conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Prefeito de Salvador diz que mudança do circuito Barra-Ondina para a orla da Boca do Rio é ‘possibilidade concreta’

Conselho do Carnaval vai se reunir na próxima quarta-feira (15) para discutir mudança.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Max Haack/Ag Haack

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, disse nesta sexta-feira (10), que a possibilidade de mudança do circuito Barra-Ondina, um dos principais do carnaval da Bahia, para a orla do Centro de Convenções é concreta e real. O esquema de trânsito, por exemplo, já teria uma solução definida.

“Irá ocorrer uma inversão do trânsito, que hoje é na beira do mar, para o outro lado, para o lado do Parque Metropolitano de Pituaçu. Ficará uma via nos dois sentidos”, disse Bruno Reis.

De acordo com o prefeito, caso a decisão de mudança seja aprovada pelo Conselho do Carnaval, a definição ficaria com a prefeitura, que tende a referendar a decisão.

“Tomando conhecimento disso, o trade do Carnaval, em conversa com o Conselho do Carnaval, ficaram de elaborar e apresentar um projeto. O Concar aprovando, vai passar para a prefeitura. Uma possibilidade concreta e real”, contou o prefeito.

O circuito seguiria por quatro quilômetros na orla de Salvador até o bairro de Patamares. Segundo a prefeitura, esse trecho deve passar por uma requalificação. A obra deve criar um grande calçadão.

A preparação para a requalificação já foi publicada no Diário Oficial do Município de quinta-feira (9) e prevê a desapropriação de um território que engloba 22 terrenos, uma área total de mais de 74 mil metros.

O novo circuito tiraria os trios e os grandes blocos do circuito Dodô, na Barra-Ondina que ficaria apenas com atrações de menor porte, como já acontece nos eventos pré-carnavalescos, como o Fuzuê e Furdunço.

A prefeitura diz que tem feito estudos sobre o novo circuito e é possível até que ele seja implantado já no próximo ano.

“A gente tem postos de saúde, toda área de segurança pública, vistoria, controle dos trios elétricos, que é feito pela prefeitura. Você tem um aparato de serviços públicos que é instalado pelo circuito, que é uma coisa que favorece o novo circuito, pelo fato de você ter um espaço bastante diluído”, disse o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

A proposta é apoiada pela Associação dos Moradores da Barra, que há criticam a presença do carnaval nos moldes atuais na região.

“Percebemos que o aumento do fluxo de pessoas no bairro traz muito mais problemas porque toda uma infraestrutura tem que ser montada nas ruas internas do bairro, durante alguns dias, e isso prejudica muito a mobilidade”, opinou o diretor da associação, Waltson Campos.

A possibilidade de mudança também veio acompanhada de polêmica. Enquanto os moradores da Barra concordam com o novo circuito, os comerciantes do bairro criticam a novidade.

“Vai trazer prejuízo principalmente para as pousadas principalmente para geração de empregos aqui na região vai impactar muito no turismo”, afirmou o agente de viagens Maurício Laukenickas.

As empresas que organizam camarotes também vão se reunir na terça-feira (14) para chegar a um posicionamento. Na quarta-feira (15), o Conselho do Carnaval vai discutir a ideia.

“Tem muitos prós e muitos contras. Os prós estão relacionadas a ser um espaço mais aberto, mais amplo. A desvantagem está relacionada ao curto tempo. Essa discussão está vindo a tona agora no início de junho e o carnaval está logo ali”, analisou o presidente do Conselho do Carnaval, Joaquim Nery.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Ônibus são incendiados e travam o trânsito em avenidas de Salvador

Situação aconteceu nesta sexta-feira (3), no bairro de Pernambués.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: reprodução / Bahia Notícias

Dois ônibus do transporte público de Salvador foram incendiados nesta sexta-feira (3), em frente à Madeireira Brotas, no bairro de Pernambués, em Salvador. Por causa disso, o trânsito ficou travado em avenidas da região. Não houve vítimas.

De acordo com informações da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), os veículos foram incendiados durante um protesto de moradores de Pernambués. Segundo a Polícia Militar, dois suspeitos foram baleadas na localidade durante uma operação policial, e como forma de retaliação, a população queimou os ônibus.

Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver as chamas e uma fumaça preta. Em um dos registros, uma mulher joga uma pedra no para-brisa de um dos ônibus.

Ainda conforme a Transalvador, os agentes desviaram o trânsito proveniente da Avenida Luís Viana Filho, conhecida como Paralela, para o Viaduto Nelson Dahia. Por volta das 18h30, duas faixas foram liberadas para o tráfego.

Por meio de nota, a Secretária de Segurança Pública (SSP-BA) informou que equipes da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Rondesp Central e unidades especializadas reforçaram as ações de combate às facções no bairro de Pernambués, nesta sexta.

A Polícia Civil iniciou as investigações para identificar o grupo que colocou fogo nos ônibus. Além de ouvir testemunhas, as equipes vão analisar imagens de câmeras da região.

Linhas atingidas

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que foram atingidos pelo fogo um ônibus da concessionária Plataforma, que fazia a linha 1673 – Iguatemi x Fazenda Coutos, e outro da concessionária Ottrans, que operava a linha 1249 – Jd. Santo Inácio x Shopping da Bahia.

Ainda segundo a pasta, pessoas invadiram um dos coletivos e, após retirarem passageiros e rodoviários, atearam fogo no veículo. Equipes da Semob acompanham a situação e militares Corpo de Bombeiros já estão no local para debelar as chamas.

O guincho da Transalvador foi acionado para a retirada dos coletivos, que serão levados para as garagens das empresas.

Por causa do ataque, o terminal do bairro foi transferido para a praça Arthur Lago. Foram afetadas as seguintes linhas:

1103 – Alto do Cruzeiro x Pernambués
1133 – Terminal Acesso Norte x Pernambués
1137 – Pernambués x Barra
1163 – Pernambués/Jd. Nova Brasília x Shopping da Bahia.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Wagner Franco tem rede social invadida por criminosos

A informação foi divulgado ao Forte na Notícia nesta sexta-feira, 03.

Compartilhe

Publicado

em

Criminosos estão se passando pelo comunicador Wagner Franco para aplicar golpes na internet. A informação foi divulgado ao Forte na Notícia nesta sexta-feira, 03.

Segundo Franco, os golpistas invadiram sua conta no Facebook e estão divulgando métodos falsos de ganhar dinheiro, além de solicitar transferências via Pix.

O comunicador alerta a seus amigos para que não realizem qualquer transferência de valores, pois trata-se de um golpe.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Colisão entre caminhões é registrada na BR-101, trecho de Conceição do Almeida

As causas da batida são desconhecidas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente grave foi registrado na tarde desta sexta-feira (03) na BR-101, próximo ao entroncamento de Conceição do Almeida. Segundo informações preliminares, a colisão envolveu um caminhão baú e um caminhão F4000, resultando em feridos.

De acordo com relatos, um dos veículos teria caído em uma ribanceira após a batida, enquanto o outro ficou no meio da rodovia causando interrupção no trânsito em uma das pistas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas não há informações sobre o número de vítimas. As causas da colisão são desconhecidas.

Blog do Valente

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas