conecte-se conosco




BAHIA

Morte de criança em piscina alerta para cuidados durante o verão

Publicado

em

A morte da criança de 9 anos, em Teixeira de Freitas, achada no fundo da piscina de um condomínio, deixou pais e tutores baianos em alerta: os cuidados durante as férias de verão. É nessa época que aumentam os índices de afogamentos de crianças, tanto em piscinas quanto nas praias. Ao longo de 2019, foram registradas 32 mortes de crianças, todas por afogamentos. Desse total, dois ocorreram em piscinas.

Os dados, contudo, são menores ao registrado em 2018. De acordo com levantamento enviado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) à Tribuna, em 2018 o órgão notificou 42 mortes por afogamentos em crianças menores de 10 anos de idade. Em piscinas, o número se manteve em duas ocorrências. De 2010 a 2019, foram 542 crianças mortas por afogamento.

À reportagem, o tenente Joel Adriano, do Corpo de Bombeiros, compartilhou alguns dos principais cuidados que devem ser tomados com crianças em qualquer ambiente aquático. “Nunca deixar as crianças sozinhas. A supervisão de um adulto é importante, pois elas ‘cegam’ qualquer pessoa em um piscar de olhos. Uso de coletes salva vidas é o equipamento mais seguro para evitar o afogamento. Boias e outros materiais flutuantes podem virar a qualquer momento”, pontuou.

O tenente reforça que aconselhar que as crianças nadem sozinhas “é perigoso”. “Muitos casos de afogamentos acontecem com pessoas que acham que sabem nadar”, acrescentou, que também se deve orientar s crianças a não correr, empurrar ou pular em outras crianças, nem mesmo pular na piscina de ponta cabeça.

“Outra coisa importante. É imprescindível ficar atento! Crianças pequenas podem se afogar em qualquer recipiente com mais de 2,5cm de água ou outros líquidos, em locais como banheira, pia, vaso sanitário, balde. “A piscina deve ser protegida com cerca de no mínimo 1,5m de altura e portões com cadeados”, disse o tenente Joel.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Força Total reforça policiamento na Bahia nesta terça-feira (30)

Ação utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Divulgação

As equipes da Polícia Militar atuam nas ruas com o emprego máximo do efetivo desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (30), nos 417 municípios baianos, durante a 24ª edição da Operação Força Total.

A intensificação das ações contra a criminalidade, com a realização de abordagens preventivas, tem o objetivo de ampliar o policiamento no estado, apreender drogas e armas de fogo, além do cumprimento de mandados de prisão expedidos pela justiça.

O reforço, inclusive com o emprego do efetivo administrativo nas ruas, utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação, a exemplo de viaturas, motocicletas, bases móveis, aeronaves e drones.

Nas últimas 23 edições da Força Total, a operação realizou apreensão de um total de 505 armas de fogo, 805 prisões em flagrante e cumprimento de 310 mandados de prisão em todo o estado.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Trabalhadores da rede estadual de educação paralisam atividades por 48 horas na Bahia

Categoria rejeitou proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Bahia

Os trabalhadores da rede estadual de educação paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29), por 48 horas, após rejeitarem a proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC).

A decisão foi tomada pela categoria na quinta-feira (25), durante uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Com isso, as escolas da rede estadual da Bahia não terão aulas nesta segunda e na terça (30).

A categoria pede 10% de reajuste, seguindo o percentual unificado pela Federação da Entidades Sindicais dos Servidores Públicos. Segundo a APLB, a proposta do governo foi rejeitada por 90% dos funcionários que votaram.

Além do reajuste, a categoria pede:

  • a restruturação de planos de carreiras;
  • pagamento imediato da 3ª parcela dos precatórios Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), que seria encaminhado para a votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em abril deste ano, com previsão de pagamento para o mesmo mês, o que não aconteceu.

Em nota, a Secretaria de Educação da Bahia informou que está aberta para negociar com o sindicato e que as escolas estão abertas durante o período da paralisação.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Acidente grave em Pedra do Cavalo provoca interdição em trecho da BR-101

Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente grave envolvendo uma carreta-baú foi registrado na noite desta sexta-feira, 26, no trecho da BR-101 na região de Pedra do Cavalo.

Uma carreta envolvida na batida ficou atravessada na pista e acabou provocando interdição nos dois sentidos da rodovia. Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas