conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

Inscritos no CadÚnico serão selecionados todo mês para Auxílio Brasil

Publicado

em

Principal ferramenta do governo para incluir famílias de baixa renda em programas sociais, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) também será usado para garantir o acesso ao Auxílio Brasil, programa social que paga a primeira parcela no dia 17. Todos os meses, o Ministério da Cidadania selecionará novos beneficiários para o programa, desde que os dados estejam atualizados.

Apesar de ser pré-requisito para o novo programa social, a inscrição no CadÚnico não representa garantia de que a família passará a receber o Auxílio Brasil. Apenas significa que ela está incluída em uma lista de reserva do programa, que será ampliado à medida que o governo tenha recursos no Orçamento. Os escolhidos todos os meses serão comunicados oficialmente pelo Ministério da Cidadania.

As informações deverão ser atualizadas a cada dois anos, mesmo que não haja mudança de dados. Caso haja alterações na família, a atualização deve ser feita o mais depressa possível. Isso se aplica em situações como novo endereço; aumento ou diminuição de renda; mudança de escola de filhos crianças ou adolescentes; alterações nos documentos do responsável pelo domicílio; nascimentos, mortes, chegada e saída de pessoas no domicílio.

Todos os anos, o governo federal convoca as famílias com dados desatualizados a alterar os cadastros. As prefeituras, que têm autonomia para operar o cadastro, também podem fazer a convocação. A chamada ocorre por cartas, telefonemas ou mensagens em extratos bancários. Por meio do aplicativo Meu CadÚnico, o cidadão pode acessar seus dados, acompanhar a situação do cadastro e imprimir comprovantes.

A atualização deve ser feita presencialmente, em um Centro de Atendimento de Referência Social (Cras) ou em postos de atendimento do CadÚnico, mas alguns municípios oferecem meios eletrônicos para a atualização dos dados. Os endereços dos Cras em cada município estão no site do Ministério da Cidadania. Famílias que não atualizem as informações por mais de quatro anos serão excluídas do cadastro.

Podem inscrever-se no Cadastro Único famílias que ganham, por mês, até meio salário mínimo por pessoa (R$ 550), tenham renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3,3 mil), pessoas que moram sozinhas ou que vivem em situação de rua (só ou com a família). Caso a família receba mais de três salários mínimos, a inscrição só será permitida se as demais condições forem atendidas, mas apenas se o cadastro for vinculado à inclusão em programas sociais federais, estaduais ou municipais.

Como se inscrever

A inscrição no CadÚnico é realizada somente em postos do Cras ou em postos do Cadastro Único e do antigo Programa Bolsa Família na cidade onde a pessoa de baixa renda mora. Esses estabelecimentos são administrados pelas prefeituras. Geralmente, o processo é presencial, exigindo a ida do cidadão a esses locais, mas, por causa da pandemia de covid-19, alguns municípios abriram a possibilidade de cadastramento por telefone ou pela internet.

Só pode se inscrever no CadÚnico pessoas com pelo menos 16 anos. O cidadão deve ter Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou título de eleitor em seu nome e ser preferencialmente mulher. O responsável pela família deve levar pelo menos um desses documentos para cada membro da família: certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, carteira de identidade (RG), carteira de trabalho, título de eleitor ou registro administrativo de nascimento indígena (Rani), caso a pessoa seja indígena.

Quem não tiver documentação ou registro civil pode inscrever-se no Cadastro Único, mas só poderá ter acesso a programas sociais após apresentar os documentos necessários. No caso de quilombolas e indígenas, os responsáveis familiares estão dispensados de apresentar o CPF ou título de eleitor, caso não o tenham, mas devem levar pelo menos um dos documentos de identificação mencionados anteriormente.

Etapas seguintes

Após a apresentação dos documentos, um funcionário da prefeitura entrevistará o responsável familiar, para conferir os dados e traçar o perfil da família. A conversa pode ser registrada em formulário de papel ou pelo computador, no Sistema de Cadastro Único. Caberá ao entrevistador social entregar o formulário preenchido ou impresso, pedir a assinatura do responsável familiar e fornecer um comprovante de cadastramento.

O Sistema de Cadastro Único verificará se as pessoas da família têm um Número de Inscrição Social (NIS). Caso não o tenham, o sistema gerará um número em até 48 horas. O NIS é necessário para a participação em todos os programas sociais.

Caso o Cras ou os demais pontos de atendimento não queiram fazer o cadastramento, o cidadão pode fazer uma denúncia à Ouvidoria do Ministério da Cidadania. Basta ligar para o telefone 121.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Com número falso, criminosos utilizam foto da secretária Geisa Novaes para aplicar golpes

A informação foi divulgada pela gestora na tarde deste sábado, 04.

Compartilhe

Publicado

em

Criminosos estão se passando pela secretária de Educação de Cruz das Almas, Geisa Novaes, para aplicar golpes na internet. A informação foi divulgada pela gestora na tarde deste sábado, 04.

De acordo com a secretária, os golpistas estão utilizando um número de telefone falso com sua foto no aplicativo WhatsApp, solicitando transferência via Pix para os contatos e amigos.

Em sua rede social, Geisa Novaes alertou as seus amigos e solicitou que realizem o bloqueio do número (75) 9 9853-5659. “Meus amores, não mudei de número, estão usando a minha foto e o meu nome para brincadeiras de mal gosto e golpes! Desconsiderem qualquer informação de números estranhos. Fiquem atentos”, escreveu.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

PM divulga detalhes da ação que resultou em suspeito baleado em Cruz das Almas

Na ação, os militares conseguiram apreender um tablete de maconha e um aparelho celular.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: ASCOM 27ª CIPM

A Polícia Militar divulgou o resultado da ação em que um suspeito foi baleado na noite de ontem, 03, no bairro Areal, em Cruz das Almas.

De acordo com a 27ª CIPM, uma guarnição da Polícia Militar estava realizando rondas na região quando avistou dois indivíduos em uma motocicleta em atitude suspeita e decidiu abordar. Durante tentativa de abordagem, a dupla fugiu do local efetuando disparos de arma de fogo contra a guarnição, que revidou dando início a um confronto que resultou em um deles baleado.

Com ferimento na perna, o suspeito de vulgo “Malhado” foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), mas seu estado de saúde não foi revelado, enquanto o comparsa conseguiu fugir.

Na ação, os militares conseguiram apreender um tablete de maconha e um aparelho celular. O material foi apresentado na Delegacia Territorial.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Taça 29 de Julho: novas disputas do campeonato acontecem neste domingo no Estádio do Barbosão

O torneio tem a participação de 14 equipes.

Compartilhe

Publicado

em

Neste domingo, (05), o Estádio do Barbosão, em Cruz das Almas, será palco de mais dois jogos da tradicional Taça 29 de Julho. A primeira partida vai acontecer às 8h entre Cruzalmense x Palmeiras da Pumba. O segundo jogo será às 10h onde se enfrentam Cruzeiro da Pumba x Cruzeiro da Coplan.

Organizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, a Taça 29 de Julho é um campeonato que celebra o aniversário da cidade e que tem movimentado o estádio. O torneio tem a participação de 14 equipes que competem por um prêmio inédito de 35 mil reais. A final da competição está marcada para acontecer no dia 28 de julho.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas