conecte-se conosco




BAHIA

Bahia: Justiça mantém prisão de motorista de transporte por app, que teria sido obrigado a dirigir em assaltos

A audiência, que aconteceu na quinta-feira (5), durou mais de 12 horas. A defesa do motorista disse que vai recorrer da decisão e que tem elementos para provar que homem é inocente.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Alan Oliveira/G1

A Justiça da Bahia determinou a manutenção da prisão do motorista Jefferson Bento Santana, que foi preso 26 de setembro de 2021, suspeito de participar de oito assaltos. A defesa alega que também foi vítima dos suspeitos, que o obrigaram a dirigir, durante os crimes.

A audiência de instrução aconteceu na quinta-feira (5) e durou mais de 12 horas. O encerramento foi depois das 22h. O advogado de Jefferson informou que vai recorrer da decisão da Justiça, e que tem elementos para provar que ele é inocente.

Na última sexta-feira (29), o g1 entrou em contato com o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), para saber sobre a situação processual de Jefferson. O TJ-BA informou que não é a primeira vez que Jefferson alega ser vítima de roubo.

Dois meses antes de ser preso, ele registrou um boletim de ocorrência na delegacia de Amélia Rodrigues afirmando que o carro que ele usava para trabalhar havia sido roubado. Dois dias depois, ele retornou a uma delegacia, desta vez em Feira de Santana, declarando que o veículo havia sido encontrado.

Essa nova audiência de custódia aconteceu depois que o Ministério Público da Bahia (MP-BA) pediu o relaxamento da prisão de Jefferson. O documento foi encaminhado à Justiça no dia 27 de abril. O relaxamento foi pedido porque os elementos trazidos pelo novo depoimento de uma das vítimas enfraqueceram os indícios de coautoria trazidos no inquérito policial.

Ainda segundo o MP, o motorista segue denunciado no processo. Jefferson está detido no Conjunto Penal em Feira de Santana, na cidade a cerca de 100 km de Salvador.

Em abril deste ano, a família dele disse que a prisão é injusta, porque ele estava fazendo uma corrida, quando foi obrigado, por dois homens, a dirigir enquanto a dupla realizava os assaltos.

Jeferson trabalhava como técnico em refrigeração em um hospital e fazia corridas nas horas vagas, para complementar a renda. No dia do crime, ele já havia encerrado o expediente e aceitou uma corrida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha com destino a UPA de Mangabeira.

Em depoimento à polícia, Jefferson contou que os passageiros anunciaram o assalto ao entrarem no veículo e o obrigaram a seguir o trajeto da corrida. No caminho, oito pessoas teriam sido assaltadas pela dupla e o carro do trabalhador foi filmado por câmeras na cidade.

Após um dos assaltos, Jefferson se jogou do carro em movimento e o veículo seguiu desgovernado até bater em um poste. Ele e os outros dois suspeitos foram presos em flagrante após as vítimas dos assaltos prestarem queixa à polícia.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Força Total reforça policiamento na Bahia nesta terça-feira (30)

Ação utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Divulgação

As equipes da Polícia Militar atuam nas ruas com o emprego máximo do efetivo desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (30), nos 417 municípios baianos, durante a 24ª edição da Operação Força Total.

A intensificação das ações contra a criminalidade, com a realização de abordagens preventivas, tem o objetivo de ampliar o policiamento no estado, apreender drogas e armas de fogo, além do cumprimento de mandados de prisão expedidos pela justiça.

O reforço, inclusive com o emprego do efetivo administrativo nas ruas, utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação, a exemplo de viaturas, motocicletas, bases móveis, aeronaves e drones.

Nas últimas 23 edições da Força Total, a operação realizou apreensão de um total de 505 armas de fogo, 805 prisões em flagrante e cumprimento de 310 mandados de prisão em todo o estado.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Trabalhadores da rede estadual de educação paralisam atividades por 48 horas na Bahia

Categoria rejeitou proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Bahia

Os trabalhadores da rede estadual de educação paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29), por 48 horas, após rejeitarem a proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC).

A decisão foi tomada pela categoria na quinta-feira (25), durante uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Com isso, as escolas da rede estadual da Bahia não terão aulas nesta segunda e na terça (30).

A categoria pede 10% de reajuste, seguindo o percentual unificado pela Federação da Entidades Sindicais dos Servidores Públicos. Segundo a APLB, a proposta do governo foi rejeitada por 90% dos funcionários que votaram.

Além do reajuste, a categoria pede:

  • a restruturação de planos de carreiras;
  • pagamento imediato da 3ª parcela dos precatórios Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), que seria encaminhado para a votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em abril deste ano, com previsão de pagamento para o mesmo mês, o que não aconteceu.

Em nota, a Secretaria de Educação da Bahia informou que está aberta para negociar com o sindicato e que as escolas estão abertas durante o período da paralisação.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Acidente grave em Pedra do Cavalo provoca interdição em trecho da BR-101

Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente grave envolvendo uma carreta-baú foi registrado na noite desta sexta-feira, 26, no trecho da BR-101 na região de Pedra do Cavalo.

Uma carreta envolvida na batida ficou atravessada na pista e acabou provocando interdição nos dois sentidos da rodovia. Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas