conecte-se conosco




BAHIA

4º BPM de Alagoinhas treina policias para lidar com violência doméstica

Publicado

em

O 4º Batalhão de Polícia Militar (Alagoinhas) capacitou, junto a Operação Ronda Maria da Penha, durante três semanas em horário integral, todos os policiais da unidade – inclusive os alunos de formação para soldados – para lidar com situações de violência contra a mulher. Na noite de quinta-feira (17), houve a solenidade de conclusão do treinamento, com a presença da major Denice Santiago, comandante da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP).

“Notamos o registro de muitas ocorrências de violência doméstica na nossa área de atuação e então resolvemos trazer um novo olhar para nosso efetivo, a partir dos conhecimentos ministrados pela Operação Ronda Maria da Penha”, declarou o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Jarbas Carvalho de Oliveira Júnior, garantindo que, desta forma, “nosso pessoal pode melhor executar este trabalho específico em relação à mulher”.

A comandante da ORMP, major Denice Santiago, revela que esta é a primeira unidade policial a ter todos os integrantes capacitados nesta área. “É um trabalho novo que a gente vem apostando e que busca promover essa interação com os batalhões. Alagoinhas foi a primeira unidade a abraçar o projeto”, disse.

Observou ainda que, após a formação, os policiais já estão preparados para lidar com situações de agressão doméstica. “Nosso trabalho passa pela sensibilização, contribuindo para que o efetivo do 4º BPM, com 340 pessoas, passe a lidar com essas mulheres de forma mais técnica e humana”, ressaltou.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Força Total reforça policiamento na Bahia nesta terça-feira (30)

Ação utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Divulgação

As equipes da Polícia Militar atuam nas ruas com o emprego máximo do efetivo desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (30), nos 417 municípios baianos, durante a 24ª edição da Operação Força Total.

A intensificação das ações contra a criminalidade, com a realização de abordagens preventivas, tem o objetivo de ampliar o policiamento no estado, apreender drogas e armas de fogo, além do cumprimento de mandados de prisão expedidos pela justiça.

O reforço, inclusive com o emprego do efetivo administrativo nas ruas, utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação, a exemplo de viaturas, motocicletas, bases móveis, aeronaves e drones.

Nas últimas 23 edições da Força Total, a operação realizou apreensão de um total de 505 armas de fogo, 805 prisões em flagrante e cumprimento de 310 mandados de prisão em todo o estado.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Trabalhadores da rede estadual de educação paralisam atividades por 48 horas na Bahia

Categoria rejeitou proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Bahia

Os trabalhadores da rede estadual de educação paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29), por 48 horas, após rejeitarem a proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC).

A decisão foi tomada pela categoria na quinta-feira (25), durante uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Com isso, as escolas da rede estadual da Bahia não terão aulas nesta segunda e na terça (30).

A categoria pede 10% de reajuste, seguindo o percentual unificado pela Federação da Entidades Sindicais dos Servidores Públicos. Segundo a APLB, a proposta do governo foi rejeitada por 90% dos funcionários que votaram.

Além do reajuste, a categoria pede:

  • a restruturação de planos de carreiras;
  • pagamento imediato da 3ª parcela dos precatórios Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), que seria encaminhado para a votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em abril deste ano, com previsão de pagamento para o mesmo mês, o que não aconteceu.

Em nota, a Secretaria de Educação da Bahia informou que está aberta para negociar com o sindicato e que as escolas estão abertas durante o período da paralisação.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Acidente grave em Pedra do Cavalo provoca interdição em trecho da BR-101

Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente grave envolvendo uma carreta-baú foi registrado na noite desta sexta-feira, 26, no trecho da BR-101 na região de Pedra do Cavalo.

Uma carreta envolvida na batida ficou atravessada na pista e acabou provocando interdição nos dois sentidos da rodovia. Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas