conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Enchentes nas ruas, casas alagadas e deslizamento: chuva causa transtornos em vários bairros de Salvador

Publicado

em

As chuvas entre a madrugada e a manhã desta quinta-feira (9) causou diversos transtornos nos bairros de Salvador, entre eles Plataforma, Federação, Calçada, Uruguai, Pau da Lima e Garcia. Ruas tiveram grandes enchentes e casas ficaram alagadas. A previsão para esta tarde é de mais chuva.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou cerca de 215 ocorrências até o início desta tarde, as principais são: deslizamento de terras, ameaça de desabamento de imóvel, imóveis alagados e ameaça de deslizamento.

No bairro de Pau da Lima, várias ruas ficaram totalmente alagadas, entre elas a Rua Cremilda, onde uma escadaria virou cachoeira. No bairro da Federação, a água da chuva invadiu várias casas, uma delas que fica ao lado de um terreno particular, que virou área de acúmulo de lixo e de entulho.

As condições do terreno ameaçaram a estrutura da casa onde a dona de casa Simone Moreira mora com a família. O imóvel foi condenado pela Codesal. Simone conta que já tentou contato várias vezes com a família proprietária do terreno, mas nunca tem resposta.

“Minha casa já foi condenada pela Codesal, e nós estamos vivendo nesse transtorno, um transtorno muito grande. Isso aqui se tornou um lixão. É um terreno de herdeiros, segundo informações, e a gente não consegue contato com os familiares. Estamos em um sofrimento total. Já perdi tudo dentro da minha casa, minha casa está toda quebrada e eu preciso de uma resposta. Nós convivemos aqui com zika, chikungunya, dengue. Muitas crianças em um ambiente desse, um ambiente de lixão”, desabafou ela.

“Tentamos contato com uma das pessoas que, segundo ele, toma conta do terreno e não é dono, mas que não tem providência alguma. Até outro dia conversamos com ele, eu falei do possível desabamento da minha casa e a reposta que ele me deu foi: ‘O viaduto está aí para todos’. Isso é inaceitável, cadê o amor ao próximo?”, questionou Simone.

No Vale Canela, a situação também é preocupante. Parte da lona que ajudava a conter a terra em uma encosta rasgou. Sempre que chove, o local se torna preocupação para os moradores do bairro do Garcia, que são vizinhos à encosta.

Na região da Cidade Baixa, as enchentes causadas pela chuva e rede de esgoto entupida são frequentes. No bairro da Calçada, a área alagou desde cedo e com bueiros cheios, há demora para a água ter vazão. A Rua Nilo Peçanha é uma das mais afetadas.

“É horrível, mas a gente tem que trabalhar. Tem que passar por essa lama, esse esgoto. Fora que a gente pode contrair doenças, porque é muito poluído”, disse uma mulher que trabalha na região.

No bairro do Uruguai, a Rua Régis Pacheco, que dá acesso a alguns bairros como Mares, Calçada, Largo do Tanque e Caminho de Areia, ficou completamente alagada. Motoristas tiveram dificuldades para passar no local, por causa do volume da água.

No Cabula, o volume da água também invadiu casas. Em Itapuã, os pontos de alagamento também foram registrados em vários lugares. A Rua da Ilha, por exemplo, ficou totalmente tomada pela água e dificultou a passagem de moradores.

“Alguns condutores respeitam quando veem os pedestres passando, mas tem outros não, parece que fazem questão de molhar os pedestres que passam aqui”, disse um morador.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a chuva continue em Salvador até o sábado (11).

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Ônibus são incendiados e travam o trânsito em avenidas de Salvador

Situação aconteceu nesta sexta-feira (3), no bairro de Pernambués.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: reprodução / Bahia Notícias

Dois ônibus do transporte público de Salvador foram incendiados nesta sexta-feira (3), em frente à Madeireira Brotas, no bairro de Pernambués, em Salvador. Por causa disso, o trânsito ficou travado em avenidas da região. Não houve vítimas.

De acordo com informações da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), os veículos foram incendiados durante um protesto de moradores de Pernambués. Segundo a Polícia Militar, dois suspeitos foram baleadas na localidade durante uma operação policial, e como forma de retaliação, a população queimou os ônibus.

Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver as chamas e uma fumaça preta. Em um dos registros, uma mulher joga uma pedra no para-brisa de um dos ônibus.

Ainda conforme a Transalvador, os agentes desviaram o trânsito proveniente da Avenida Luís Viana Filho, conhecida como Paralela, para o Viaduto Nelson Dahia. Por volta das 18h30, duas faixas foram liberadas para o tráfego.

Por meio de nota, a Secretária de Segurança Pública (SSP-BA) informou que equipes da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Rondesp Central e unidades especializadas reforçaram as ações de combate às facções no bairro de Pernambués, nesta sexta.

A Polícia Civil iniciou as investigações para identificar o grupo que colocou fogo nos ônibus. Além de ouvir testemunhas, as equipes vão analisar imagens de câmeras da região.

Linhas atingidas

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que foram atingidos pelo fogo um ônibus da concessionária Plataforma, que fazia a linha 1673 – Iguatemi x Fazenda Coutos, e outro da concessionária Ottrans, que operava a linha 1249 – Jd. Santo Inácio x Shopping da Bahia.

Ainda segundo a pasta, pessoas invadiram um dos coletivos e, após retirarem passageiros e rodoviários, atearam fogo no veículo. Equipes da Semob acompanham a situação e militares Corpo de Bombeiros já estão no local para debelar as chamas.

O guincho da Transalvador foi acionado para a retirada dos coletivos, que serão levados para as garagens das empresas.

Por causa do ataque, o terminal do bairro foi transferido para a praça Arthur Lago. Foram afetadas as seguintes linhas:

1103 – Alto do Cruzeiro x Pernambués
1133 – Terminal Acesso Norte x Pernambués
1137 – Pernambués x Barra
1163 – Pernambués/Jd. Nova Brasília x Shopping da Bahia.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Wagner Franco tem rede social invadida por criminosos

A informação foi divulgado ao Forte na Notícia nesta sexta-feira, 03.

Compartilhe

Publicado

em

Criminosos estão se passando pelo comunicador Wagner Franco para aplicar golpes na internet. A informação foi divulgado ao Forte na Notícia nesta sexta-feira, 03.

Segundo Franco, os golpistas invadiram sua conta no Facebook e estão divulgando métodos falsos de ganhar dinheiro, além de solicitar transferências via Pix.

O comunicador alerta a seus amigos para que não realizem qualquer transferência de valores, pois trata-se de um golpe.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Colisão entre caminhões é registrada na BR-101, trecho de Conceição do Almeida

As causas da batida são desconhecidas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente grave foi registrado na tarde desta sexta-feira (03) na BR-101, próximo ao entroncamento de Conceição do Almeida. Segundo informações preliminares, a colisão envolveu um caminhão baú e um caminhão F4000, resultando em feridos.

De acordo com relatos, um dos veículos teria caído em uma ribanceira após a batida, enquanto o outro ficou no meio da rodovia causando interrupção no trânsito em uma das pistas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas não há informações sobre o número de vítimas. As causas da colisão são desconhecidas.

Blog do Valente

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas