conecte-se conosco




BAHIA

Produção industrial baiana cresceu 7% em abril

Publicado

em

De acordo com informações da Pesquisa Industrial Mensal, analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, em abril de 2018, a produção industrial (transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, aumentou 7,0% frente ao mês imediatamente anterior, após haver recuado 4,5% em março de 2018. Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou crescimento de 5,4%. No acumulado do ano, a indústria aumentou 2,3%, em relação ao mesmo período anterior. O indicador, no acumulado dos últimos 12 meses, apresentou acréscimo de 1,5% frente ao mesmo período anterior, resultado acima do observado em março último, quando registrou variação de 0,4%. No confronto de abril de 2018 com igual mês do ano anterior, a indústria baiana apresentou crescimento de 5,4%, com sete das doze atividades pesquisadas assinalando aumento da produção.

O setor de Veículos (39,2%) apresentou a principal influência positiva no período, explicada, especialmente, pela maior fabricação de automóveis. Outros resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos de Produtos químicos (3,9%), Produtos alimentícios (6,3%) e Bebidas (28,1%). A explicação para esses resultados está relacionada à maior produção de polietileno de alta densidade (PEAD), misturas de alquilbenzenos ou de alquilnaftalenos e etileno não-saturado, no caso do primeiro segmento; de carnes de bovinos frescas ou refrigeradas, resíduos da extração de soja e óleo de soja refinado, no segundo segmento; e de cervejas e chope e refrigerantes, no último. O setor de Derivados do petróleo (-2,4%) apresentou a principal influência negativa no período, explicada pela menor produção de óleos combustíveis e naftas para petroquímica. Outros setores que apresentaram queda no período foram: Celulose, papel e produtos de papel (-7,0%), Extrativa (-5,5%) e Borracha e material plástico (-2,8%). No primeiro quadrimestre de 2018, em comparação com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial baiana obteve acréscimo de 2,3%. Seis dos 12 segmentos da Indústria geral influenciaram o resultado, com destaque para Veículos com expansão de 27,9%, impulsionado, em grande parte, pela maior fabricação de automóveis. É importante ressaltar os resultados positivos assinalados por Produtos alimentícios (13,0%) e Bebidas (16,9%).

Negativamente, destacaram-se os segmentos de Produtos químicos (-7,1%), impulsionado, em grande parte, pela menor fabricação de propeno não saturado, etileno não saturado e benzeno; e Derivados do petróleo (-4,9%), influenciado, principalmente, pela menor produção de óleos combustíveis e naftas para petroquímicas. No acumulado dos últimos 12 meses, comparado com o mesmo período anterior, a taxa da produção industrial baiana foi de 1,5%. Cinco dos 12 segmentos da Indústria geral influenciaram o resultado no período, com destaque para Veículos, que teve aumento de 31,9%. Importante ressaltar também os resultados positivos assinalados por Produtos alimentícios (7,4%) e Extrativas (7,1%).

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Força Total reforça policiamento na Bahia nesta terça-feira (30)

Ação utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Divulgação

As equipes da Polícia Militar atuam nas ruas com o emprego máximo do efetivo desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (30), nos 417 municípios baianos, durante a 24ª edição da Operação Força Total.

A intensificação das ações contra a criminalidade, com a realização de abordagens preventivas, tem o objetivo de ampliar o policiamento no estado, apreender drogas e armas de fogo, além do cumprimento de mandados de prisão expedidos pela justiça.

O reforço, inclusive com o emprego do efetivo administrativo nas ruas, utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação, a exemplo de viaturas, motocicletas, bases móveis, aeronaves e drones.

Nas últimas 23 edições da Força Total, a operação realizou apreensão de um total de 505 armas de fogo, 805 prisões em flagrante e cumprimento de 310 mandados de prisão em todo o estado.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Trabalhadores da rede estadual de educação paralisam atividades por 48 horas na Bahia

Categoria rejeitou proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Bahia

Os trabalhadores da rede estadual de educação paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29), por 48 horas, após rejeitarem a proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC).

A decisão foi tomada pela categoria na quinta-feira (25), durante uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Com isso, as escolas da rede estadual da Bahia não terão aulas nesta segunda e na terça (30).

A categoria pede 10% de reajuste, seguindo o percentual unificado pela Federação da Entidades Sindicais dos Servidores Públicos. Segundo a APLB, a proposta do governo foi rejeitada por 90% dos funcionários que votaram.

Além do reajuste, a categoria pede:

  • a restruturação de planos de carreiras;
  • pagamento imediato da 3ª parcela dos precatórios Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), que seria encaminhado para a votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em abril deste ano, com previsão de pagamento para o mesmo mês, o que não aconteceu.

Em nota, a Secretaria de Educação da Bahia informou que está aberta para negociar com o sindicato e que as escolas estão abertas durante o período da paralisação.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Acidente grave em Pedra do Cavalo provoca interdição em trecho da BR-101

Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente grave envolvendo uma carreta-baú foi registrado na noite desta sexta-feira, 26, no trecho da BR-101 na região de Pedra do Cavalo.

Uma carreta envolvida na batida ficou atravessada na pista e acabou provocando interdição nos dois sentidos da rodovia. Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas