conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Dois anos sem Micareta: organizadores relembram momentos e contam os prejuízos sem a realização da festa

Publicado

em

Não há feirense que ao iniciar o mês de abril, não possa se recordar do maior Carnaval fora de época que é realizado no Brasil. A Micareta de Feira, como é bastante conhecida, estaria realizando neste ano, a 84ª (octogésima quarta) edição, mas foi no dia 13 de março do ano passado, que o evento precisou ser adiado por tempo indeterminado, em virtude do risco de contaminação da Covid-19.

Pelo segundo ano consecutivo, a festa momesca tão esperada pelos foliões, não será realizada. Momentos de descontração, alegria e felicidade vivenciadas nos quatro dias oficiais da festa, ficam na memória de cada um e na esperança de que concentrações de blocos na avenida, sejam realizados em próximas edições.

Mais antigo do que a própria Micareta de Feira, o tradicional Bloco Bacalhau na Vara, completa neste ano, 94 anos de fundação. De acordo com a coordenadora do Bloco, Lícia Navarro, a criação do ‘Bacalhau na Vara’ aconteceu a partir de uma brincadeira entre amigos, o movimento foi ganhando grande proporção até ganhar espaço no Circuito Maneca Ferreira.

“Isso tudo aconteceu em 1927 com uma brincadeira de amigos, o pessoal saía de porta em porta levando essa alegria da festa, a comemoração, até que se criou o bloco e hoje, o Bacalhau na Vara é 10 anos mais velho do que a própria Micareta. Falar sobre essa suspensão, é como uma nostalgia em não ter a festa, porque a Micareta de Feira, é uma tradição, é um símbolo e não podemos deixar isso acabar, devemos relembrar, fazer mais entrevistas, lives, mas não podemos esmorecer. Eu sou suspeita em falar, porque desde muito nova, meus pais sempre curtiram essas festas de rua, festas em clubes e sempre que podiam, o bloco estava na rua”, disse.

O Bloco que possui abadá (camisa padronizada), não possui cordas. Segundo Lícia, não existem fins lucrativos, mas as camisas eram vendidas por um preço simbólico para custear os serviços que eram utilizados durante o desfile na Avenida.

“O bloco já teve até mortalha, isso na década de 70, e depois fomos modificando. Nunca tivemos a intenção de obter lucros, até porque não temos fins lucrativos, mas o bloco sim, o bloco possui algumas despesas e por isso vendemos as camisas com preços simbólicos, até porque precisamos confeccionar as camisas e as pessoas gostam, curtem e sempre estão com a gente no sábado de Micareta. Não podemos deixar de dizer também que contamos com apoios de amigos, empresários daqui da cidade e a própria prefeitura com o trio”, disse ao Acorda Cidade.

Para Lícia Navarro, a falta da tradicional Micareta, gera um prejuízo emocional e financeiro, pois segundo ela, muitas pessoas trabalham diretamente com eventos, e este é o período de maior renda.

“Chega esse período e fica um vazio, a gente sente a ausência da nossa grandiosa festa e aquele temor, quando isso tudo vai passar? Fica aquele prejuízo emocional, assim como de outras entidades e tantos outros artistas, porque essas festas deixam de acontecer, mas há pessoas que só vivem disso e hoje infelizmente estão passando por necessidades. Então vamos manter a nossa tradição, vamos manter a nossa alegria, relembrar as antigas Micaretas e que esta pandemia, não possa levar embora nossa querida festa, precisamos levar cada vez mais o desenvolvimento da nossa Feira de Santana”, concluiu.

Há 37 anos, o bloco mais irreverente da Micareta de Feira de Santana atrai milhares de foliões. Fazendo parte do bloco ou da ‘Pipoca’, o ‘Bloco Lá Vem Elas’ já desfilou no circuito Maneca Ferreira sendo comandada pelas bandas Harmonia do Samba e Psirico e Léo Santana.

Um dos idealizadores do Bloco, Walter Lima, informou ao Acorda Cidade que toda brincadeira teve início na época que ainda eram realizadas as lavagens da Matriz.

“Essa brincadeira teve início desde a época do Feira Tênis Clube, quando tinha a lavagem da Matriz, que a gente já participava daqueles cortejos que tinham carroças. Durante essas festas, tinha muito homem, vestido de mulher e na época despertou esse interesse, criamos também um baba de saia que tinha próximo da Micareta e depois veio a ideia de colocar o bloco na avenida. Ainda muito fraco, tinha apenas 10 a 15 pessoas que faziam parte do grupo e desde então, são 37 anos participando da Micareta de Feira”, explicou. Leia mais AQUI. 

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Bebê de 1 ano é encontrado morto após desaparecer em praia de Salvador

Gabriel dos Santos Cordeiro foi encontrado por pescadores, no mar, atrás de um condomínio residencial, em Periperi.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

Um bebê de 1 ano e 6 meses foi encontrado morto, por pescadores, no mar, atrás de um condomínio residencial, no bairro de Periperi, no subúrbio de Salvador, na manhã desta quinta-feira (02). Gabriel dos Santos Cordeiro era procurado pela família desde quarta (1°), quando o menino desapareceu na praia do bairro de Praia Grande, que fica na mesma região.

Gabriel Conceição foi visto pela última vez quando brincava na areia. O desaparecimento dele foi registrado na noite de quarta, na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca)

Antes de ser encontrado pelos pescadores, a família de Gabriel Conceição afirmava não acreditar que o menino entrou no mar, porque ele tinha medo de água.

“A gente não sabe mesmo. Não sabemos se entrou na água, se foi sequestro… Estamos desesperados”, disse a marisqueira Lucineide Conceição, tia do menino.

“Nós entramos no mar, olhamos a região toda e nada. Foi tudo muito rápido”, contou a tia do bebê.

Um vídeo mostra o momento que Gabriel Conceição, que estava com uma bermuda jeans e sem camisa, brincava na areia da praia, antes de desaparecer.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Com João Gomes, Flávio José e Santanna, Prefeitura de Sapeaçu divulga atrações do São João

A festa junina vai acontecer entre os dias 22 e 24 de junho.

Compartilhe

Publicado

em

Fotos: divulgação / redes sociais

A Prefeitura de Sapeaçu divulgou nesta quarta-feira, 01, as primeiras atrações do São João 2024. A festa junina vai acontecer entre os dias 22 e 24 de junho.

As atrações confirmadas foram: João Gomes; Flávio José; Santanna o Cantador; Escandurras; Psirico; João Almeida; Kart Love; Rasga Tanga; Sarapatel com Pimenta.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Jacaré é resgatado em praia de Salvador

Animal estava em praia no bairro da Pituba. Resgate foi feito pela Guarda Civil Municipal.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Divulgação GCM

Banhistas que aproveitavam o feriado de sol em uma praia no bairro da Pituba, em Salvador, foram surpreendidos com a companhia de um jacaré. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (1º).

As pessoas acionaram a Guarda Civil Municipal (GCM), que fez o resgate do réptil. Um vídeo mostra o momento em que os agentes capturaram o animal.

De acordo com a GCM, o jacaré do tipo anão, de cerca de 1,5 m, será entregue a uma unidade do Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa).

O departamento ficará responsável pelo encaminhamento ao Centro de Triagem para Animais Silvestres do Instituto Do Meio Ambiente E Recursos Hídricos (Inema).

Questionada pelo g1, a assessoria de comunicação da Guarda Municipal disse que suspeita que o réptil tenha chegado ao mar a partir de “algum rio que desemboque em alguma praia da cidade”.

Os agentes fizeram rondas na região e não detectaram a presença de outros animais silvestres fora do seu ambiente natural.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas