conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

Câmara aprova texto-base de MP que flexibiliza ano letivo

Publicado

em

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem (30) o texto-base da Medida Provisória 934/20, que trata da suspensão da obrigatoriedade de escolas e instituições de ensino superior cumprirem uma quantidade mínima de dias letivos neste ano devido à pandemia do novo coronavírus. A votação dos destaques, que podem alterar trechos do texto-base, foi suspensa com o encerramento da sessão.

De acordo com o texto-base aprovado, os estabelecimentos de educação infantil serão dispensados de cumprir os 200 dias do ano letivo e também a carga mínima de 800 horas. As escolas de ensino fundamental e médio deverão cumprir a carga horária mínima de 800 horas, mas não precisam cumprir, necessariamente, os 200 dias letivos.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) deverá editar diretrizes nacionais para implantar a regra, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sem prejuízo da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Em função do tempo que falta até fim do ano e da necessidade de se encaixar a carga horária, nos casos obrigatórios, dentro dos dias letivos, o projeto de lei de conversão, em que a MP foi transformada, permite que o conteúdo acadêmico deste ano seja aplicado em 2021, aglutinando duas séries ou anos escolares.

Para os alunos que estão em situação de risco de contrair o novo coronavírus, será garantido um atendimento adequado à sua condição, como o regime domiciliar ou hospitalar. Para os estudantes das redes públicas, deve ser garantida ainda a continuidade de programas de apoio, como os de alimentação e de assistência à saúde.

Aulas online

O texto permite o uso de atividade pedagógicas não presenciais, mas para contar como carga horária mínima, terão de seguir critérios objetivos estabelecidos pelo CNE. Esses critérios deverão levar em conta as especificidades de cada faixa etária dos estudantes e de cada modalidade de ensino.

Aqueles sistemas de ensino que optarem pelas atividades não presenciais terão de assegurar que os alunos tenham acesso aos meios necessários para a realização dessas atividades. Se isso envolver equipamentos e assistência técnica, a União deverá ajudar estados, Distrito Federal e municípios, tanto em favor dos profissionais de educação quanto dos alunos.

Os recursos deverão vir do “orçamento de guerra” previsto na Emenda Constitucional 106, de 2020.

Enem

O projeto de lei de conversão também prevê que o Ministério da Educação deverá ouvir as secretarias estaduais de Educação para definir a nova data do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni) deverão ter seus processos seletivo compatíveis com a data de divulgação dos resultados do Enem.

Ensino Superior

Para as instituições de ensino superior, não é preciso cumprir os 200 dias letivos, mas a carga horária prevista da grade curricular de cada curso deve ser cumprida. Pelo projeto, não deverá haver prejuízo aos conteúdos essenciais para o exercício da profissão e as atividades pedagógicas não presenciais também serão admitidas para completar a carga horária.

O texto-base aprovado autoriza a antecipação da conclusão de alguns curso da área de saúde, desde que cumpridos alguns requisitos. No caso de medicina, o aluno precisa ter cumprido 75% da carga horária do internato e nos cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia e odontologia, o mínimo é 75% da carga horária dos estágios curriculares obrigatórios.

A mesma situação se aplica aos cursos de educação profissional técnica de nível médio caso relacionados ao combate à pandemia. Para isso, o aluno precisará ter cumprido, no mínimo, 75% da carga horária dos estágios curriculares obrigatórios.

Em relação ao repasse de verbas da União aos entes federados no ano letivo de 2020, o projeto de lei de conversão prevê que não haja redução no cálculo dos valores dos programas.

* Com informações da Agência Câmara

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Perseguição policial termina com suspeito baleado em Cruz das Almas

Pai do jovem baleado conversou com exclusividade com o Forte na Notícia.

Compartilhe

Publicado

em

Uma perseguição policial terminou com um suspeito de 20 anos baleado na noite desta sexta-feira, 03, em Cruz das Almas.

De acordo com informações, uma guarnição da Polícia Militar estava realizando rondas na região quando avistou dois indivíduos em uma motocicleta em atitude suspeita e decidiu abordar. Durante tentativa de abordagem, a dupla fugiu do local efetuando disparos de arma de fogo contra a guarnição, que revidou dando início a um confronto que resultou em um deles baleado.

Com ferimento na perna, o suspeito de vulgo “Malhado” foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), mas seu estado de saúde não foi revelado, enquanto o comparsa conseguiu fugir.

Sob anonimato, o pai do jovem baleado conversou com exclusividade com a reportagem do Forte na Notícia. “Perdi outro filho de forma trágica e tenho aconselhado este direto, mas infelizmente ele não tem me escutado”, afirmou.

Até a publicação desta matéria a 27ª CIPM não havia divulgado informações sobre apreensão de arma de fogo ou drogas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Motocicleta roubada em SAJ é recuperada pela Polícia Militar em Cruz das Almas

Publicado

em

Foto: ASCOM 27ª CIPM

Uma motocicleta com restrição de roubo foi recuperada pela Polícia Militar nesta sexta-feira, 03, na Baixa de Toquinha, em Cruz das Almas.

De acordo com a 27ª CIPM, o veículo havia sido roubado no município de Santo Antônio de Jesus e foi localizado com auxílio de um rastreador.

A motocicleta foi apresentada na Delegacia Territorial e deve ser devolvida ao verdadeiro proprietário.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Morre o ex-vereador de Cruz das Almas, Turíbio Manoel dos Santos

A Câmara de Cruz das Almas divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do ex-parlamentar.

Compartilhe

Publicado

em

Morreu na manhã desta sexta-feira, 03, o ex-vereador de Cruz das Almas, Turíbio Manoel dos Santos.

Turíbio do Bar, como era carinhosamente conhecido, exerceu o cargo de vereador do município na década de 70.

A Câmara de Cruz das Almas divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do ex-parlamentar. Confira abaixo:

Com imenso pesar, recebemos a informação do falecimento do ex-vereador Turíbio Manoel dos Santos, na manhã desta sexta-feira, 03. Conhecido como Turíbio do Bar, ele exerceu o cargo de vereador da cidade de Cruz das Almas na década de 70.

A Câmara de Vereadores de Cruz das Almas se solidariza com familiares e amigos!“.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas