conecte-se conosco




SEGURANÇA

Fiscalização resgata 373 animais, apreende armas e destrói 40 fornos de carvoaria

Publicado

em

A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), composta por diversas entidades baianas e nacionais, conseguiu recuperar, apenas em uma semana, 373 animais silvestres vivos, oito armas de fogo, 180 munições de diversos calibres, 400 espoletas e 209 estojos de munições deflagradas. Também foram localizados e destruídos 40 fornos irregulares utilizados para a produção ilegal de carvão. Até o momento, 15 pessoas foram presas em flagrante por crimes ambientais.

A 43ª etapa da Operação Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) está sendo realizada em municípios da região de Bom Jesus da Lapa. Fazem parte do grupo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Conselho Regional de Medicina Veterinária, além de equipes de biólogos e veterinários da ONG Animallia.

Dos 373 animais silvestres recuperados vivos, 362 eram aves. Eles foram retirados dos cativeiros, triados e tratados por biólogos e veterinários. Foram encontrados também 15 animais silvestres abatidos.

Um servidor público aposentado foi preso em flagrante no município de Malhada por posse ilegal de arma de fogo e pelos crimes ambientais de caça predatória e manter ilegalmente animais silvestres em cativeiro. Ele foi ouvido e liberado, após pagamento de fiança. O servidor, além de responder pelos crimes, foi autuado pelo IBAMA e multado em R$7.500,00.

Assim que soube da operação, um suposto traficante de animais de Riacho de Santana tentou esconder dezenas de gaiolas no meio da vegetação. Após buscas no local, foram encontrados 42 animais silvestres em péssimas condições. O homem responderá pelos crimes ambientais tipificados nos artigos 29 e 32 da Lei 9.605/98 (caçar ou manter em cativeiro e maus tratos, respectivamente).

Já no povoado de Gameleira, foram destruídos 40 fornos irregulares para a produção de carvão. O proprietário da carvoaria foi multado em R$ 50 mil. Os fiscais também apreenderam aproximadamente 85 m³ de carvão e 120 m³ de madeira.

Duas fábricas de laticínios foram interditadas em Bom Jesus da Lapa e Serra do Ramalho. Além disso, foram apreendidos queijos e iogurtes fabricados sem condições higiênicas, deixando os produtos impróprios para o consumo.

As atividades de fiscalização continuam até a próxima semana e a equipe apresentará os resultados em uma audiência pública, na sexta-feira (30), em Bom Jesus da Lapa.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Motorista por aplicativo é morto a tiros em Salvador

Assassinato ocorreu na madrugada deste sábado (3).

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um motorista por aplicativo foi morto a tiros e teve o carro roubado na madrugada deste sábado (4), em Salvador. O crime aconteceu na Av. Luís Viana Filho, a Paralela, e foi registrado pela câmera interna do veículo. Menos de 24 horas depois, os suspeitos foram capturados.

A vítima é Marcos Luis Silva Alves, de 29 anos. O corpo do jovem foi liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) por volta das 14h20 para velório e sepultamento.

Informações iniciais obtidas pela TV Bahia apontam que ele teria aceitado uma corrida no bairro do Imbuí para levar dois homens à região do Shopping Paralela. A filmagem mostra um suspeito no banco do carona e o segundo, que aponta a arma para a cabeça da vítima, no banco de trás.

Os autores do crime atacaram o motorista a tiros no meio do trajeto. Em seguida, os dois deixaram a cena do crime levando o carro, de modelo Renault Kwid.

O veículo foi localizado horas depois por equipes da Polícia Militar. O automóvel estava na localidade conhecida como Boiadeiro, em São João do Cabrito, no subúrbio da capital baiana.

Já os suspeitos foram detidos por equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), vinculados a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV). Os dois foram encontrados em Simões Filho, município na Região Metropolitana de Salvador.

Um deles tentou resistir à prisão e entrou em confronto com os policiais, mas foi baleado nas nádegas. O homem foi socorrido para um hospital, enquanto seu comparsa segue direto para uma unidade policial.

Em nota, a Polícia Civil informa que a investigação é conduzida pela 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central), que deve apurar autoria, motivação e circunstâncias do assassinato. O crime é tratado como latrocínio.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Adolescente é resgatada em casa noturna em Salvador; dono do estabelecimento foi preso

Espaço foi fechado pela polícia durante a operação Caminhos Seguros.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Haeckel Dias/Polícia Civil

Um homem foi preso em flagrante na noite de sexta-feira (3), suspeito de exploração sexual infantojuvenil, em uma casa noturna em Salvador. De acordo com a Polícia Civil (PC), uma adolescente foi resgatada no local.

O espaço fica em Itapuã, um dos bairros mais famosos da orla da capital baiana, eternizado nos versos de Dorival Caymmi, Toquinho e Vinícius de Moraes.

Conforme a Polícia Civil, a jovem retirada do estabelecimento prestou depoimento em caráter especial e foi entregue aos familiares. O homem também foi ouvido e segue preso neste sábado (4), à disposição da Justiça. Ele não teve nome divulgado.

O dono da casa noturna foi autuado por favorecimento à prostituição, já que é apontado como responsável por manter a prática no espaço, que foi fechado. O imóvel é amplo, conta com uma piscina e diversos cômodos privativos.

Uma pistola semiautomática, munições, seiscentos e cinquenta reais em dinheiro, máquinas de cartão de crédito, documentos e um computador foram apreendidos. O material será encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

A ação fez parte da operação nacional Caminhos Seguros, realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Secretaria Nacional de Segurança (Senasp), e é executada na Bahia pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), e da Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ).

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Homem acusado de matar o próprio irmão é preso pela polícia em Muritiba

O suspeito foi apresentado na Delegacia Territorial.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução

O homem acusado de matar o próprio irmão foi preso pela Polícia Civil na manhã de ontem, 02, no interior da residência onde morava, na Avenida João Durval, região central de Muritiba.

O crime aconteceu no último dia 21 de abril, no bairro Santana, quando o agressor teria se desentendido com João Batista Carvalho das Neves, de 45 anos, e desferido diversos golpes de canivete na barriga da vítima.

O suspeito foi apresentado na Delegacia Territorial, onde permanece a disposição da Justiça Criminal.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas