conecte-se conosco




SEGURANÇA

Agosto registrou maior número de mulheres baleadas em Salvador e região metropolitana desde julho de 2022

Quase 30 mulheres foram vítimas da violência armada: 18 mortas e nove feridas.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: TV Bahia

Agosto de 2023 foi o mês com o maior número de mulheres baleadas em Salvador e região metropolitana desde que o Instituto Fogo Cruzado iniciou as atividades na Bahia em julho de 2022. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (6).

Segundo o Instituto Fogo Cruzado, o mês teve 27 mulheres vítimas da violência armada: 18 mortas e nove feridas.

Neste período, houve o assassinato da líder quilombola e ialorixá Bernadete Pacífico, de 72 anos, executada no sofá da sala da casa em que morava, no Quilombo Pitanga dos Palmares, município de Simões Filho, na noite do dia 17 de agosto.

Mãe Bernadete, como era conhecida, era coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq).

“É importante refletir não só os números, mas as histórias por trás dessas vítimas. As vidas impactadas, as famílias, às vezes, duplamente marcadas pela violência armada, como aconteceu com Mãe Bernadete, que perdeu o filho em circunstâncias parecidas há seis anos”, afirmou a coordenadora do Instituto Fogo Cruzado na Bahia, Tailane Muniz.

Outro caso de grande repercussão no mês de agosto foi a chacina com nove mortos, na colônia JK, em Mata de São João, onde nove pessoas foram atingidas por arma de fogo – sete delas ainda foram queimadas – na madrugada do dia 28 de agosto. Na ocasião, seis mulheres foram mortas.

“São muitos os danos causados pela violência armada, mas a perda do direito à vida ainda na infância, na juventude, é talvez o maior deles”, disse Tailane Muniz.

Principais alvos: crianças, adolescentes e mulheres

No total, em agosto, o Instituto Fogo Cruzado mapeou 186 tiroteios, que resultaram na morte de 163 pessoas mortas e deixaram 45 feridas em Salvador e região metropolitana. Do total de tiroteios, 64 deles ocorreram durante ações e operações policiais e 19 em meio a disputas entre grupos armados.

No dia 20 de agosto, o Instituto registrou duas crianças baleadas no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Bryan Cerqueira Galvão, de 1 mês de vida, foi morto, em um caso que também deixou três homens baleados na localidade de Tubarão, em Paripe. Outra criança que não teve o nome divulgado, de 2 anos, foi ferida em um ataque no bairro de Coutos.

Com esses registros, que ocorreram em menos de 24 horas entre eles, e ambos na região do subúrbio, chegou a 11 o número de crianças baleadas (duas mortas e nove feridas) em 2023.

50° adolescente baleado

A morte de Lavínia Cerqueira Rodrigues, adolescente de 16 anos, no dia 6 de agosto, no bairro de Valéria, em Salvador, foi a 50ª entre adolescentes baleados desde que o Fogo Cruzado iniciou as atividades na Bahia, em julho de 2022.

Lavínia Rodrigues foi morta ao sair de uma festa do tipo “paredão”. Depois desse caso, outros adolescentes foram vítimas de tiros, totalizando sete baleados (4 mortos e 3 feridos) no mês. Três deles, na chacina de Mata de São João.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Adolescente é resgatada em casa noturna em Salvador; dono do estabelecimento foi preso

Espaço foi fechado pela polícia durante a operação Caminhos Seguros.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Haeckel Dias/Polícia Civil

Um homem foi preso em flagrante na noite de sexta-feira (3), suspeito de exploração sexual infantojuvenil, em uma casa noturna em Salvador. De acordo com a Polícia Civil (PC), uma adolescente foi resgatada no local.

O espaço fica em Itapuã, um dos bairros mais famosos da orla da capital baiana, eternizado nos versos de Dorival Caymmi, Toquinho e Vinícius de Moraes.

Conforme a Polícia Civil, a jovem retirada do estabelecimento prestou depoimento em caráter especial e foi entregue aos familiares. O homem também foi ouvido e segue preso neste sábado (4), à disposição da Justiça. Ele não teve nome divulgado.

O dono da casa noturna foi autuado por favorecimento à prostituição, já que é apontado como responsável por manter a prática no espaço, que foi fechado. O imóvel é amplo, conta com uma piscina e diversos cômodos privativos.

Uma pistola semiautomática, munições, seiscentos e cinquenta reais em dinheiro, máquinas de cartão de crédito, documentos e um computador foram apreendidos. O material será encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

A ação fez parte da operação nacional Caminhos Seguros, realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Secretaria Nacional de Segurança (Senasp), e é executada na Bahia pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), e da Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ).

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Homem acusado de matar o próprio irmão é preso pela polícia em Muritiba

O suspeito foi apresentado na Delegacia Territorial.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução

O homem acusado de matar o próprio irmão foi preso pela Polícia Civil na manhã de ontem, 02, no interior da residência onde morava, na Avenida João Durval, região central de Muritiba.

O crime aconteceu no último dia 21 de abril, no bairro Santana, quando o agressor teria se desentendido com João Batista Carvalho das Neves, de 45 anos, e desferido diversos golpes de canivete na barriga da vítima.

O suspeito foi apresentado na Delegacia Territorial, onde permanece a disposição da Justiça Criminal.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Polícia Militar intensifica policiamento em Maragogipe

A operação envolve patrulhamento ostensivo e ações estratégicas.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

Guarnições da 27ª CIPM e da Rondesp Recôncavo intensificaram o policiamento no município de Maragogipe. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 02.

De acordo com a Polícia Militar, a ação visa aumentar a vigilância e a presença policial, abordando diretamente as preocupações da comunidade local com a segurança.

A operação envolve patrulhamento ostensivo e ações estratégicas para prevenir crimes e infrações, contribuindo significativamente para a diminuição de ocorrências delituosas e para a promoção de um ambiente mais seguro para a população.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas