conecte-se conosco



CRUZ DAS ALMAS

Cruzalmense aparece entre as primeiras mulheres a concluirem doutorado pela UFSB

Publicado

em

As primeiras mulheres que concluíram o doutorado ofertado pela UFSB são fundadoras do Coletivo Dandaras (junto com a doutoranda Eva Dayane Góes), grupo formado por pós-graduandas (os) – majoritariamente por mulheres negras, de diferentes Universidades do país. Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES), primeiro Programa de Doutorado da UFSB, Danielle Ferreira Medeiro da Silva de Araújo e Walkyria Chagas da Silva Santos, natural de Cruz das Almas, deixam um legado intelectual e extensionista para a Universidade.

Filha da professora Célia Chagas e do ex-vereador Mário do Jornal, Walkyria é irmã do atual presidente da Câmara de Cruz das Almas, o vereador Thiago Chagas.

As Dandaras iniciaram as ações de Monitoria Voluntária de projetos de pesquisa em 2018, com intuito de auxiliar candidatas (os) que pretendiam ingressar pelas Políticas Afirmativas no PPGES e PPGER (Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais) da UFSB.

Em 2020, as ações de Monitoria Voluntária foram ampliadas para o Projeto Enegrecendo a Academia, que também resultou na ampliação e diversificação geográfica das (os) membras(os) do Coletivo Dandaras, e atendeu mais de 100 estudantes em todo o país, agregando orientadoras(es) voluntárias(os) de diferentes instituições universitárias. A parceria com o PPGER fez com que os projetos fossem democratizados, e no final do ano de 2020 o Coletivo Dandaras realizou seu primeiro Colóquio dentro do evento Novembro Negro da UFSB.

Além disso, o Coletivo tem lutado desde sua gênese pela melhor aplicação da política de cotas no PPGES, alcançando mudanças estruturais nos editais desde 2018, que abrange também a aplicação de cotas para o ingresso de novos docentes no Programa.

Atualmente, o Projeto Enegrecendo a Academia realiza a mentoria voluntária de projetos de pesquisa de mais de 50 estudantes, em parceria com mais de 20 doutorandas (os) e doutoras (es) para orientação dos projetos, o que tem resultado na confluência de diversas pessoas comprometidas com a efetividade de uma educação mais plural e libertadora.

As duas doutoras em Estado e Sociedade reúnem publicações importantes nas áreas do direito e das relações étnico-raciais, além de atuarem na coordenação de Dossiês, coletâneas, grupos de estudos de trabalho em eventos acadêmicos no país.

O simbolismo das duas teses defendidas em meio ao período pandêmico (a primeira em 10 de agosto e a segunda no dia 28 de outubro) é fundamental para um país marcado pela desigualdade racial e de gênero no que tange ao acesso à educação. A trajetória das discentes fortalece outras e outros acadêmicas (os) negras (os) na busca por oportunidades educacionais.

Danielle e Walkyria são docentes na área do Direito, a primeira na Faculdade Pitágoras – Unidade Eunápolis, e a segunda na Universidade Federal de Tocantins. Além de estarem atualmente na coordenação do Coletivo Dandaras, planejam a publicação de um E-book em 2022, que abordará o tema biopolítica negativa e política de vida para a população negra, dialogando com as escrevivências das autoras.

Compartilhe

CRUZ DAS ALMAS

Palcos do São João começam a ser montados em Cruz das Almas

Em um novo local, às margens da Avenida Getúlio Vargas, a expectativa dos organizadores é que o espaço receba entre 80 a 100 mil pessoas.

Compartilhe

Publicado

em

A Prefeitura de Cruz das Almas está trabalhando em ritmo acelerado para a realização do São João 2022. Faltando pouco menos de 1 mês para a festa, os palcos onde vão se apresentar as principais atrações no Circuito Luiz Gonzaga já começaram a ser montados, nesta quarta-feira, 25.

Com o slogan “Terra do melhor São João da Bahia”, o Arraiá irá contar com os shows de Wesley Safadão, Simone e Simaria, Maiara e Maraisa, Adelmário Coelho, Tarcísio do Acordeon, Dorgival Dantas, Amado Batista e muitos outros.

Em um novo local, às margens da Avenida Getúlio Vargas, a expectativa dos organizadores é que o espaço receba entre 80 a 100 mil pessoas, durante os 5 dias de festa, movimentando a economia da cidade.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Câmara de Cruz das Almas realiza cerimônia de posse dos membros da Academia Cruzalmense de Letras

Por meio da Lei 2797/20221, serão contemplados 15 nascidos ou residentes no município das áreas de Letras.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

A Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, através de iniciativa do mandato do vereador Pablo Rezende (PT), vai realizar no próximo sábado, 28, a Cerimônia de Posse dos membros da primeira turma da Academia Cruzalmense de Letras.

Por meio da Lei 2797/20221, serão contemplados 15 nascidos ou residentes em Cruz das Almas das áreas de Letras, com a finalidade de comentar e propagar a língua portuguesa e a literatura brasileira no município. O evento acontece às 09 horas, na Câmara de Vereadores e é aberto a participação do público.

Confira a lista dos membros da Academia Cruzalmense de Letras que serão empossados na cerimônia:

Cadeira 1- Graça Sena
Cadeira 2- Hermes Peixoto
Cadeira 3- Edsandro Barbosa
Cadeira 4 – Mário Araújo
Cadeira 5 – Lita Passos
Cadeira 6- Wesley Correia
Cadeira 7- Alino Mata Santana
Cadeira 8- Sarah Carneiro
Cadeira 9- Luiz Francisco
Cadeira 10- Reinadi Sampaio
Cadeira 11- Cyro Mascarenhas
Cadeira 12- Laurenice Barbosa
Cadeira 13- Luis Carlos Mendes
Cadeira 14- Luciano Fraga
Cadeira 15- Manoelito Roque Sá

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Mulher de 36 anos fica ferida após acidente com moto no centro de Cruz das Almas

A vítima teria perdido o controle da direção após o veículo derrapar na via.

Compartilhe

Publicado

em

Uma mulher de 36 anos ficou ferida após um acidente com moto na tarde desta quarta-feira, 25, na região central de Cruz das Almas.

Segundo informações, a vítima teria perdido o controle da direção após o veículo derrapar na via, que estava molhada por conta da chuva.

Uma equipe do SAMU foi acionada e socorreu a mulher para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde permanece em observação médica.

O trânsito chegou a ficar lento no local, mas logo voltou ao normal.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas

novo