Operação Força Total.

A intensificação das ações contra a criminalidade, com a realização de abordagens preventivas, tem o objetivo de ampliar o policiamento no estado, apreender drogas e armas de fogo, além do cumprimento de mandados de prisão expedidos pela justiça.

O reforço, inclusive com o emprego do efetivo administrativo nas ruas, utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação, a exemplo de viaturas, motocicletas, bases móveis, aeronaves e drones.

Nas últimas 23 edições da Força Total, a operação realizou apreensão de um total de 505 armas de fogo, 805 prisões em flagrante e cumprimento de 310 mandados de prisão em todo o estado.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Trabalhadores da rede estadual de educação paralisam atividades por 48 horas na Bahia

Categoria rejeitou proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Bahia

Os trabalhadores da rede estadual de educação paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29), por 48 horas, após rejeitarem a proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC).

A decisão foi tomada pela categoria na quinta-feira (25), durante uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Com isso, as escolas da rede estadual da Bahia não terão aulas nesta segunda e na terça (30).

A categoria pede 10% de reajuste, seguindo o percentual unificado pela Federação da Entidades Sindicais dos Servidores Públicos. Segundo a APLB, a proposta do governo foi rejeitada por 90% dos funcionários que votaram.

Além do reajuste, a categoria pede:

  • a restruturação de planos de carreiras;
  • pagamento imediato da 3ª parcela dos precatórios Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), que seria encaminhado para a votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em abril deste ano, com previsão de pagamento para o mesmo mês, o que não aconteceu.

Em nota, a Secretaria de Educação da Bahia informou que está aberta para negociar com o sindicato e que as escolas estão abertas durante o período da paralisação.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Acidente grave em Pedra do Cavalo provoca interdição em trecho da BR-101

Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente grave envolvendo uma carreta-baú foi registrado na noite desta sexta-feira, 26, no trecho da BR-101 na região de Pedra do Cavalo.

Uma carreta envolvida na batida ficou atravessada na pista e acabou provocando interdição nos dois sentidos da rodovia. Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas