conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Feira: Após 18 anos morando em hospital, paciente psiquiátrica retorna para família

Publicado

em

Após morar no Hospital Especializado Lopes Rodrigues (HELR), em Feira de Santana, por 18 anos, a paciente psiquiátrica Lu, de 39 anos, voltará a residir em sua cidade natal, Ubaíra, e ser cuidada por um de seus irmãos. O caso foi revelado pela Gerência de Desinstitucionalização. De acordo com Denise de Lima, gerente de Desinstitucionalização do HELR, Lu era uma garota que saiu andando pelo mundo e de carona em carona, e foi deixada às margens de uma BR, confusa, sem saber dar informações sobre seus familiares, nem seu local de origem. “Dezoito anos de sua vida se passaram, cristalizada no tempo, tutelada em cada gesto, afastada do mundo.

Foi assim a história de Lu que teve a oportunidade de retornar para sua cidade após longo tempo institucionalizada”, conta Denise. Durante o tempo em que esteve no hospital, os profissionais pensaram em colocar a paciente em uma moradia na residência terapêutica, já que não havia possibilidade de retorno à família. Entretanto, sem que fosse esperado Lu lembrou o nome do pai, da mãe e dos irmãos. A partir daí, a equipe do hospital deu início às buscas por familiares, através de um programa de televisão de busca por pessoas desaparecidas. Uma vizinha da família assistiu a matéria na TV e por telefone deu informações sobre os familiares da paciente. Segundo Denise, a família chegou a considerar Lu como morta por não ter notícias.

A partir das informações, a equipe de Desinstitucionalização do hospital começou a trabalhar para o retorno da paciente para sua cidade. Após mais de um ano de trabalho, no início desse mês, Lu pôde finalmente retornar ao convívio familiar. Atualmente, o hospital tem 75 moradores aguardando saída para Acolhimento Familiar ou Residências Terapêuticas. No ano passado, sete pacientes moradores do Lopes Rodrigues foram desinstitucionalizados. Destes, cinco voltaram para suas famílias e dois foram para Serviços de Residências Terapêuticas.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Mulher e criança ficam feridas após acidente com moto na BA-496, em São Felipe

Acidente aconteceu na noite de ontem, 01.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: reprodução / Beni Comunicação

Uma mulher e uma criança ficaram feridas após acidente com moto na noite de ontem, 01, na BA-496, no município de São Felipe.

As vítimas, que não tiveram os nomes divulgados, foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. O estado de saúde delas é desconhecido.

Até a publicação desta matéria não havia informações sobre as circunstâncias do acidente.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Bebê de 1 ano é encontrado morto após desaparecer em praia de Salvador

Gabriel dos Santos Cordeiro foi encontrado por pescadores, no mar, atrás de um condomínio residencial, em Periperi.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

Um bebê de 1 ano e 6 meses foi encontrado morto, por pescadores, no mar, atrás de um condomínio residencial, no bairro de Periperi, no subúrbio de Salvador, na manhã desta quinta-feira (02). Gabriel dos Santos Cordeiro era procurado pela família desde quarta (1°), quando o menino desapareceu na praia do bairro de Praia Grande, que fica na mesma região.

Gabriel Conceição foi visto pela última vez quando brincava na areia. O desaparecimento dele foi registrado na noite de quarta, na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca)

Antes de ser encontrado pelos pescadores, a família de Gabriel Conceição afirmava não acreditar que o menino entrou no mar, porque ele tinha medo de água.

“A gente não sabe mesmo. Não sabemos se entrou na água, se foi sequestro… Estamos desesperados”, disse a marisqueira Lucineide Conceição, tia do menino.

“Nós entramos no mar, olhamos a região toda e nada. Foi tudo muito rápido”, contou a tia do bebê.

Um vídeo mostra o momento que Gabriel Conceição, que estava com uma bermuda jeans e sem camisa, brincava na areia da praia, antes de desaparecer.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Com João Gomes, Flávio José e Santanna, Prefeitura de Sapeaçu divulga atrações do São João

A festa junina vai acontecer entre os dias 22 e 24 de junho.

Compartilhe

Publicado

em

Fotos: divulgação / redes sociais

A Prefeitura de Sapeaçu divulgou nesta quarta-feira, 01, as primeiras atrações do São João 2024. A festa junina vai acontecer entre os dias 22 e 24 de junho.

As atrações confirmadas foram: João Gomes; Flávio José; Santanna o Cantador; Escandurras; Psirico; João Almeida; Kart Love; Rasga Tanga; Sarapatel com Pimenta.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas