conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Em retomada como terminal portuário, Estaleiro Enseada faz sua primeira exportação de minério

Publicado

em

O setor naval baiano começa a ensaiar uma estratégica retomada econômica, após seis anos em estado de suspensão, de quase cancelamento, com milhares de empregos perdidos, o que provocou, à época, um desastre financeiro sem precedentes na economia local e na renda das famílias. Nesta sexta-feira (31), o Estaleiro Enseada Paraguaçu, complexo naval, portuário e industrial, localizado em Maragojipe, no Recôncavo baiano, deu início à primeira operação de exportação de minério de ferro do terminal. O navio Star Athena atracou no terminal do estaleiro para o primeiro embarque de minério de ferro oriundo da Brazil Iron, que produz no município de Piatã.

Assim, o Estaleiro Enseada, começa a operação do terminal especializado em exportação de minério e dá início as operações logísticas da empresa, que se constituirão em uma das principais linhas de trabalho.

O renascimento das operações do estaleiro tem o apoio do governo do Estado. Segundo o Secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, o governo fez gestões no sentido de retomar os investimentos em uma região que estava economicamente prejudicada após o encerramento das atividades do estaleiro que chegou a ter quase 7 mil pessoas empregadas e gerou uma série de atividades na região.

“É muito importante para a Bahia que o Estaleiro Enseada passe a atuar como terminal portuário, constituindo-se em mais uma alternativa para a exportação de minérios, uma área em que a Bahia tem enorme potencial. Além disso, a retomada das operações era um objetivo do governo do Estado para recuperar os negócios em uma área que estava sofrendo economicamente com a paralisação de alguns projetos da empresa”, disse o secretário.

Cavalcanti lembrou os investimentos em infraestrutura feitos pelo governo na região, com destaque para a ponte sobre o rio Baetantã, inaugurada pelo governador Rui Costa recentemente, com 525 metros de extensão, ligando São Roque do Paraguaçu ao Estaleiro Enseada.

“O estaleiro volta a operar em uma região que teve sua infraestrutura reforçada, no sentido da logística, pelos investimentos do governo Rui Costa e está pronta para dar suporte a uma baía, que tem um potencial enorme de geração de emprego”, completou o secretário.

Navios porta-contêineres

No auge da produção, o Estaleiro Enseada, que chegou a empregar quase 7 mil pessoas em Maragogipe. No início de julho, a empresa naval Petrocity Portos S.A, anunciou que firmou parceria com o Estaleiro Enseada para a construção de dois navios porta-contêineres, com financiamento no valor de 340 milhões, aprovado pelo Fundo Nacional de Marinha Mercante.

Em 2019, o consórcio Villegagnon, formado pela Naval Group, Mectron apresentou uma proposta de reativação do Estaleiro Enseada Paraguaçu, em reunião no Senai Cimatec, em Salvador. O consórcio participou de licitação lançada pela Marinha.

Após a crise financeira trazida pela maré da Operação Lava Jato, entre 2014 e 2015, o canteiro da Enseada se tornou terra devastada, um desolado vazio de 1,6 milhão de metros quadrados.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Mulher e criança ficam feridas após acidente com moto na BA-496, em São Felipe

Acidente aconteceu na noite de ontem, 01.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: reprodução / Beni Comunicação

Uma mulher e uma criança ficaram feridas após acidente com moto na noite de ontem, 01, na BA-496, no município de São Felipe.

As vítimas, que não tiveram os nomes divulgados, foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. O estado de saúde delas é desconhecido.

Até a publicação desta matéria não havia informações sobre as circunstâncias do acidente.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Bebê de 1 ano é encontrado morto após desaparecer em praia de Salvador

Gabriel dos Santos Cordeiro foi encontrado por pescadores, no mar, atrás de um condomínio residencial, em Periperi.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

Um bebê de 1 ano e 6 meses foi encontrado morto, por pescadores, no mar, atrás de um condomínio residencial, no bairro de Periperi, no subúrbio de Salvador, na manhã desta quinta-feira (02). Gabriel dos Santos Cordeiro era procurado pela família desde quarta (1°), quando o menino desapareceu na praia do bairro de Praia Grande, que fica na mesma região.

Gabriel Conceição foi visto pela última vez quando brincava na areia. O desaparecimento dele foi registrado na noite de quarta, na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca)

Antes de ser encontrado pelos pescadores, a família de Gabriel Conceição afirmava não acreditar que o menino entrou no mar, porque ele tinha medo de água.

“A gente não sabe mesmo. Não sabemos se entrou na água, se foi sequestro… Estamos desesperados”, disse a marisqueira Lucineide Conceição, tia do menino.

“Nós entramos no mar, olhamos a região toda e nada. Foi tudo muito rápido”, contou a tia do bebê.

Um vídeo mostra o momento que Gabriel Conceição, que estava com uma bermuda jeans e sem camisa, brincava na areia da praia, antes de desaparecer.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Com João Gomes, Flávio José e Santanna, Prefeitura de Sapeaçu divulga atrações do São João

A festa junina vai acontecer entre os dias 22 e 24 de junho.

Compartilhe

Publicado

em

Fotos: divulgação / redes sociais

A Prefeitura de Sapeaçu divulgou nesta quarta-feira, 01, as primeiras atrações do São João 2024. A festa junina vai acontecer entre os dias 22 e 24 de junho.

As atrações confirmadas foram: João Gomes; Flávio José; Santanna o Cantador; Escandurras; Psirico; João Almeida; Kart Love; Rasga Tanga; Sarapatel com Pimenta.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas