conecte-se conosco




BAHIA

Bahia registra mais de 2,3 mil mortes por pneumonia em 2023

De modo geral, bebês e crianças pequenas têm mais propensão a desenvolverem quadros graves da doença em relação a adultos saudáveis.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Getty Images

Dados da Secretaria de Saúde do Estado Bahia (Sesab) mostram que 2.309 baianos morreram em decorrência da pneumonia até julho deste ano. Ainda segundo o órgão, em 2022, foram 4.009 óbitos. A enfermidade é a principal causa de morte em crianças de até 5 anos de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Os riscos da doença que ataca os pulmões, podem ser adquiridos pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, na época do inverno, devido à mudança brusca de temperatura.

Segundo a pneumologista Larissa Voss, a pneumonia pode ser provocada tanto pela bactéria, como por vírus, fungos ou pela inalação de produtos tóxicos.

“Nos casos de pneumonia, a tosse é um dos sinais mais comuns da doença. A pneumonia costuma evoluir rapidamente, pois é uma condição aguda. Em poucas horas da infecção, os sintomas começam a atingir o paciente”, explica.

Para a médica, a pneumonia afeta principalmente os pulmões que, ao serem inflamados, se enchem de pus e líquido. Ela indica também que os sintomas variam de acordo com a faixa etária. “De modo geral, os sintomas são febre, tosse, dificuldade para respirar e mal estar. Os casos podem evoluir com maior gravidade”, observa.

De modo geral, bebês e crianças pequenas têm mais propensão a desenvolverem quadros graves da doença em relação a adultos saudáveis.

“A criança pequena evolui muito mais rapidamente que o adulto saudável para quadros de insuficiência respiratória, por isso ela tende a ser mais grave nessa idade. Os pacientes imunossuprimidos, imunodeficientes ou em situações de desnutrição também estão mais propensos”, afirma.

Os idosos também compõem um público de risco para a condição, já que o sistema imunológico está em queda. “Isso sem contar que existe o fator das doenças associadas, que geralmente acometem esse público, como diabetes, hipertensão, cardiopatia, doença renal ou cardíaca. Em geral, os idosos morrem muito mais, enquanto as crianças ficam em segundo lugar, sendo uma importante causa de morte nesse público”, aponta.

VACINA PNEUMO 15

Em outubro último, uma nova vacina contra a bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae), causadora da pneumonia, a Pneumo 15 começou a ser disponibilizada na rede privada de todo o país. A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda a nova vacina para crianças entre 2 e 15 meses de vida, com esquema vacinal em quatro doses, com dois meses de intervalo entre a primeira (dois meses de vida) e terceira aplicação, além de uma dose de reforço entre 12 e 15 meses de vida. Conforme a entidade, o imunizante pode ser administrado em conjunto com outras vacinas pediátricas e pode haver intercâmbio caso o paciente já tenha sido imunizado com a VPC13.

A vacina, no entanto, só está sendo disponibilizada na rede privada e não existe estimativa da mesma ser ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme a especialista, o SUS só fornece a Pneumo 10 valente.

“A Pneumo 13 valente não é fornecida pelo SUS e já está no mercado há muito tempo. Existe ainda a Pneumo 23, que é indicada para casos que se enquadram nos grupos de risco, no caso de doenças respiratórias, doenças de algumas comorbidades específicas. Nesse casos, os pacientes conseguem tomar nos centros de referência de imunização”, aponta.

Conforme a pneumologista, a indicação para a vacinação contra a pneumonia ocorre na infância. Mas pode ser estender para quem possui doença respiratória. Pela SBIm, quem está acima de 60 anos, também possui indicação para tomar a vacina, como forma de evitar formas graves de pneumonia.

“Hoje em dia você pode usar a Pneumo 13 ou Pneumo 15, que possui mais 2 cepas que protegem. Se você for ver, a Pneumo 15 protege 1% a mais em relação a Pneumo 13, mas é 1% que em caso pacientes mais graves, pode proteger um pouco mais”.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Bahia registra 14 tremores de terra em novembro e tem maior nº de abalos sísmicos do Nordeste

Dos nove estados do Nordeste, quatro tiveram terremotos, totalizando 24 eventos sísmicos.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Imagem/TV São Francisco

A Bahia registrou 14 tremores de terra no mês de novembro e foi o estado do Nordeste com maior número de abalos sísmicos, conforme boletim divulgado nesta sexta-feira (1º), pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis – UFRN).

Os estados do Nordeste contabilizaram 24 eventos sísmicos. Atrás da Bahia estão: Alagoas (5), Pernambuco (3) e Ceará (2).

Já Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, Paraíba e Maranhão não tiveram abalos. Na Bahia, os tremores ocorreram nas seguintes cidades:

  • Jaguarari (7)
  • Sítio do Mato (1)
  • Jacobina (3)
  • Oceano Atlântico no sul da Bahia (3)

Apesar de Jaguarari, cidade no norte do estado, ter contabilizado o maior número de terremotos, os casos não passaram de 1.9 mR de magnitude, onde os moradores não sentiram o tremor, nem houve danos estruturais na cidade.

A maior magnitude foi registrada em 14 de novembro, no Oceano Atlântico, no sul da Bahia, com 2.9 mR. Não há informações se houve impactos no local.

A magnitude mede a potência de um terremoto pela energia que ele libera em seu epicentro e é determinada pelas leituras dos sismógrafos. Muitos sismólogos utilizam atualmente o termo “magnitude do momento” para terremotos de média e alta potência. A escala é calculada de maneira diferente da antiga escala Richter, mas os valores são comparáveis.

De acordo com o Labsis, os dados analisados em novembro serão revisados após três meses baseados em informações das estações que não enviam dados em tempo real, obedecendo às visitas periódicas de coleta de dados em campo.

O laboratório determina a localização e o tamanho de todos os terremotos significativos em todo o Nordeste, divulga as informações imediatamente, mantém um banco de dados online de informações sísmicas e realiza pesquisas.

Dicas de segurança de como agir durante um terremoto

  • Proteja-se primeiro! Quando sentir um terremoto, proteja-se sob uma mesa e use uma almofada para proteger a cabeça de objetos que caiam;
  • Uma vez que a agitação pare, verifique se há fontes de fogo e apague-as ou desligue-as (incluindo fornos a gás);
  • Procure manter a calma e evitar objetos caídos ou quebrados. Além disso, fique dentro de casa para evitar a queda de objetos, como placas na frente dos prédios, se possível;
  • Abra uma porta ou janela para poder escapar, se necessário. (As portas e janelas podem ficar empenadas e emperradas se a fundação do edifício se deslocar muito);
  • Se estiver do lado de fora, tente ficar longe de paredes, portões ou qualquer objeto que possa tombar;
  • Em caso de perigo de incêndio ou tsunami, dirija-se a uma área de evacuação designada.
  • Parta para terrenos mais altos se estiver na costa;
  • Obtenha informações precisas e oficiais e siga as instruções – Em 2011, houve uma enxurrada de informações imprecisas que se espalharam online após o terremoto;
  • Certifique-se de que sua família e vizinhos estão bem. Obviamente, você vai querer ter cuidado ao sair ao ar livre;
  • Trabalhe com os vizinhos para ajudar outras pessoas que precisam de primeiros socorros ou resgate. Use o bom senso!;
  • Em caso de evacuação, certifique-se de desligar o disjuntor e a rede de gás em seu escritório ou casa antes de sair, se o tempo permitir.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Acelen anuncia aumento nos preços da gasolina e diesel vendidos para distribuidoras de combustíveis na BA

Anúncio foi feito nesta quinta-feira (30). Gasolina e do diesel tiveram reajuste de 2,3% e 1,1%, respectivamente.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Gazeta

A Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe, informou que os preços da gasolina e do diesel vendidos para as distribuidoras de combustíveis na Bahia terão reajuste de 2,3% e 1,1%, respectivamente. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30) e ainda não há detalhes de quanto esse aumento vai impactar o bolso do consumidor final.

Já o valor do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) teve redução de 4,45% para as distribuidoras de gás de cozinha.

Segundo a empresa, os preços dos produtos da Refinaria de Mataripe seguem critérios de mercado que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, dólar e frete, podendo variar para cima ou para baixo.

A Acelen ressaltou ainda que possui uma política de preços transparente, amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Papai Noel dos Correios: veja como adotar uma cartinha e os pontos de arrecadação na Bahia

Prazo para pegar uma das cartas encerra no dia 11 de dezembro e a data final para a entrega dos presentes é no dia 15 do mesmo mês.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Barney Campos/g1

Mais de 150 mil cartinhas da Campanha Papai Noel dos Correios 2023 já estão disponíveis para serem adotadas em todo o país. Na Bahia, o prazo para pegar uma das cartas encerra no dia 11 de dezembro e a data final para a entrega dos presentes é no dia 15 do mesmo mês.

Vale ressaltar que os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, nas residências. As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no Blog do Noel.

Para que a estatal acompanhe as adoções e entregas dos presentes, os padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ.

Neste ano, há pontos de arrecadação em 19 cidades baianas. Confira:

Salvador

  • Agência Amaralina – Av. Amaralina, 908 – Amaralina
  • Agência Brotas – Av. Dom João VI, 1050 – Loja 2 – Brotas
  • Shopping Cajazeiras/Agência Cajazeiras – Estrada do Coqueiro Grande, 1º piso
  • Agência Calçada – Av. Jequitaia, 298/300 – Calçada
  • Agência Central Salvador – Praça da Inglaterra, 2 – Comércio (em breve)
  • Agência Cidadela – Av. Antônio Carlos Magalhães, 2501 – Parque Bela Vista
  • Agência Shopping Bela Vista – Alameda Euvaldo Luz, 92 – 1º piso – Horto Bela Vista
  • Agência Paripe – Rua da Estação, edf. Dois Irmão – Loja 0002 – Paripe
  • Agência Rio Vermelho – Rua João Gomes, 140 – Rio Vermelho
  • Agência Shopping Paralela – Avenida Luís Viana Filho, 8544 – Alphaville I
  • Agência Sumaré – Av. Tancredo Neves, 1506 – Loja 110 – Caminho das Árvores
  • Shopping Bela Vista – Alameda Euvaldo Luz, 92 – Horto Bela Vista
  • Shopping Paralela – Avenida Luís Viana Filho, 8544 – Alphaville I
  • Shopping Paseo Itaigara – Rua Rubens Guelli, 135 – Itaigara
  • Shopping Piedade – Piso L3 – Rua Conselheiro Junqueira Ayres, 165 – Dois de Julho

Lauro de Freitas

  • Agência Lauro de Freitas – Av. Brigadeiro Mario Epinghaus, s/n – Centro

Feira de Santana

  • Agência Feira de Santana – Avenida Getúlio Vargas, 78 – Centro
  • Agência Iguatemi Feira – Avenida Fernando Pinto de Queiroz, 1100
  • Agência Tomba – Praça Macário Barreto, 106 – Tomba

Santo Antônio de Jesus

  • Agência Santo Antônio de Jesus – Rua Monsenhor Francisco Manoel da Silva, 85 – Centro

Camacan

  • Agência Camacan – Avenida dos Pioneiros, 25 – Centro

Canavieiras

  • Agência Canavieiras – Praça XV de Novembro, 274 – Centro

Caravelas

  • Agência Caravelas – Praça Teófilo Otoni, s/n° – Centro

Ilhéus

  • Agência Ilhéus – Rua Marquês de Paranaguá, 200 – Centro

Itanhém

  • AC Itanhém – Praça da Liberdade, 150 – Centro

Itabuna

  • Agência Pinheiro – Avenida José Soares Pinheiro, 822

Valença

  • Agência Valença – Praça da República, 116 – Centro

Ipiaú

  • Agência Ipiaú – Rua Juraci Magalhães, 68 – Centro

Itapetinga

  • Agência Itapetinga – Rua Marechal Deodoro da Fonseca, s/nº – Centro

Vitória da Conquista

  • Agência Vitória da Conquista – Praça Joaquim Corrêia, 41 – Centro
  • AGF Centro – Avenida São Geraldo, 511 – Recreio

Barreiras

  • Agência Barreiras – Rua 24 de Outubro, 234 – Centro

Guanambi

  • Agência Guanambi – Praça Getúlio Vargas, 312 – Centro

Jacobina

  • Agência Jacobina – Rua Senador Pedro Lago, 160 – Centro

Juazeiro

  • Agência Juazeiro – Avenida Santos Dumont, 235 – Centro

Paulo Afonso

  • Agência Paulo Afonso – Rua da Providência, 195 – Perpétuo Socorro

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas