conecte-se conosco




SEGURANÇA

Operação com mandados na BA e RJ prende 20 suspeitos; duas pessoas morreram

Publicado

em

Uma operação com quase 200 agentes da Polícia Civil, realizada na manhã desta terça-feira (16), resultou na prisão de 20 suspeitos de tráfico de drogas, homicídios, corrupção de menores e roubos contra instituições financeiras. Os mandados expedidos na operação foram cumpridos em cidades baianas e no Rio de Janeiro.

Um homem apontado como líder de um dos grupos alvos da operação, conhecido como Vado Gordo, foi preso em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, em um imóvel de classe média. Ele vinha sendo investigado após ter pago R$ 9 mil em um hospital particular para a realização do parto da companheira.

Denominada “Operação Tupinambá”, a ação ocorreu para cumprir 23 mandados de prisão contra os suspeitos de envolvimento com o crime organizado, em várias cidades do interior baiano. Quinze homens foram presos em Madre de Deus, São Francisco do Conde, Candeias e Inhambupe. Dois suspeitos trocaram tiros com policiais e não resistiram aos ferimentos.

Outras duas ordens de prisão foram cumpridas em presídios de Simões Filho, também na região metropolitana, e em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. De acordo com a delegada Andréa Ribeiro, coordenadora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), as investigações vinham acontecendo há cerca de oito meses e foi possível levantar os dados dos investigados.

“Foi uma ação integrada entre os departamentos da polícia, que propiciou a troca de informações e a prisão de pessoa envolvidas no tráfico de drogas, mas também na prática de homicídios e outros crimes violentos. Agora vai nos permitir aprofundar informações que possam nos levar à conclusão dos inquéritos relacionados aos crimes com a possibilidade real de neutralizar a ação desses indivíduos e levar à condenação pela justiça criminal”, declarou.

Prisão no Rio de Janeiro

Um dos principais líderes de um dos grupos investigados, conhecido como Vado Gordo, foi encontrado em um imóvel com piscina e padrão de classe média, no bairro Vila Santa Cruz, em Duque de Caxias (RJ). Segundo a delegada, ele já era investigado por vários crimes e foi encontrado com R$ 13 mil em espécie na residência.

“No curso da investigação observamos que esse individuo respondia a vários processos criminais, tanto por tráfico como por homicídios. O mandado de prisão em aberto mais recente foi expedido na operação do Draco no ano passado, expedido pela Vara de Combate ao Crime Organizado. Agora conseguimos cumprir com nossas equipes no terreno”, afirmou.

Ele estava escondido no Rio de Janeiro desde 2017, e a polícia não informou se Vado mantinha relações com grupos criminosos no RJ ou se agia somente na Bahia.

“A gente sabe que a atuação do indivíduo que foi preso no Rio de Janeiro não se restringe somente a Madre de Deus, São Francisco e São Sebastião do Passé. Teremos 30 dias para conclusão do inquérito e essas informações serão checadas”, disse a delegada.

Participaram da operação equipes de sete departamentos da Polícia Civil, do serviço de investigação da SSP, agentes da Polícia Militar e da Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap).

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Mulher tem veículo roubado e incendiado por criminosos em Santo Estêvão

A vítima não ficou ferida.

Compartilhe

Publicado

em

Na tarde deste sábado, 04, três criminosos armados renderam uma mulher e roubaram seu carro na localidade do Brejo, em Santo Estêvão.

De acordo com informações, após o crime os homens atearam fogo no veículo em uma estrada vicinal, em seguida fugiram do local. A vítima não ficou ferida.

Uma equipe da Polícia Militar foi acionada, mas até a publicação desta matéria ninguém havia sido preso. A autoria e motivação do crime estão sendo investigadas pela Polícia Civil.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Motorista por aplicativo é morto a tiros em Salvador

Assassinato ocorreu na madrugada deste sábado (3).

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um motorista por aplicativo foi morto a tiros e teve o carro roubado na madrugada deste sábado (4), em Salvador. O crime aconteceu na Av. Luís Viana Filho, a Paralela, e foi registrado pela câmera interna do veículo. Menos de 24 horas depois, os suspeitos foram capturados.

A vítima é Marcos Luis Silva Alves, de 29 anos. O corpo do jovem foi liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) por volta das 14h20 para velório e sepultamento.

Informações iniciais obtidas pela TV Bahia apontam que ele teria aceitado uma corrida no bairro do Imbuí para levar dois homens à região do Shopping Paralela. A filmagem mostra um suspeito no banco do carona e o segundo, que aponta a arma para a cabeça da vítima, no banco de trás.

Os autores do crime atacaram o motorista a tiros no meio do trajeto. Em seguida, os dois deixaram a cena do crime levando o carro, de modelo Renault Kwid.

O veículo foi localizado horas depois por equipes da Polícia Militar. O automóvel estava na localidade conhecida como Boiadeiro, em São João do Cabrito, no subúrbio da capital baiana.

Já os suspeitos foram detidos por equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), vinculados a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV). Os dois foram encontrados em Simões Filho, município na Região Metropolitana de Salvador.

Um deles tentou resistir à prisão e entrou em confronto com os policiais, mas foi baleado nas nádegas. O homem foi socorrido para um hospital, enquanto seu comparsa segue direto para uma unidade policial.

Em nota, a Polícia Civil informa que a investigação é conduzida pela 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central), que deve apurar autoria, motivação e circunstâncias do assassinato. O crime é tratado como latrocínio.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Adolescente é resgatada em casa noturna em Salvador; dono do estabelecimento foi preso

Espaço foi fechado pela polícia durante a operação Caminhos Seguros.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Haeckel Dias/Polícia Civil

Um homem foi preso em flagrante na noite de sexta-feira (3), suspeito de exploração sexual infantojuvenil, em uma casa noturna em Salvador. De acordo com a Polícia Civil (PC), uma adolescente foi resgatada no local.

O espaço fica em Itapuã, um dos bairros mais famosos da orla da capital baiana, eternizado nos versos de Dorival Caymmi, Toquinho e Vinícius de Moraes.

Conforme a Polícia Civil, a jovem retirada do estabelecimento prestou depoimento em caráter especial e foi entregue aos familiares. O homem também foi ouvido e segue preso neste sábado (4), à disposição da Justiça. Ele não teve nome divulgado.

O dono da casa noturna foi autuado por favorecimento à prostituição, já que é apontado como responsável por manter a prática no espaço, que foi fechado. O imóvel é amplo, conta com uma piscina e diversos cômodos privativos.

Uma pistola semiautomática, munições, seiscentos e cinquenta reais em dinheiro, máquinas de cartão de crédito, documentos e um computador foram apreendidos. O material será encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

A ação fez parte da operação nacional Caminhos Seguros, realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Secretaria Nacional de Segurança (Senasp), e é executada na Bahia pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), e da Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ).

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas