conecte-se conosco




SEGURANÇA

Fogo Cruzado: 131 tiroteios foram registrados em Salvador e RMS em julho; cerca de 80% das vítimas da violência morreram

Balanço foi divulgado nesta segunda-feira (8) pelo Instituto Fogo Cruzado, que faz apeamento da violência armada.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Divulgação

O Instituto Fogo Cruzado, que faz o mapeamento da violência armada, registrou ao menos 131 tiroteios em Salvador e região metropolitana, no mês de julho. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (8).

Ao todo, o instituto contabilizou também 108 pessoas baleadas, sendo que 84 delas morreram: um percentual de 77,77%. Julho foi o primeiro mês de atuação do Fogo Cruzado na Bahia, onde o instituto atua em parceria com a Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas (INNPD).

A organizadora do projeto e diretora executiva do Instituto Fogo Cruzado, Cecília Olliveira, destacou a violência na capital baiana.

“Isso significa que, em média, três pessoas foram baleadas por dia, em alguma das 13 cidades da região metropolitana. Dentre estes números estão vidas e famílias como a dos gêmeos rifeiros, mortos após saírem de uma festa no subúrbio de Salvador. Ainda não se sabe os motivos ou autores do crime, o que deixa a família ainda mais abalada”, comentou.

“A cada 10 tiroteios na região metropolitana, oito aconteceram na cidade. A capital teve 105 tiroteios, 67 mortos e 20 feridos. São números bem graves, que indicam o tamanho do problema”.

O caso citado por Cecília aconteceu na madrugada do dia 25, uma segunda-feira. Os irmãos Ruan e Rubens Silva Santos, de 23 anos, foram mortos enquanto voltavam de uma festa. Ao g1, a Polícia Civil informou que as investigações do crime estão em andamento. A motivação ainda não foi divulgada.

Ao todo, três agentes de segurança foram baleados, um morreu e dois ficaram feridos. Um dos feridos foi um policial militar que reagiu a um assalto, no bairro de Jaguaribe, no dia 28. O tiroteio aconteceu do lado de fora de uma academia.

Ocorrências policiais

O balanço do Fogo Cruzado apontou ainda que, dos 131 tiroteios mapeados em julho, 37 foram registrados durante ações ou operações policiais. Nestes casos, 25 pessoas foram mortas e seis ficaram feridas.

Um desses casos aconteceu no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas. Dois adolescentes, de 14 e 15 anos, foram baleados enquanto conversavam na porta de casa.

O co-fundador da Iniciativa Negra por Uma Nova Política de Drogas e coordenador da Rede de Observatórios da Segurança na Bahia, Dudu Ribeiro, aponta que os dados são importantes para cobrar políticas públicas de qualidade contra a violência urbana.

“Uma das grandes questões quando o assunto é segurança pública é a qualidade e a transparência na produção de dados. Historicamente temos visto uma resposta da segurança pública baseada em incentivos ao punitivismo e em bravatas, e ainda muito afastada da produção de dados. Essa parceria com Fogo Cruzado vem para buscar cada vez mais qualidade nesses dados, para que possam embasar as demandas das organizações da sociedade civil e também do poder público” .

“Deixar os dados da segurança pública numa neblina que a sociedade civil não acessa é uma decisão política que justifica uma política de morte”.

Os tiroteios registrados pelo Fogo Cruzado são apurados após o registro dos dados por moradores, de forma anônima. Depois que os dados são inseridos no aplicativo pela população, o instituto mapeia, contabiliza e confirma as informações com órgãos oficiais.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Homem acusado de matar o próprio irmão é preso pela polícia em Muritiba

O suspeito foi apresentado na Delegacia Territorial.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução

O homem acusado de matar o próprio irmão foi preso pela Polícia Civil na manhã de ontem, 02, no interior da residência onde morava, na Avenida João Durval, região central de Muritiba.

O crime aconteceu no último dia 21 de abril, no bairro Santana, quando o agressor teria se desentendido com João Batista Carvalho das Neves, de 45 anos, e desferido diversos golpes de canivete na barriga da vítima.

O suspeito foi apresentado na Delegacia Territorial, onde permanece a disposição da Justiça Criminal.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Polícia Militar intensifica policiamento em Maragogipe

A operação envolve patrulhamento ostensivo e ações estratégicas.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

Guarnições da 27ª CIPM e da Rondesp Recôncavo intensificaram o policiamento no município de Maragogipe. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 02.

De acordo com a Polícia Militar, a ação visa aumentar a vigilância e a presença policial, abordando diretamente as preocupações da comunidade local com a segurança.

A operação envolve patrulhamento ostensivo e ações estratégicas para prevenir crimes e infrações, contribuindo significativamente para a diminuição de ocorrências delituosas e para a promoção de um ambiente mais seguro para a população.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Maragogipe: jovem trans suspeita de roubos é espancada por membros de facção

Segundo infromações, a vítima teria sido submetida ao “tribunal do crime”.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: reprodução / Alô Juca

Uma jovem trans de 19 anos foi espancada por criminosos na madrugada da última quarta-feira, 01, no município de Maragogipe.

Segundo infromações, a vítima teria sido submetida ao “tribunal do crime” de uma facção criminosa após ser suspeita de cometer assaltos na região.

Com ferimentos no corpo todo, a jovem foi socorrida por uma equipe do SAMU e encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde está internada em estado grave.

O caso foi rgeistrado na Delegacia Territorial.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas