conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Autoridades participam do lançamento do Comitê pela Liberdade e Democracia em Cachoeira

Publicado

em

Com o objetivo de chamar atenção das autoridades e da sociedade civil sobre as ameaças de morte sofridas pela prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicamos) e sua vice, Cristina Soares (PSB) foi criado nessa sexta-feira (30), o “Comitê pela Liberdade e Democracia em Cachoeira”. Essa iniciativa foi idealizada pela deputada federal, Lídice da Mata (PSB), que mantém forte atuação na cidade de Cachoeira e é filha da terra.

Mais de 100 pessoas, entre representantes de diversos partidos políticos, de universidades federais (Ufba e UFRB) e estaduais (Uneb), bem como artistas e integrantes da Sociedade Civil Organizada participaram do lançamento do Comitê que ocorreu de forma virtual. Participaram do encontro virtual, o senador Jaques Wagner (PT), as deputadas federais Lídice da Mata (PSB-BA), Alice Portugal (PCdoB-BA) e Teresa Nelma (Procuradora da Mulher na Câmara) além de outros deputados e vereadores.

Lídice destacou que a Bahia não vai permitir que ocorra com uma política mulher o que houve com a vereadora Marielle Franco, que foi assassinada no Rio de Janeiro e mais de mil dias depois o crime permanece sem ser solucionado. “Eliana representa um movimento de coragem para enfrentar uma lógica de poderosos em Cachoeira, venceu uma eleição improvável e agora precisa exercer o seu mandato, pois o povo queria mudança e essa vontade precisa ser respeitada, pois a democracia é soberana. As mulheres, sobretudo as negras, precisam ter o exercício do Poder”, disse.

A procuradora de Mulheres da Câmara Federal, Teresa Nelma lembrou que já enviou ofícios ao governador Rui Costa e ao procurador-geral do Estado, além do Tribunal Superior Eleitoral e Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos requerendo a apuração dos fatos e a adoção das previdências necessárias para a garantia da vida e exercício do mandato da prefeita Eliana.

O senador Jaques Wagner ressaltou a personalidade de luta do povo de Cachoeira e colocou-se à disposição da prefeita para que as ameaças sejam investigadas e os suspeitos devidamente punidos.

A secretária de Política para as Mulheres, Julieta Palmeira, disse que a violência política de gênero visa tolher a ocupação dos espaços públicos, mas que a sociedade já não mais aceita isso, embora sejam heranças cujas raízes são fortes, mas serão rompidas. “Essa mobilização vai garantir o mandato da prefeita e, principalmente, de uma mulher negra comandando os espaços de decisão”, observou.

A Prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, disse que as intimidações vão além das ameaças e ocorrem na prática, ao citar os assassinatos de dois aliados com requintes de crueldade. “Em cada morte, eles mandaram um recado de a motivação era política, mas eu seguirei firme e não renunciarei, pois cumprirei o mandato que o povo de Cachoeira nos concedeu”, falou.

A vice-prefeita de Cachoeira Cristina Soares ressaltou o sentimento de luta em defesa da democracia e disse que a independência e a liberdade do povo da sua cidade precisam estar permanentemente reafirmadas.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Mulher e criança ficam feridas após acidente com moto na BA-496, em São Felipe

Acidente aconteceu na noite de ontem, 01.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: reprodução / Beni Comunicação

Uma mulher e uma criança ficaram feridas após acidente com moto na noite de ontem, 01, na BA-496, no município de São Felipe.

As vítimas, que não tiveram os nomes divulgados, foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. O estado de saúde delas é desconhecido.

Até a publicação desta matéria não havia informações sobre as circunstâncias do acidente.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Bebê de 1 ano é encontrado morto após desaparecer em praia de Salvador

Gabriel dos Santos Cordeiro foi encontrado por pescadores, no mar, atrás de um condomínio residencial, em Periperi.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

Um bebê de 1 ano e 6 meses foi encontrado morto, por pescadores, no mar, atrás de um condomínio residencial, no bairro de Periperi, no subúrbio de Salvador, na manhã desta quinta-feira (02). Gabriel dos Santos Cordeiro era procurado pela família desde quarta (1°), quando o menino desapareceu na praia do bairro de Praia Grande, que fica na mesma região.

Gabriel Conceição foi visto pela última vez quando brincava na areia. O desaparecimento dele foi registrado na noite de quarta, na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca)

Antes de ser encontrado pelos pescadores, a família de Gabriel Conceição afirmava não acreditar que o menino entrou no mar, porque ele tinha medo de água.

“A gente não sabe mesmo. Não sabemos se entrou na água, se foi sequestro… Estamos desesperados”, disse a marisqueira Lucineide Conceição, tia do menino.

“Nós entramos no mar, olhamos a região toda e nada. Foi tudo muito rápido”, contou a tia do bebê.

Um vídeo mostra o momento que Gabriel Conceição, que estava com uma bermuda jeans e sem camisa, brincava na areia da praia, antes de desaparecer.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Com João Gomes, Flávio José e Santanna, Prefeitura de Sapeaçu divulga atrações do São João

A festa junina vai acontecer entre os dias 22 e 24 de junho.

Compartilhe

Publicado

em

Fotos: divulgação / redes sociais

A Prefeitura de Sapeaçu divulgou nesta quarta-feira, 01, as primeiras atrações do São João 2024. A festa junina vai acontecer entre os dias 22 e 24 de junho.

As atrações confirmadas foram: João Gomes; Flávio José; Santanna o Cantador; Escandurras; Psirico; João Almeida; Kart Love; Rasga Tanga; Sarapatel com Pimenta.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas