conecte-se conosco




SEGURANÇA

“Tiraram minha vida”, diz pai um ano após ver filha morta pela PM em São Caetano

Publicado

em

Uma família, uma criança e um policial militar. Esses são pilares de um caso que revoltou moradores do bairro de São Caetano, em Salvador: a morte da garota Mirela do Carmo Barreto, à época com seis anos. As lágrimas no rosto do pai Robenilton de Jesus ainda demonstram o desejo de punição na véspera de o crime completar um ano.

Esta sexta-feira (16/3) antecede a tragédia que abalou a família do homem que, por uma ironia do destino, é segurança e viu sua filha assassinada também por um agente que tem a missão de proteger, o PM Aldo Santana do Nascimento, lotado na 9ª Companhia Independente (CIPM/Pirajá). A vítima estava na laje de sua casa quando foi atingida por uma bala perdida que partiu da arma do policial, que fazia uma ação na localidade.

A investigação que incriminou Aldo foi concluída no mês de julho pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), conforme informado com exclusividade pelo Aratu Online na oportunidade. Seis meses depois, em janeiro, o Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da promotora Armênia Cristina Santos, resolveu oferecer denúncia ao Tribunal de Justiça. O caso está na fila para ser julgado pela casa.

“Fui na sede do TJ para saber o andamento do processo. Lá, me informaram que outros estariam na frente e o nosso caso ainda estava parado”, desabafa Robenilton. Mesmo com a pouca celeridade oferecida, o pai de Mirela mantém firme a ideia de condenação. “Eu quero que a Justiça seja feita. Se isso acontecer, ele [Aldo] será excluído da corporação e será responsabilizado pelo seu ato”, conta.

Para pedir a condenação, o homem exemplifica uma situação. “Sou segurança desde 2001. Eu trabalho em uma área fechada de mato. Imagine que ele se mexesse, eu me assustasse e atirasse contra uma criança. Com certeza, eu iria me entregar na delegacia para aliviar a dor da mãe”, destaca.

A tragédia contra a família de Robenilton mexeu com o psicológico de todos. A residência onde ele morava com Mirela e a esposa não foi mais ocupada. Hoje, 12 meses após o caso, o pai conta que entrou na casa, mas não mora mais lá. “É um assunto que, se ‘tocar’, a gente lembra e chora. Aquilo tirou a minha vida e a da minha esposa”, diz.

VERSÃO OFICIAL
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse, por meio de nota enviada no dia seguinte à ação – um domingo -, que os policiais foram recebidos a tiros por criminosos e iniciaram um confronto. De acordo com a pasta, seus agentes seguiam o sinal de GPS para rastreamento de um celular furtado e, ao chegarem na rua, foram surpreendidos.

Na época em que a informação de culpa do PM foi divulgada, Robenilton não se mostrou surpreso. “Não houve troca de tiros. Me lembro que fui comprar margarina no mercado e vi a viatura [9.0924] passando. Em um intervalo de dois minutos ouvi dois disparos na minha rua. Como é que isso é troca de tiros?”, contou, na oportunidade.

Procurada pela reportagem, a assessoria da PM informou que Aldo Santana do Nascimento “foi afastado das ruas durante o prazo legal estabelecido e depois retornou à atividade operacional. A PM esclarece que ainda não foi informada sobre a conclusão do inquérito do DHPP”.

Aratu Online.

Compartilhe
CONTINUE LENDO
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA

Polícia Militar intensifica policiamento em Maragogipe

A operação envolve patrulhamento ostensivo e ações estratégicas.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

Guarnições da 27ª CIPM e da Rondesp Recôncavo intensificaram o policiamento no município de Maragogipe. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 02.

De acordo com a Polícia Militar, a ação visa aumentar a vigilância e a presença policial, abordando diretamente as preocupações da comunidade local com a segurança.

A operação envolve patrulhamento ostensivo e ações estratégicas para prevenir crimes e infrações, contribuindo significativamente para a diminuição de ocorrências delituosas e para a promoção de um ambiente mais seguro para a população.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Maragogipe: jovem trans suspeita de roubos é espancada por membros de facção

Segundo infromações, a vítima teria sido submetida ao “tribunal do crime”.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: reprodução / Alô Juca

Uma jovem trans de 19 anos foi espancada por criminosos na madrugada da última quarta-feira, 01, no município de Maragogipe.

Segundo infromações, a vítima teria sido submetida ao “tribunal do crime” de uma facção criminosa após ser suspeita de cometer assaltos na região.

Com ferimentos no corpo todo, a jovem foi socorrida por uma equipe do SAMU e encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde está internada em estado grave.

O caso foi rgeistrado na Delegacia Territorial.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Conselho Tutelar acompanha caso de abuso sexual infantil em São Félix

O caso já chegou ao conhecimento da Polícia Civil.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Conselho Tutelar de São Félix recebeu uma denúncia de abuso sexual infantil no município. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 02, pelo site Diário da Notícia.

De acordo com relatos, a vítima de 8 anos teria sido violentada por um familiar na zona rural da cidade.

O caso já chegou ao conhecimento da Polícia Civil, que trabalha para elucidar o crime o mais breve possível.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas