conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Condomínios na Av. Paralela e no bairro de Canabrava, em Salvador, têm invasão de ‘barbeiros’

Publicado

em

Condomínios na Avenida Paralela e no bairro de Canabrava, em Salvador, sofreram uma invasão de barbeiros nesta semana. Os insetos são principais transmissores da Doença de Chagas. Segundo a Sesab, em 2019, já foram confirmados 29 casos da doença na Bahia.

Andressa Sá, moradora de um condomínio, que fica na Avenida Paralela, encontrou o inseto perto do marido, na parede do apartamento do casal. Ela é mãe de um bebê de sete meses e ficou assustada, porque o barbeiro é vetor da doença de Chagas. O inseto foi encaminhado para o Centro de Controle de Zoonoses.

“Eu coloquei no grupo [de WhatsApp] de mães do condomínio, foi aí que apareceu outras pessoas informando que no apartamento elas já tinham encontrado também”, disse Andressa Sá.

Moradores de um condomínio no bairro de Canabrava encontraram barbeiros em dois apartamentos na quinta-feira (7). Os insetos foram levados para análise e o resultado mostrou que um deles é adulto e estava infectado.

“Muitas pessoas aqui no prédio têm filhos bebês, então gera uma preocupação maior de se a criança ver o inseto ou entrar em contato na hora de dormir principalmente”, contou a moradora Poliana Pereira.

O Centro de Controle de Zoonoses recolheu 210 amostras de barbeiros entre janeiro e início de novembro deste ano, em Salvador. Desse total, 40% estavam em condomínios de luxo, na Avenida Paralela e quase a metade dos insetos estava infectada pelo protozoário causador da doença de Chagas.

“Em todos os imóveis em que são encontrados os barbeiros é feito uma avaliação mais minuciosa. O nosso interesse maior é saber se o barbeiro está domiciliado, ou seja, se já está colocando ovos na residência”, disse a bióloga do Centro de Controle de Zoonoses, Eliaci Costa.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no ano passado, 175 pessoas foram diagnosticadas com a doença de Chagas no estado. O barbeiro vive nas matas e se alimenta do sangue de animais, mas com a ocupação por humanos de seu habitat natural, eles têm chegado com mais frequência às residências. A transmissão para o humano acontece através do contato com as fezes do inseto.

Caso você encontre um barbeiro, é preciso usar luvas ou sacos plásticos para capturar o inseto, depois colocar ele dentro de um vaso onde ela possa respirar e ligar para o Centro de Controle de Zoonoses.

A doença de chagas tem duas fases. Na fase aguda, logo apos a picada do inseto, a pessoa pode não sentir nada ou ter febre por até sete dias, dor de cabeça, inchaço no rosto e fraqueza intensa. Já na fase crônica, a pessoa infectada pode ter problemas digestivos e até insuficiência cardíaca.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Ônibus são incendiados e travam o trânsito em avenidas de Salvador

Situação aconteceu nesta sexta-feira (3), no bairro de Pernambués.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: reprodução / Bahia Notícias

Dois ônibus do transporte público de Salvador foram incendiados nesta sexta-feira (3), em frente à Madeireira Brotas, no bairro de Pernambués, em Salvador. Por causa disso, o trânsito ficou travado em avenidas da região. Não houve vítimas.

De acordo com informações da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), os veículos foram incendiados durante um protesto de moradores de Pernambués. Segundo a Polícia Militar, dois suspeitos foram baleadas na localidade durante uma operação policial, e como forma de retaliação, a população queimou os ônibus.

Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver as chamas e uma fumaça preta. Em um dos registros, uma mulher joga uma pedra no para-brisa de um dos ônibus.

Ainda conforme a Transalvador, os agentes desviaram o trânsito proveniente da Avenida Luís Viana Filho, conhecida como Paralela, para o Viaduto Nelson Dahia. Por volta das 18h30, duas faixas foram liberadas para o tráfego.

Por meio de nota, a Secretária de Segurança Pública (SSP-BA) informou que equipes da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Rondesp Central e unidades especializadas reforçaram as ações de combate às facções no bairro de Pernambués, nesta sexta.

A Polícia Civil iniciou as investigações para identificar o grupo que colocou fogo nos ônibus. Além de ouvir testemunhas, as equipes vão analisar imagens de câmeras da região.

Linhas atingidas

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que foram atingidos pelo fogo um ônibus da concessionária Plataforma, que fazia a linha 1673 – Iguatemi x Fazenda Coutos, e outro da concessionária Ottrans, que operava a linha 1249 – Jd. Santo Inácio x Shopping da Bahia.

Ainda segundo a pasta, pessoas invadiram um dos coletivos e, após retirarem passageiros e rodoviários, atearam fogo no veículo. Equipes da Semob acompanham a situação e militares Corpo de Bombeiros já estão no local para debelar as chamas.

O guincho da Transalvador foi acionado para a retirada dos coletivos, que serão levados para as garagens das empresas.

Por causa do ataque, o terminal do bairro foi transferido para a praça Arthur Lago. Foram afetadas as seguintes linhas:

1103 – Alto do Cruzeiro x Pernambués
1133 – Terminal Acesso Norte x Pernambués
1137 – Pernambués x Barra
1163 – Pernambués/Jd. Nova Brasília x Shopping da Bahia.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Wagner Franco tem rede social invadida por criminosos

A informação foi divulgado ao Forte na Notícia nesta sexta-feira, 03.

Compartilhe

Publicado

em

Criminosos estão se passando pelo comunicador Wagner Franco para aplicar golpes na internet. A informação foi divulgado ao Forte na Notícia nesta sexta-feira, 03.

Segundo Franco, os golpistas invadiram sua conta no Facebook e estão divulgando métodos falsos de ganhar dinheiro, além de solicitar transferências via Pix.

O comunicador alerta a seus amigos para que não realizem qualquer transferência de valores, pois trata-se de um golpe.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Colisão entre caminhões é registrada na BR-101, trecho de Conceição do Almeida

As causas da batida são desconhecidas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente grave foi registrado na tarde desta sexta-feira (03) na BR-101, próximo ao entroncamento de Conceição do Almeida. Segundo informações preliminares, a colisão envolveu um caminhão baú e um caminhão F4000, resultando em feridos.

De acordo com relatos, um dos veículos teria caído em uma ribanceira após a batida, enquanto o outro ficou no meio da rodovia causando interrupção no trânsito em uma das pistas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas não há informações sobre o número de vítimas. As causas da colisão são desconhecidas.

Blog do Valente

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas