conecte-se conosco




SEGURANÇA

Operação contra quadrilha de roubo a banco termina com três mortos e um preso

Ação apreendeu armas, drogas, placas de carros e roupas camufladas usadas nos assaltos.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Arisson Marinho/CORREIO

A Operação Blindagem, que cumpriu, nesta terça-feira (24), mandados de prisão, busca e apreensão em Salvador, na RMS, Cruz das Almas e Cachoeira contra suspeitos de envolvimento em roubos contra instituições financeiras no estado, terminou com três homens mortos e um preso em Salvador. Os alvos faziam parte de um grupo criminoso de assaltantes a banco que agia em diversas cidades ao longo do território baiano e era investigado desde novembro. Dos quatro homens alcançados pela polícia nesta operação estavam em Salvador, três acabaram reagindo a ação policial.

Quando os agentes revidaram, eles foram baleados e socorridos ao hospital, mas não conseguiram resistir ao ferimento. Dois estavam em um imóvel em São Gonçalo e um na região da Baixa de Quintas. O quarto suspeito, que foi preso sem reagir, foi localizado no bairro de Marechal Rondon. Com as ações da semana passada, a Operação Blindagem já cumpriu 10 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão contra membros da quadrilha. Ao todo, sete integrantes foram alcançados e três seguem foragidos no interior. Entre os que foram encontrados, com as diligências desta terça-feira, cinco acabaram mortos em confronto.

Odair Carneiro, delegado da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra Instituições Financeiras do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), falou sobre a ação e deu destaque ao fato da operação desmobilizar a quadrilha. “Eles são autores dos roubos a banco de Simões Filho na última semana, de Muritiba em novembro de 2022 e em Irará em outubro. O desmonte do grupo dá segurança a sociedade, visto que eram violentos nas suas ações criminosas”, fala.

Outros crimes

Quem reforça o caráter perigoso dos integrantes do grupo que foi alvo da operação é o delegado Adailton Adan, da Coordenação de Repressão a Extorsão Mediante Sequestro. A coordenação também participou das investigações que conseguiram localizar o grupo. “Sem dúvida, eram homens bastante violentos. Pelo modus operandi e pela forma que realizam os roubos a banco, levando terror onde passavam, é possível perceber que são indivíduos muito perigosos”, fala o delegado Adan.

A coordenação de combate a extorsão mediante sequestro participou das ações porque, além dos roubos a banco, o grupo é responsável pelo sequestro de um empresário no bairro do IAPI, em Salvador, na última sexta-feira (20).”É uma quadrilha multifacetada que participa de vários eventos criminosos, levando intranquilidade a comunidade de Salvador e terror ao interior”, fala Adan. “No caso do sequestro, eles foram roubar o veículo. Porém, perceberam que se tratava de um empresário e fizeram a vítima de refém por quatro horas antes de liberá-la”, complementa Adan.

Ao todo, a polícia estima que 16 pessoas faziam parte deste grupo, o que indica que mais mandados de prisão devem ser expedidos em breve. Nos mandados já cumpridos, foram apreendidas armas – sendo duas submetralhadoras -, drogas, malote de dinheiro, placas de carro, diversas munições e roupas camufladas.

Redução dos roubos a banco

Apesar da ação do grupo, em 2022, os roubos a bancos na Bahia, de 1º de janeiro a 31 de dezembro, apresentaram redução de 63%. Em números absolutos, foram 17 ocorrências contra 46 no mesmo período de 2021.

Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancário da Bahia, reconhece que houve uma redução no número de ocorrências, mas destaca a necessidade de zerar casos como esse no estado. “A gente entende que cada caso desse é muito traumático. Traz prejuízos para quem trabalha e abalo psíquico para quem mora no entorno. Por isso, cobramos medidas para reduzir ainda mais os números de explosões e assaltos nas agências”, fala.

Sobre a Operação Blindagem, o presidente afirma que considera um avanço todas as ações que visam desbaratar essas quadrilhas que estão especializadas no ataque a instituições financeiras. “A operação é importante porque entendemos que a melhor forma de enfrentar esses crimes que afetam as agências bancárias é exatamente a partir da inteligência policial e através de medidas preventivas”, completa.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Polícia Militar intensifica policiamento em Maragogipe

A operação envolve patrulhamento ostensivo e ações estratégicas.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

Guarnições da 27ª CIPM e da Rondesp Recôncavo intensificaram o policiamento no município de Maragogipe. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 02.

De acordo com a Polícia Militar, a ação visa aumentar a vigilância e a presença policial, abordando diretamente as preocupações da comunidade local com a segurança.

A operação envolve patrulhamento ostensivo e ações estratégicas para prevenir crimes e infrações, contribuindo significativamente para a diminuição de ocorrências delituosas e para a promoção de um ambiente mais seguro para a população.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Maragogipe: jovem trans suspeita de roubos é espancada por membros de facção

Segundo infromações, a vítima teria sido submetida ao “tribunal do crime”.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: reprodução / Alô Juca

Uma jovem trans de 19 anos foi espancada por criminosos na madrugada da última quarta-feira, 01, no município de Maragogipe.

Segundo infromações, a vítima teria sido submetida ao “tribunal do crime” de uma facção criminosa após ser suspeita de cometer assaltos na região.

Com ferimentos no corpo todo, a jovem foi socorrida por uma equipe do SAMU e encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde está internada em estado grave.

O caso foi rgeistrado na Delegacia Territorial.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Conselho Tutelar acompanha caso de abuso sexual infantil em São Félix

O caso já chegou ao conhecimento da Polícia Civil.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Conselho Tutelar de São Félix recebeu uma denúncia de abuso sexual infantil no município. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 02, pelo site Diário da Notícia.

De acordo com relatos, a vítima de 8 anos teria sido violentada por um familiar na zona rural da cidade.

O caso já chegou ao conhecimento da Polícia Civil, que trabalha para elucidar o crime o mais breve possível.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas