conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Feminicídio: Júri popular em Itaparica vai julgar acusado de matar Helem Moreira

Publicado

em

O acusado de matar a integrante do Quilombo Ilha, Helem Moreira, em junho de 2017, será julgado em um júri popular no dia 29 de novembro, às 8h30, no Fórum de Itaparica. Angelo da Silva é acusado de feminicídio por matar a militante. De acordo com a acusação, a morte foi ocasionada por Angelo não aceitar o fim do relacionamento.

De acordo com a ONG Tamo Juntas, com apenas 28 anos, Helem era uma jovem sonhadora, guerreira, militante e feminista. Ela era formada em pedagogia e era engajada na luta para o ingresso de pessoas negras na universidade. O acusado está preso e a defesa do réu afirma que a vítima foi a responsável pela própria morte, por supostamente ter se relacionado com outro homem. A ONG é assistente de acusação no caso e diz que tem provas que o réu em abril teve acesso ao vídeo da vítima com outro homem ao roubar o cartão de memória do celular dela. O crime teria sido premeditado.

O acusado fugiu no momento do crime e se entregou dias depois. O vídeo íntimo de Helem foi vazado antes dele se entregar para tentar desqualificar a imagem da vítima, caracterizando assim outra acusação contra o réu por divulgação de pornografia por vingança. A ONG lembra que a lei de feminicídio é uma lei nova, de 2015, “o que ainda causa a dificuldade do entendimento do público em geral do assassinato de mulheres como violência de gênero”. “No caso de Helem, a culpabilização da vitima pelo assassinato, é mais um traço perverso da sociedade machista que moraliza e impõe normas ao corpo e ao comportamento de mulheres. Justificar sua morte, por motivos morais e cristãos é inaceitável, e invisibiliza a violência de gênero que inúmeras mulheres são vítimas diariamente”, afirma a instituição.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Mulher e criança ficam feridas após acidente com moto na BA-496, em São Felipe

Acidente aconteceu na noite de ontem, 01.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: reprodução / Beni Comunicação

Uma mulher e uma criança ficaram feridas após acidente com moto na noite de ontem, 01, na BA-496, no município de São Felipe.

As vítimas, que não tiveram os nomes divulgados, foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. O estado de saúde delas é desconhecido.

Até a publicação desta matéria não havia informações sobre as circunstâncias do acidente.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Bebê de 1 ano é encontrado morto após desaparecer em praia de Salvador

Gabriel dos Santos Cordeiro foi encontrado por pescadores, no mar, atrás de um condomínio residencial, em Periperi.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

Um bebê de 1 ano e 6 meses foi encontrado morto, por pescadores, no mar, atrás de um condomínio residencial, no bairro de Periperi, no subúrbio de Salvador, na manhã desta quinta-feira (02). Gabriel dos Santos Cordeiro era procurado pela família desde quarta (1°), quando o menino desapareceu na praia do bairro de Praia Grande, que fica na mesma região.

Gabriel Conceição foi visto pela última vez quando brincava na areia. O desaparecimento dele foi registrado na noite de quarta, na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca)

Antes de ser encontrado pelos pescadores, a família de Gabriel Conceição afirmava não acreditar que o menino entrou no mar, porque ele tinha medo de água.

“A gente não sabe mesmo. Não sabemos se entrou na água, se foi sequestro… Estamos desesperados”, disse a marisqueira Lucineide Conceição, tia do menino.

“Nós entramos no mar, olhamos a região toda e nada. Foi tudo muito rápido”, contou a tia do bebê.

Um vídeo mostra o momento que Gabriel Conceição, que estava com uma bermuda jeans e sem camisa, brincava na areia da praia, antes de desaparecer.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Com João Gomes, Flávio José e Santanna, Prefeitura de Sapeaçu divulga atrações do São João

A festa junina vai acontecer entre os dias 22 e 24 de junho.

Compartilhe

Publicado

em

Fotos: divulgação / redes sociais

A Prefeitura de Sapeaçu divulgou nesta quarta-feira, 01, as primeiras atrações do São João 2024. A festa junina vai acontecer entre os dias 22 e 24 de junho.

As atrações confirmadas foram: João Gomes; Flávio José; Santanna o Cantador; Escandurras; Psirico; João Almeida; Kart Love; Rasga Tanga; Sarapatel com Pimenta.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas