conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas: 27ª CIPM divulga comunicado sobre a ‘Operação Alvorada’

A ação teve como objetivo a repressão à queima de espadas de fogo.

Compartilhe

Publicado

em

A 27ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) divulgou no início da tarde desta quinta-feira, 1°, um comunicado sobre a “Operação Alvorada”, em Cruz das Almas.

Segundo a Unidade, a ação teve como objetivo a repressão à queima de espadas de fogo, além da preservação da vida e a integridade física dos cruzalmenses.

Confira a nota abaixo na íntegra:

O final da noite do dia 31 de maio, marca o início da comemoração dos festejos juninos em Cruz das Almas, o evento festivo ocorre na rua conhecida como Estrada de Ferro, local da montagem de um palco onde bandas se apresentam e uma verdadeira multidão comparece para se divertir. Essa parte da festa é conhecida como Esperando o São João. Já nos primeiros segundos do dia 01 de junho, o show musical é interrompido para uma queima de fogos de artifício celebrando a chegada do mês do São João, dando início assim à segunda parte da festa conhecida como Alvorada. Após a queima, o show musical continua.

Contudo, em uma rua perpendicular, contígua à Rua da Estrada de Ferro (onde uma multidão se concentra para se divertir no show musical), centenas de espadeiros tradicionalmente se reúnem para a prática perigosa e criminosa da guerra de espadas de fogo (há mais de uma década que soltar espadas é considerado crime, pois já matou diversas pessoas e mutilou várias outras).

Além disso, com a marginalização da soltura de espadas, o tráfico de drogas passou a ser um dos grandes patrocinadores dessa prática arriscada e criminosa, sendo muito comum a presença de diversos traficantes armados vendendo drogas misturados aos espadeiros. Em 2011, através de uma ação movida pelo Ministério Público da Bahia, o Poder Judiciário proibiu a fabricação e uso de espadas por conta do perigo contra a vida das pessoas, enquadrando-a no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003). Tendo sido considerada criminosa, a repressão à fábricação e ao uso das espadas de fogo é dever da PMBA em cumprimento às leis e decisões judiciais.

Diante desse cenário, visando preservar a vida, a integridade física, psíquica e patrimonial dos cruzalmenses (já que várias pessoas ficam acuadas dentro de suas casas com pavor de serem mortas, feridas ou terem a sua casa ou seu estabelecimento comercial incendiado pelas espadas de fogo). A 27ªCIPM desencadeou no dia 31 de maio de 2023, às 19h, a Operação Alvorada, que contou com o emprego de 62 policiais militares, pertencentes à 27ªCIPM, CIPE LN e Rondesp Leste, dentre estes , 09 Oficiais além de 15 viaturas e 01 base móvel.

A operação foi complementada à 00h30 do dia 1° de junho, com o intuito de garantir a segurança para as pessoas que estavam na Av Rio Branco e Av. Rui Barbosa, popularmente conhecidas como Estrada de Ferro e Rua da Estação respectivamente e nas ruas adjacentes, protegendo-as da prática criminosa da soltura de espadas de fogo, que já causou a morte de diversos cruzalmenses.

Porém, quando o comboiou da PM adentrou à rua Rua da Estação, as viaturas foram recebidas por grupos de espadeiros que atiraram espadas na direção das guarnições da Polícia Militar, o que acabou resultando na quebra do vidro de uma das viaturas. Em determinado momento, garrafas também foram arremessadas.

Diante da agressão, os policiais fizeram o uso progressivo da força, utilizando munição química no sentido de conter as agressões que ameaçavam todas as pessoas, inclusive os policiais.

Como resultado, algumas espadas foram apreendidas, apesar de nenhuma prisão ter sido realizada. Porém a prática criminosa da soltura de espadas foi controlada, garantindo a tranquilidade dos moradores, a sua integridade física e patrimonial, em razão da possibilidade de incêndio causado pela espada de fogo.

A Operação Alvorada foi encerrada por volta das 06:00h do dia 01/06. Lamentavelmente, neste ano, a ação da PMBA contou com uma dificuldade extra por conta de um irresponsável instigamento aos espadeiros contra a atuação da PM no combate às espadas de fogo. Complicando ainda mais a situação, durante o dia 31/05, houve a divulgação de fake news, dizendo que alguma liderança política havia liberado a guerra de espadas de fogo na Rua da Estação, no evento Alvorada .

Isso contribuiu para que se gerasse uma expectativa nos espadeiros que acabou sendo frustrada com a chegada da PM, gerando ainda mais tensão e acirrando o conflito.

Ano passado conseguimos frustrar significativamente a soltura de espadas na Rua da Estação (evento tradicional dos espadeiros conhecido como Alvorada).

Este ano, conseguimos controlar e debelar completamente esta prática criminosa na Rua da Estação.”

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe

CRUZ DAS ALMAS

Com número falso, criminosos utilizam foto da secretária Geisa Novaes para aplicar golpes

A informação foi divulgada pela gestora na tarde deste sábado, 04.

Compartilhe

Publicado

em

Criminosos estão se passando pela secretária de Educação de Cruz das Almas, Geisa Novaes, para aplicar golpes na internet. A informação foi divulgada pela gestora na tarde deste sábado, 04.

De acordo com a secretária, os golpistas estão utilizando um número de telefone falso com sua foto no aplicativo WhatsApp, solicitando transferência via Pix para os contatos e amigos.

Em sua rede social, Geisa Novaes alertou as seus amigos e solicitou que realizem o bloqueio do número (75) 9 9853-5659. “Meus amores, não mudei de número, estão usando a minha foto e o meu nome para brincadeiras de mal gosto e golpes! Desconsiderem qualquer informação de números estranhos. Fiquem atentos”, escreveu.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

PM divulga detalhes da ação que resultou em suspeito baleado em Cruz das Almas

Na ação, os militares conseguiram apreender um tablete de maconha e um aparelho celular.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: ASCOM 27ª CIPM

A Polícia Militar divulgou o resultado da ação em que um suspeito foi baleado na noite de ontem, 03, no bairro Areal, em Cruz das Almas.

De acordo com a 27ª CIPM, uma guarnição da Polícia Militar estava realizando rondas na região quando avistou dois indivíduos em uma motocicleta em atitude suspeita e decidiu abordar. Durante tentativa de abordagem, a dupla fugiu do local efetuando disparos de arma de fogo contra a guarnição, que revidou dando início a um confronto que resultou em um deles baleado.

Com ferimento na perna, o suspeito de vulgo “Malhado” foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), mas seu estado de saúde não foi revelado, enquanto o comparsa conseguiu fugir.

Na ação, os militares conseguiram apreender um tablete de maconha e um aparelho celular. O material foi apresentado na Delegacia Territorial.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Taça 29 de Julho: novas disputas do campeonato acontecem neste domingo no Estádio do Barbosão

O torneio tem a participação de 14 equipes.

Compartilhe

Publicado

em

Neste domingo, (05), o Estádio do Barbosão, em Cruz das Almas, será palco de mais dois jogos da tradicional Taça 29 de Julho. A primeira partida vai acontecer às 8h entre Cruzalmense x Palmeiras da Pumba. O segundo jogo será às 10h onde se enfrentam Cruzeiro da Pumba x Cruzeiro da Coplan.

Organizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, a Taça 29 de Julho é um campeonato que celebra o aniversário da cidade e que tem movimentado o estádio. O torneio tem a participação de 14 equipes que competem por um prêmio inédito de 35 mil reais. A final da competição está marcada para acontecer no dia 28 de julho.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas