conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

Crises de cefaleia podem ser agravadas na quarentena, alerta médica

Publicado

em

A cefaleia é considerada a segunda condição médica mais comum da humanidade e atinge, aproximadamente, 15% da população brasileira, ou seja, cerca de 30 milhões de pessoas. As fortes dores de cabeça provocadas pela doença a classificam como incapacitante. Segundo a secretária do Departamento Científico de Cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), a neurologista Célia Roesler, a patologia causa um grande impacto socioeconômico e é um dos principais motivos de falta ao trabalho. “Ela interrompe, muitas vezes, bons e importantes momentos da vida”.

Para conscientizar sobre a doença, especialistas em neurologia trabalharam durante o mês de maio, Mês Nacional de Combate à Cefaleia, em uma campanha para alertar a população sobre as dores de cabeça e orientar sobre os riscos e formas de prevenção.

Além disso, devido à quarentena, houve um aumento de queixas dos pacientes que tiveram as crises agravadas nesse período. Célia explica que isso acontece porque um indivíduo diagnosticado com cefaleia não pode sair muito da rotina.

“Com a pandemia, eles estão comendo diferente, com o sono desregulado, ingerindo alimentos mais calóricos e não estão fazendo atividades físicas. Além disso, há também o estresse, o sentimento de incerteza e a angústia de ficar o tempo todo dentro de casa”, explica a neurologista.

Crises durante o isolamento

A doula e educadora perinatal Laura Muller viu suas crises de cefaleia voltarem durante o isolamento social. “Tive muito problema de cefaleia na minha adolescência e no início da fase adulta fiz um tratamento com acupuntura e nunca mais tive. Não sou de reclamar de dor de cabeça, é muito difícil, mas este ano já tive várias crises de cefaleia, uma dor incômoda, impressionante”.

Laura conta que recorreu à aromaterapia e ao do-in (técnica de automassagem de origem oriental), para aliviar a dor. “Como a cefaleia é uma dor que acomete algumas grávidas e até puérperas, eu aprendi algumas técnicas de aromaterapia para dor de cabeça e do-in e apliquei em mim. Utilizei os óleos essenciais próprios para alívio de dor de cabeça e já ajudou bastante”.

Três ou mais dores de cabeça por mês

Quando um paciente apresenta três ou mais dores de cabeça por mês, durante três meses seguidos, é indispensável a procura por ajuda especializada. A campanha da Academia Brasileira de Neurologia também alerta sobre a contraindicação da automedicação, pois o uso constante e excessivo de analgésicos pode tornar crônica aquela dor que aparecia esporadicamente.

Apesar de não ter cura, contar com acompanhamento médico e cuidado adequado são ferramentas essenciais para melhorar a qualidade de vida de quem sofre com a doença. O tratamento preventivo é feito por uma combinação entre medicamentos e terapias não medicamentosas.

Os métodos alternativos podem auxiliar no alívio e na diminuição da frequência das crises. Célia recomenda, principalmente durante a quarentena, fazer meditação, alongamento, pegar quinze minutos de sol para ajudar a sincronizar o sono, procurar dormir nos horários habituais, alimentar-se de forma regrada, fazer atividade física regular e terapia cognitiva comportamental. “Tudo isso pode ajudar e evitar a piora do quadro”, recomenda a neurologista.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Perseguição policial termina com suspeito baleado em Cruz das Almas

Pai do jovem baleado conversou com exclusividade com o Forte na Notícia.

Compartilhe

Publicado

em

Uma perseguição policial terminou com um suspeito de 20 anos baleado na noite desta sexta-feira, 03, em Cruz das Almas.

De acordo com informações, uma guarnição da Polícia Militar estava realizando rondas na região quando avistou dois indivíduos em uma motocicleta em atitude suspeita e decidiu abordar. Durante tentativa de abordagem, a dupla fugiu do local efetuando disparos de arma de fogo contra a guarnição, que revidou dando início a um confronto que resultou em um deles baleado.

Com ferimento na perna, o suspeito de vulgo “Malhado” foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), mas seu estado de saúde não foi revelado, enquanto o comparsa conseguiu fugir.

Sob anonimato, o pai do jovem baleado conversou com exclusividade com a reportagem do Forte na Notícia. “Perdi outro filho de forma trágica e tenho aconselhado este direto, mas infelizmente ele não tem me escutado”, afirmou.

Até a publicação desta matéria a 27ª CIPM não havia divulgado informações sobre apreensão de arma de fogo ou drogas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Motocicleta roubada em SAJ é recuperada pela Polícia Militar em Cruz das Almas

Publicado

em

Foto: ASCOM 27ª CIPM

Uma motocicleta com restrição de roubo foi recuperada pela Polícia Militar nesta sexta-feira, 03, na Baixa de Toquinha, em Cruz das Almas.

De acordo com a 27ª CIPM, o veículo havia sido roubado no município de Santo Antônio de Jesus e foi localizado com auxílio de um rastreador.

A motocicleta foi apresentada na Delegacia Territorial e deve ser devolvida ao verdadeiro proprietário.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Morre o ex-vereador de Cruz das Almas, Turíbio Manoel dos Santos

A Câmara de Cruz das Almas divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do ex-parlamentar.

Compartilhe

Publicado

em

Morreu na manhã desta sexta-feira, 03, o ex-vereador de Cruz das Almas, Turíbio Manoel dos Santos.

Turíbio do Bar, como era carinhosamente conhecido, exerceu o cargo de vereador do município na década de 70.

A Câmara de Cruz das Almas divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do ex-parlamentar. Confira abaixo:

Com imenso pesar, recebemos a informação do falecimento do ex-vereador Turíbio Manoel dos Santos, na manhã desta sexta-feira, 03. Conhecido como Turíbio do Bar, ele exerceu o cargo de vereador da cidade de Cruz das Almas na década de 70.

A Câmara de Vereadores de Cruz das Almas se solidariza com familiares e amigos!“.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas