conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

MP recomenda exoneração de servidores em Cruz das Almas em situação de nepotismo

Publicado

em

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Adriano Marques, recomendou hoje (8) ao Município de Cruz das Almas que anule, no prazo de 15 dias, as nomeações de todos os ocupantes de cargos em comissão e funções de confiança ou contratados temporariamente que sejam cônjuges, companheiros ou parentes por linha direta, colateral ou afinidade, até terceiro grau, da autoridade nomeante ou de outro servidor da mesma pessoa jurídica. O MP apura denúncias de que o prefeito teria realizado nomeações irregulares, que configurariam nepotismo.

“A administração municipal não deve celebrar contratação de pessoal em práticas vedadas pela Sumula Vinculante nº 13, caracterizada como nepotismo”, destacou o promotor de Justiça. Ele complementou que tanto a nomeação para cargos em comissão e funções de confiança quanto as contratações temporárias são formas excepcionais de admissão de servidores públicos, cujo provimento não se dá com o mesmo rigor e objetividade imposto no provimento de cargos mediante concurso.

No documento, o MP recomendou também que o Município passe a exigir que os nomeados para cargos em comissão e funções de confiança ou contratados temporariamente assinem declaração atestando que não se encontram nas situações vedadas pela Súmula Vinculante nº 13; e encaminhe, no prazo de 30 dias, projeto de lei à Câmara de Vereadores, com o propósito de estabelecer expressamente a proibição de nomeação para cargos políticos não eletivos, cargos em comissão e funções de confiança ou contratos temporários, de cônjuges, companheiros ou parentes por linha direta, colateral ou afinidade, até terceiro grau, da autoridade nomeante ou de outro servidor da mesma pessoa jurídica. Inclui-se ainda a proibição de nomeações de servidores em reciprocidade a outras funções de confiança efetuadas em pessoa jurídica diversa ou por força de troca de favores de qualquer natureza.

Além disso, o Município deve estipular a proibição de contratação por dispensa ou inexigibilidade de licitação de pessoa jurídica na qual haja administrador ou sócio com poder de direção, que seja familiar de autoridade ou servidor público; e proibir a prestação de serviços por familiar de agente público vinculado ao Município, dentro das situações enunciadas na Súmula Vinculante nº 13, por intermédio de empresa contratada ou conveniada com a administração pública municipal. ‘0 princípio da impessoalidade possui estrita relação com os princípios da moralidade e da eficiência administrativa, e todos impõe aos gestores públicos o dever de buscarem o máximo resultado no atendimento ao interesse público, sendo vedada a utilização da administração pública para a obtenção de benefícios ou privilégios para si ou para terceiros”, ressaltou o promotor de Justiça.

Compartilhe

CRUZ DAS ALMAS

Com número falso, criminosos utilizam foto da secretária Geisa Novaes para aplicar golpes

A informação foi divulgada pela gestora na tarde deste sábado, 04.

Compartilhe

Publicado

em

Criminosos estão se passando pela secretária de Educação de Cruz das Almas, Geisa Novaes, para aplicar golpes na internet. A informação foi divulgada pela gestora na tarde deste sábado, 04.

De acordo com a secretária, os golpistas estão utilizando um número de telefone falso com sua foto no aplicativo WhatsApp, solicitando transferência via Pix para os contatos e amigos.

Em sua rede social, Geisa Novaes alertou as seus amigos e solicitou que realizem o bloqueio do número (75) 9 9853-5659. “Meus amores, não mudei de número, estão usando a minha foto e o meu nome para brincadeiras de mal gosto e golpes! Desconsiderem qualquer informação de números estranhos. Fiquem atentos”, escreveu.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

PM divulga detalhes da ação que resultou em suspeito baleado em Cruz das Almas

Na ação, os militares conseguiram apreender um tablete de maconha e um aparelho celular.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: ASCOM 27ª CIPM

A Polícia Militar divulgou o resultado da ação em que um suspeito foi baleado na noite de ontem, 03, no bairro Areal, em Cruz das Almas.

De acordo com a 27ª CIPM, uma guarnição da Polícia Militar estava realizando rondas na região quando avistou dois indivíduos em uma motocicleta em atitude suspeita e decidiu abordar. Durante tentativa de abordagem, a dupla fugiu do local efetuando disparos de arma de fogo contra a guarnição, que revidou dando início a um confronto que resultou em um deles baleado.

Com ferimento na perna, o suspeito de vulgo “Malhado” foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), mas seu estado de saúde não foi revelado, enquanto o comparsa conseguiu fugir.

Na ação, os militares conseguiram apreender um tablete de maconha e um aparelho celular. O material foi apresentado na Delegacia Territorial.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Taça 29 de Julho: novas disputas do campeonato acontecem neste domingo no Estádio do Barbosão

O torneio tem a participação de 14 equipes.

Compartilhe

Publicado

em

Neste domingo, (05), o Estádio do Barbosão, em Cruz das Almas, será palco de mais dois jogos da tradicional Taça 29 de Julho. A primeira partida vai acontecer às 8h entre Cruzalmense x Palmeiras da Pumba. O segundo jogo será às 10h onde se enfrentam Cruzeiro da Pumba x Cruzeiro da Coplan.

Organizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, a Taça 29 de Julho é um campeonato que celebra o aniversário da cidade e que tem movimentado o estádio. O torneio tem a participação de 14 equipes que competem por um prêmio inédito de 35 mil reais. A final da competição está marcada para acontecer no dia 28 de julho.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas