conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

Cruzalmense aparece entre as primeiras mulheres a concluirem doutorado pela UFSB

Publicado

em

As primeiras mulheres que concluíram o doutorado ofertado pela UFSB são fundadoras do Coletivo Dandaras (junto com a doutoranda Eva Dayane Góes), grupo formado por pós-graduandas (os) – majoritariamente por mulheres negras, de diferentes Universidades do país. Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES), primeiro Programa de Doutorado da UFSB, Danielle Ferreira Medeiro da Silva de Araújo e Walkyria Chagas da Silva Santos, natural de Cruz das Almas, deixam um legado intelectual e extensionista para a Universidade.

Filha da professora Célia Chagas e do ex-vereador Mário do Jornal, Walkyria é irmã do atual presidente da Câmara de Cruz das Almas, o vereador Thiago Chagas.

As Dandaras iniciaram as ações de Monitoria Voluntária de projetos de pesquisa em 2018, com intuito de auxiliar candidatas (os) que pretendiam ingressar pelas Políticas Afirmativas no PPGES e PPGER (Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais) da UFSB.

Em 2020, as ações de Monitoria Voluntária foram ampliadas para o Projeto Enegrecendo a Academia, que também resultou na ampliação e diversificação geográfica das (os) membras(os) do Coletivo Dandaras, e atendeu mais de 100 estudantes em todo o país, agregando orientadoras(es) voluntárias(os) de diferentes instituições universitárias. A parceria com o PPGER fez com que os projetos fossem democratizados, e no final do ano de 2020 o Coletivo Dandaras realizou seu primeiro Colóquio dentro do evento Novembro Negro da UFSB.

Além disso, o Coletivo tem lutado desde sua gênese pela melhor aplicação da política de cotas no PPGES, alcançando mudanças estruturais nos editais desde 2018, que abrange também a aplicação de cotas para o ingresso de novos docentes no Programa.

Atualmente, o Projeto Enegrecendo a Academia realiza a mentoria voluntária de projetos de pesquisa de mais de 50 estudantes, em parceria com mais de 20 doutorandas (os) e doutoras (es) para orientação dos projetos, o que tem resultado na confluência de diversas pessoas comprometidas com a efetividade de uma educação mais plural e libertadora.

As duas doutoras em Estado e Sociedade reúnem publicações importantes nas áreas do direito e das relações étnico-raciais, além de atuarem na coordenação de Dossiês, coletâneas, grupos de estudos de trabalho em eventos acadêmicos no país.

O simbolismo das duas teses defendidas em meio ao período pandêmico (a primeira em 10 de agosto e a segunda no dia 28 de outubro) é fundamental para um país marcado pela desigualdade racial e de gênero no que tange ao acesso à educação. A trajetória das discentes fortalece outras e outros acadêmicas (os) negras (os) na busca por oportunidades educacionais.

Danielle e Walkyria são docentes na área do Direito, a primeira na Faculdade Pitágoras – Unidade Eunápolis, e a segunda na Universidade Federal de Tocantins. Além de estarem atualmente na coordenação do Coletivo Dandaras, planejam a publicação de um E-book em 2022, que abordará o tema biopolítica negativa e política de vida para a população negra, dialogando com as escrevivências das autoras.

Compartilhe

CRUZ DAS ALMAS

Com número falso, criminosos utilizam foto da secretária Geisa Novaes para aplicar golpes

A informação foi divulgada pela gestora na tarde deste sábado, 04.

Compartilhe

Publicado

em

Criminosos estão se passando pela secretária de Educação de Cruz das Almas, Geisa Novaes, para aplicar golpes na internet. A informação foi divulgada pela gestora na tarde deste sábado, 04.

De acordo com a secretária, os golpistas estão utilizando um número de telefone falso com sua foto no aplicativo WhatsApp, solicitando transferência via Pix para os contatos e amigos.

Em sua rede social, Geisa Novaes alertou as seus amigos e solicitou que realizem o bloqueio do número (75) 9 9853-5659. “Meus amores, não mudei de número, estão usando a minha foto e o meu nome para brincadeiras de mal gosto e golpes! Desconsiderem qualquer informação de números estranhos. Fiquem atentos”, escreveu.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

PM divulga detalhes da ação que resultou em suspeito baleado em Cruz das Almas

Na ação, os militares conseguiram apreender um tablete de maconha e um aparelho celular.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: ASCOM 27ª CIPM

A Polícia Militar divulgou o resultado da ação em que um suspeito foi baleado na noite de ontem, 03, no bairro Areal, em Cruz das Almas.

De acordo com a 27ª CIPM, uma guarnição da Polícia Militar estava realizando rondas na região quando avistou dois indivíduos em uma motocicleta em atitude suspeita e decidiu abordar. Durante tentativa de abordagem, a dupla fugiu do local efetuando disparos de arma de fogo contra a guarnição, que revidou dando início a um confronto que resultou em um deles baleado.

Com ferimento na perna, o suspeito de vulgo “Malhado” foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), mas seu estado de saúde não foi revelado, enquanto o comparsa conseguiu fugir.

Na ação, os militares conseguiram apreender um tablete de maconha e um aparelho celular. O material foi apresentado na Delegacia Territorial.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Taça 29 de Julho: novas disputas do campeonato acontecem neste domingo no Estádio do Barbosão

O torneio tem a participação de 14 equipes.

Compartilhe

Publicado

em

Neste domingo, (05), o Estádio do Barbosão, em Cruz das Almas, será palco de mais dois jogos da tradicional Taça 29 de Julho. A primeira partida vai acontecer às 8h entre Cruzalmense x Palmeiras da Pumba. O segundo jogo será às 10h onde se enfrentam Cruzeiro da Pumba x Cruzeiro da Coplan.

Organizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, a Taça 29 de Julho é um campeonato que celebra o aniversário da cidade e que tem movimentado o estádio. O torneio tem a participação de 14 equipes que competem por um prêmio inédito de 35 mil reais. A final da competição está marcada para acontecer no dia 28 de julho.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas