conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

‘Decreto do ex-governador petista Jaques Wagner deu início a proibição de guerra de espadas em Cruz das Almas’, provoca vereadora

A provocação foi da vereadora Maria Cedraz (MDB).

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

Um decreto editado pelo ex-governador Jaques Wagner (PT), em 2010, contribuiu para a proibição da tradicional de guerra de espadas de Cruz das Almas e cidades do interior da Bahia. A queima desse tipo de fogos de artifício passou a ser proibida a partir do ano seguinte, após uma decisão judicial.

A provocação foi da vereadora Maria Cedraz (MDB), líder de Governo na Câmara Municipal. Ela lembrou aos colegas de oposição que Jaques Wagner causou toda essa confusão no estado, especialmente, entre as cidades que mantinham essa tradição.

“Quero inclusive fazer um apelo aos colegas que apoiam o senador Jaques Wagner que solicitem a ele que leve essa discussão para o Senado da República”, provocou a líder de Governo.

Ainda na sessão de ontem, a vereadora Maria Cedraz ressaltou que esta não é a primeira vez que a Câmara de Vereadores discute esse tema. “Em 2017, tivemos essa mesma discussão, mas não tivemos apoio. Inclusive o Exército se mostrou disponível para regulamentar a atividade, com o objetivo de regularizar a queima de espadas em Cruz das Almas. O Município na época não teve coragem de fazer os investimentos necessários para a regulamentação da atividade na cidade”, disse.

DECRETO

O decreto nº 12.163 de 7 de junho de 2010, foi publicado pelo ex-governador petista Jaques Wagner com a intenção de estabelecer normas para a fiscalização, através das policiais Civil e Militar, das atividades de fabrico, transporte, comércio e uso de fogos de artifício e pirotécnicos, em especial das espadas.

O documento prevê, entre tantas outras coisas, que as polícias Civil e Militar são responsáveis pela fiscalização da produção e comércio desses produtos. A ação da PM registrada nos últimos dias em Cruz das Almas foi autorizada a partir da edição desse decreto estadual.

Além de proibir a produção e a comercialização dos fogos, o decreto do ex-governador Jaques Wagner também criminalizou a guerra de espadas, autorizando, inclusive, a apreensão e o recolhimento de todo material usado na produção desses produtos.

CRIMINALIZAÇÃO

O mesmo decreto estadual, em seu artigo 21, também já proibia expressamente a soltura de fogos de artifício em via pública. “Art. 21 (parágrafo IV) Fica proibido: soltar bombas, fogos de artifício ou pirotécnicos nas portas, janelas, terraços dando para a via pública”.

Um ano após a edição deste decreto estadual, o Ministério Público da Bahia expediu sua primeira recomendação contra a guerra de espadas de Cruz das Almas. No documento, o MP recomendou às polícias Civil e Militar a apreenderem esse tipo de fogos, assim como o material usado na fabricação. Na época, a recomendação foi assinada pelo promotor de Justiça, Christian de Menezes.

O promotor de Justiça utilizou o decreto estadual, editado pelo ex-governador petista Jaques Wagner, como justificativa para recomendar a apreensão do material e, mais tarde, a proibição da queima desse tipo de fogos de artifício em Cruz das Almas e outras cidades baianas.

Compartilhe

CRUZ DAS ALMAS

Perseguição policial termina com suspeito baleado em Cruz das Almas

Pai do jovem baleado conversou com exclusividade com o Forte na Notícia.

Compartilhe

Publicado

em

Uma perseguição policial terminou com um suspeito de 20 anos baleado na noite desta sexta-feira, 03, em Cruz das Almas.

De acordo com informações, uma guarnição da Polícia Militar estava realizando rondas na região quando avistou dois indivíduos em uma motocicleta em atitude suspeita e decidiu abordar. Durante tentativa de abordagem, a dupla fugiu do local efetuando disparos de arma de fogo contra a guarnição, que revidou dando início a um confronto que resultou em um deles baleado.

Com ferimento na perna, o suspeito foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), mas seu estado de saúde não foi revelado, enquanto o comparsa conseguiu fugir.

Sob anonimato, o pai do jovem baleado conversou com exclusividade com a reportagem do Forte na Notícia. “Perdi outro filho de forma trágica e tenho aconselhado este direto, mas infelizmente ele não tem me escutado”, afirmou.

Até a publicação desta matéria a 27ª CIPM não havia divulgado informações sobre apreensão de arma de fogo ou drogas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Motocicleta roubada em SAJ é recuperada pela Polícia Militar em Cruz das Almas

Publicado

em

Foto: ASCOM 27ª CIPM

Uma motocicleta com restrição de roubo foi recuperada pela Polícia Militar nesta sexta-feira, 03, na Baixa de Toquinha, em Cruz das Almas.

De acordo com a 27ª CIPM, o veículo havia sido roubado no município de Santo Antônio de Jesus e foi localizado com auxílio de um rastreador.

A motocicleta foi apresentada na Delegacia Territorial e deve ser devolvida ao verdadeiro proprietário.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Morre o ex-vereador de Cruz das Almas, Turíbio Manoel dos Santos

A Câmara de Cruz das Almas divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do ex-parlamentar.

Compartilhe

Publicado

em

Morreu na manhã desta sexta-feira, 03, o ex-vereador de Cruz das Almas, Turíbio Manoel dos Santos.

Turíbio do Bar, como era carinhosamente conhecido, exerceu o cargo de vereador do município na década de 70.

A Câmara de Cruz das Almas divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do ex-parlamentar. Confira abaixo:

Com imenso pesar, recebemos a informação do falecimento do ex-vereador Turíbio Manoel dos Santos, na manhã desta sexta-feira, 03. Conhecido como Turíbio do Bar, ele exerceu o cargo de vereador da cidade de Cruz das Almas na década de 70.

A Câmara de Vereadores de Cruz das Almas se solidariza com familiares e amigos!“.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas