conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Leo Prates relata recorde de pacientes regulados em Salvador e alerta: ‘UPAs estão em pré-colapso’

Publicado

em

O secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, falou sobre as condições das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital, nesta quinta-feira (25). Segundo ele, a cidade está na situação mais crítica da pandemia, e isso reflete diretamente nos atendimentos médicos.

“Nós estamos na situação mais crítica da pandemia e das UPAs. Nós tivemos 133 pedidos de regulação nas últimas 24 horas. Nós regulamos 66 pacientes, recorde absoluto. E mesmo assim, amanhecemos com recorde absoluto de 67 pessoas aguardando a regulação”. “Eu diria, com muita clareza, que as UPAs estão em pré-colapso”.

Léo explicou ainda que a sobrecarga é no sistema geral, não só nas UPAs. A demanda de pacientes doentes para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está sendo maior do que a capacidade de vagas em UPAs e hospitais.

“O sistema público de saúde funciona com uma taxa que é uma equação matemática simples: o numerador é a demanda, o denominador é a oferta, o resultado disso tem que ser menor do que um, para o sistema não entrar em colapso. Nós estamos trabalhando nessas duas frentes. Uma melhorando o denominador, aumentando a oferta de leitos”.

“A oferta de leitos não tem sido tão rápida quando a demanda e ela tem uma capacidade finita”, destacou o secretário.

O secretário disse ainda que, além de não ser possível abrir leitos indefinidamente, esse não é um plano adequado, porque o ideal é que as pessoas não sejam hospitalizadas.

“A estratégia de aumentar leitos de UTI não é a ideal para o paciente, porque a ideal é que não se fique doente, porque quem entra em leitos de UTI tem grandes chances de falecer. O ideal é que não se precise chegar ao leito de UTI e que se tente diminuir a demanda com medidas restritivas”.

Gripário

Nesta quinta-feira, o sexto gripário da capital foi inaugurado no Parque São Cristóvão. As unidades de atendimento às sindomes gripais são necessárias para prestar atendimento à população e desafogar o fluxo de pacientes nas UPAs.

“O gripário é uma estratégia que Salvador criou para aumentar a capacidade de atendimento à população. A UPA fica reservada para outras doenças que não as respiratórias. Isso permite evitar a contaminação de eventuais pacientes que vão para a UPA, uma contaminação geral de pacientes com coronavírus. E isso nos ajuda também no fluxo da UPA”.

Na capital baiana, as UPAs e os gripários possuem a mesma estrutura: dez salas de enfermaria e duas salas vermelhas, onde são atendidos os pacientes mais graves em leitos de UTI.

“O gripário tem duas salas vermelhas, as salas vermelhas têm respirador. É uma estrutura temporária. O ideal é o paciente estar em um hospital, mas nos casos de extrema emergência – que nós estamos nos aproximando dele –, o paciente tem condição de permanecer com todo cuidado e com toda a atenção”, explicou Léo Prates.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Mulher e criança ficam feridas após acidente com moto na BA-496, em São Felipe

Acidente aconteceu na noite de ontem, 01.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: reprodução / Beni Comunicação

Uma mulher e uma criança ficaram feridas após acidente com moto na noite de ontem, 01, na BA-496, no município de São Felipe.

As vítimas, que não tiveram os nomes divulgados, foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. O estado de saúde delas é desconhecido.

Até a publicação desta matéria não havia informações sobre as circunstâncias do acidente.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Bebê de 1 ano é encontrado morto após desaparecer em praia de Salvador

Gabriel dos Santos Cordeiro foi encontrado por pescadores, no mar, atrás de um condomínio residencial, em Periperi.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

Um bebê de 1 ano e 6 meses foi encontrado morto, por pescadores, no mar, atrás de um condomínio residencial, no bairro de Periperi, no subúrbio de Salvador, na manhã desta quinta-feira (02). Gabriel dos Santos Cordeiro era procurado pela família desde quarta (1°), quando o menino desapareceu na praia do bairro de Praia Grande, que fica na mesma região.

Gabriel Conceição foi visto pela última vez quando brincava na areia. O desaparecimento dele foi registrado na noite de quarta, na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca)

Antes de ser encontrado pelos pescadores, a família de Gabriel Conceição afirmava não acreditar que o menino entrou no mar, porque ele tinha medo de água.

“A gente não sabe mesmo. Não sabemos se entrou na água, se foi sequestro… Estamos desesperados”, disse a marisqueira Lucineide Conceição, tia do menino.

“Nós entramos no mar, olhamos a região toda e nada. Foi tudo muito rápido”, contou a tia do bebê.

Um vídeo mostra o momento que Gabriel Conceição, que estava com uma bermuda jeans e sem camisa, brincava na areia da praia, antes de desaparecer.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Com João Gomes, Flávio José e Santanna, Prefeitura de Sapeaçu divulga atrações do São João

A festa junina vai acontecer entre os dias 22 e 24 de junho.

Compartilhe

Publicado

em

Fotos: divulgação / redes sociais

A Prefeitura de Sapeaçu divulgou nesta quarta-feira, 01, as primeiras atrações do São João 2024. A festa junina vai acontecer entre os dias 22 e 24 de junho.

As atrações confirmadas foram: João Gomes; Flávio José; Santanna o Cantador; Escandurras; Psirico; João Almeida; Kart Love; Rasga Tanga; Sarapatel com Pimenta.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas