conecte-se conosco




ESPORTE

Atletas da natação voltam aos treinos no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Um grupo de 16 atletas de cinco modalidades retornou às atividades no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. A nadadora Viviane Jungblut, que busca classificação para os Jogos de Tóquio, é uma delas e conversou com a Agência Brasil. Com a pandemia de coronavírus ainda muito presente em praticamente todo o Brasil, o Rio Grande do Sul, que está entre os estados com os menores números de mortes e casos da doença, começa aos poucos a liberar a prática de atividades esportivas.

O Grêmio Náutico União, tradicional clube multiesportivo e social da capital gaúcha, autorizou no dia 13 de maio o reinício dos treinos. Nessa primeira fase, são 16 esportistas e profissionais mais próximos de cinco modalidades (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Natação, Remo e Tênis). A nadadora Viviane Jungblut, que busca uma vaga para os Jogos de Tóquio, está nesse grupo. Ela falou à Agência Brasil sobre o retorno ao clube depois de quase 60 dias.

“Foi uma mistura de emoções e sensações. Ao mesmo tempo que é estranho pelo momento que o mundo todo está vivendo. Você chega no clube e está tudo vazio. São poucos atletas. Foi bem diferente. Mas, com certeza, na hora que eu caí na água, senti uma felicidade bem grande. Nunca tinha ficado tanto tempo fora da piscina desde que eu comecei a nadar. Temos feito os trabalhos dentro da água e a parte física, que eu não tinha parado totalmente, sigo agora por aqui com a orientação da minha equipe técnica”, disse.

Para que essa volta fosse concretizada, o União mobilizou 26 colaboradores, incluindo técnicos, preparadores físicos, médicos e o profissionais do setor Operacional, responsável pela manutenção e limpeza da sede.

Vale destacar que, para se adequar as normas dos decretos municipal (nº 20.562 emitido dia 30 de abril) e estadual (nº 55.240, publicado dia 10 de maio), que regem as normativas no que refere-se à abertura de centros de treinamentos e clubes, uma série de medidas está em execução.

Na chegada, todos têm a temperatura medida (em caso de detectada febre, o acesso não é permitido), a seguir passagem por tapete sanitizante. Todas as modalidades e setores têm álcool gel. As estruturas como academia, ginásio recebem, antes e após os treinos, uma pulverização com solução de quartenário de amônia – produto recomendado pela Anvisa para desinfecção de objetos e superfícies.

Os protocolos são diferenciados também, de acordo com cada modalidade. Na Natação, por exemplo, tem-se o cuidado de cada atleta ocupar apenas uma raia da piscina. “Isso dá também mais segurança para a gente. Ver que o clube está tomando todos os cuidados e seguindo todos os protocolos para que o retorno seja o mais seguro possível”, disse Viviane.

O último treino da nadadora dentro da água havia sido no dia 18 de março. Algo que, principalmente para atletas de alto nível, pode acabar prejudicando e fazer com que o retorno ao preparo anterior demore mais. “No dia 19 de março, o clube já estava totalmente fechado. Foi o meu maior período longe da água. Em um primeiro momento, essa situação foi assustadora e angustiante. O prejuízo físico é grande. Sem dúvida”, afirmou.

Segundo Viviane, a piscina é fundamental para o atleta de natação. “Em outras modalidades, os atletas até conseguem adaptar os treinos em casa sem maiores problemas. Mas para nós fica difícil. Sem o contato com a água, o atleta perde muita sensibilidade e muito rápido. Para retornar ao ponto que eu estava antes de toda essa pandemia vai demorar alguns meses. Mas, acho que, se todo mundo estiver com saúde, vai valer a pena.”

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Vitória perde para o Botafogo no 1º jogo da terceira fase da Copa do Brasil

Eduardo marcou o único gol da partida no Estádio Nilton Santos (RJ); confronto de volta será no dia 21 de maio, no Barradão

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Em sua estreia na Copa do Brasil 2024, o Vitória perdeu para o Botafogo por 1 x 0 pelo jogo de ida da terceira fase. Nesta quinta-feira (2), o Leão até teve chances para marcar, mas parou na defesa do Fogão e foi punido depois. Na segunda etapa, Eduardo fez o único gol do confronto no Estádio Nilton Santos (RJ). O time carioca ainda teve dois tentos anulados por impedimento.

O Rubro-Negro terá que vencer por dois gols de diferença para se classificar para as oitavas de final. Em caso de vitória por um tento de diferença, a decisão será nos pênaltis. A partida de volta está marcada para o dia 21 de maio, às 19h, no Barradão.

Agora, o Leão vai tentar se reabilitar no Campeonato Brasileiro. No domingo (5), a equipe baiana encara o São Paulo no Barradão, às 16h, pela quinta rodada da Série A.

O JOGO

Primeiro tempo

Com um time bastante modificado, o Vitória demorou um pouco para se encontrar em campo. Porém, isso não atrapalhou o Leão, que foi melhor na primeira etapa. As melhores e únicas chances de perigo do jogo foram da equipe baiana, mas a defesa do Botafogo estava atenta e foi crucial para manter o zero no placar. Logo aos nove minutos, Matheuzinho fez boa jogada pela esquerda, mas Alerrandro pegou mal e não aproveitou. Na sequência, William Oliveira soltou uma bomba de fora, mas a bola explodiu na marcação. Depois, o Rubro-Negro teve outras duas oportunidades com Camutanga e Alerrandro mais uma vez, porém sem sucesso na conclusão.

Aos nove minutos, Matheuzinho avançou em velocidade pela esquerda e cruzou rasteiro para a área. Alerrandro se antecipou para chutar, mas foi atrapalhado pelo marcador e a finalização foi para fora.

Boa chegada! Aos 17, William Oliveira, um pouco desequilibrado, carregou pela meia-lua e soltou uma bomba. Porém, a bola explodiu em Lucas Halter e saiu na linha de fundo.

Quase! Aos 25 minutos, Matheuzinho cobrou escanteio fechado e a bola sobrou para Camutanga na pequena área. O zagueiro não conseguiu dominar e Patrick de Paula afastou o perigo antes que Wagner Leonardo completasse.

Aos 44, Willean Lepo driblou dois, foi até a linha de fundo e cruzou para o meio da área. Patric Calmon ajeitou e Alerrandro chegou batendo, mas a bola novamente explodiu na defesa. Na volta, o atacante tentou um novo arremate, porém Patrick de Paula fez o desarme.

Segundo tempo

O que faltou no primeiro tempo, sobrou na segunda etapa. As equipes voltaram mais incisivas e a partida ganhou em emoção. O Vitória foi melhor no início e teve uma grande chance para marcar, mas Dudu escorregou na hora do arremate. Depois, o Botafogo fez três substituições que mudaram o cenário do jogo. Após as entradas de Danilo Barbosa, Óscar Romero e Júnior Santos, o Fogão ganhou em velocidade e envolveu o Rubro-Negro com trocas de passes rápidos. Aos 19 minutos, Eduardo abriu o placar após linda jogada coletiva e a equipe carioca passou a dominar as ações na partida. O Botafogo ainda teve dois gols anulados por impedimento. Já o Vitória, não conseguiu sair do campo de defesa para tentar o empate e largou em desvantagem para conquistar a vaga para a próxima fase.

Aos seis minutos, Cuiabano tentou surpreender Lucas Arcanjo e, em vez de cruzar, bateu direto. Porém, o goleiro baiano estava atento e espalmou para fora.

Na sequência, Dudu aproveitou sobra do escanteio cobrado pelo Botafogo, conectou o contra-ataque com Matheuzinho e foi para a área receber. Na hora do chute, o volante escorregou e perdeu a chance de abrir o placar.

Golaço do Botafogo! Aos 19 minutos, Romero tabelou com Júnior Santos e deixou com Eduardo. O atacante escorou para Jeffinho, que devolveu para o camisa 33 e, com um toque na saída do goleiro, inaugurou o marcador.

Gol anulado! Aos 22, Romero bateu falta direta, a bola desviou na barreira e sobrou para Júnior Santos completar para as redes. Porém, a arbitragem marcou impedimento do atacante no lance.

Defesaça! Aos 30 minutos, Savarino tabelou com Jeffinho, invadiu a área e cruzou para Cuiabano. O lateral apareceu sozinho e testou forte, mas Lucas Arcanjo fez uma grande defesa.

Mais um gol anulado! Aos 44, Romero finalizou da entrada da área, o goleiro rubro-negro deu rebote e Savarino empurrou para as redes. No entanto, o atacante estava impedido e o lance não valeu.

Conteúdo: Metro 1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Vitória estreia na Copa do Brasil contra o Botafogo para espantar a má fase

Jogo acontece nesta quinta-feira (2), às 19h, no Engenhão.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: VICTOR FERREIRA / ECV

Após três tropeços seguidos na largada do Brasileirão, o Vitória tem a chance de virar a chave e escrever uma história diferente no começo de outra competição nacional. O Leão estreia na Copa do Brasil hoje, às 19h, contra o Botafogo, no estádio Nilton Santos, o Engenhão.

O confronto é válido pela terceira fase do torneio mata-mata. O rubro-negro ganhou o benefício de só entrar nesta etapa por ser o atual campeão da Série B.

A vaga nas oitavas será definida em dois jogos. O segundo e decisivo está agendado para o dia 21, no Barradão. A ideia é trazer um resultado confortável do Rio de Janeiro para assegurar a classificação diante da torcida.

“Altos e baixos acontecem no futebol, mas o grupo da gente é muito bom e capacitado. Nós estamos fortes e sabemos que vamos sair dessa situação. A gente tem que entender a virada de chave o mais rápido possível, colocar a cabeça no lugar e trabalhar. Temos um grupo bem capacitado e vamos em busca da vitória”, avisou o goleiro Lucas Arcanjo.

“Por ser fora de casa, a gente precisa fazer um jogo bem centrado e equilibrado. A gente pretende trazer um bom resultado para o Barradão. A nossa força dentro de casa e a nossa torcida são fundamentais”, pontuou.

O Vitória quer superar as dificuldades para comemorar uma campanha superior à apresentada na edição passada da Copa do Brasil, quando caiu na primeira fase. A eliminação aconteceu na derrota por 2×0, em duelo único, fora de casa, contra o Nova Iguaçu. O time já era treinado por Léo Condé e foi representado por cinco jogadores do elenco atual. Além de Lucas Arcanjo, também estiveram em campo: Zeca, Camutanga, Osvaldo e Léo Gamalho.

“Temos um grupo bem capacitado, que sabe o que quer e vai para um jogo importante, fora de casa. Sabemos da dificuldade, até pelo campo, que a gente vai ter que se adaptar o mais rápido possível”, alertou Arcanjo, se referindo ao gramado sintético do Engenhão.

“É diferente. A bola fica bem mais rápida, o jogo mais corrido, mas temos que se adaptar o mais rápido no aquecimento antes da partida para conseguir fazer um jogo seguro e sair com a vitória de lá”, completou o goleiro.

REFORÇOS

Para a partida contra o Botafogo, o técnico Léo Condé poderá contar com os reforços do zagueiro Camutanga, do volante Dudu e do centroavante Luiz Adriano. Os dois primeiros estão recuperados de lesão, enquanto o último volta a ficar apto após tratar uma amigdalite.

Eles participaram dos últimos dois treinamentos preparatórios para a partida e estão relacionados. Camutanga e Dudu são peças fundamentais no esquema de jogo rubro-negro e devem reaparecer no time titular.

Luiz Adriano ainda busca a primeira oportunidade na formação inicial com o grupo principal. Ele defendeu o Vitória em cinco compromissos, mas iniciou em campo em apenas um deles, contra o Treze, pela Copa do Nordeste. Naquela ocasião, Léo Condé escalou os reservas, e o centroavante marcou um gol. A concorrência no ataque desde então aumentou. Recém-contratado junto ao Botafogo, Janderson vai reencontrar o ex-clube.

O volante Rodrigo Andrade, com dores, e o atacante Iury Castilho, em fase de transição física, seguem fora.

Uma possível formação do Vitória contra o Botafogo tem Lucas Arcanjo, Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Willian Oliveira, Dudu, Luan Santos (Mateus Gonçalves ou Bruno Uvini) e Matheuzinho; Osvaldo e Alerrandro (Luiz Adriano ou Janderson).

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Bahia vence o Criciúma e larga em vantagem por vaga nas oitavas da Copa do Brasil

Esquadrão fez jogo de ataque contra defesa e poderia ter construído placar elástico.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Paula Fróes/CORREIO

O Bahia largou em vantagem por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite desta terça-feira (30), o Esquadrão venceu o Criciúma por 1×0, na Fonte Nova, pelo jogo de ida da terceira fase da competição nacional.

Em um jogo de ataque contra defesa, o Bahia massacrou o Tigre, mas só abriu o placar no segundo tempo, com gol marcado por Thaciano. O resultado dá ao Esquadrão a vantagem do empate no segundo jogo. Em caso de derrota por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis.

O confronto de volta será no dia 23 de maio, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina. Antes disso, o Esquadrão encara o Botafogo, neste domingo (5), no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas