conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Queimadas no oeste da Bahia chegam ao 15° dia; bombeiros tentam apagar focos de incêndios

Publicado

em

As queimadas no oeste da Bahia chegaram ao 15° dia nesta terça-feira (21). Bombeiros tentam apagar focos de incêndios, que estão espalhados por ao menos seis municípios da região.

Na zona rural do oeste baiano, cidades registram temperaturas acima dos 35°C. A baixa umidade e os ventos ajudam a propagar as chamas.

Cento e quinze bombeiros trabalham no combate às chamas, sendo 61 deles especialistas em incêndios florestais. Seis aeronaves ajudam nos trabalhos.

Os pontos mais críticos, com maiores números de focos, estão na Serra das Emas, em Morpará, no povoado da Nanica, em Barreiras, e na cidade de Luís Eduardo Magalhães.

Em Luís Eduardo Magalhães, os incêndios acontecem em áreas de fazendas. Trabalham no local 20 bombeiros, que contam com a ajuda de duas aeronaves.

A partir desta terça, um posto de comando começou a funcionar em Barreiras e em Lençóis, cidade que fica na Chapada Diamantina. São espécies de gabinetes de crises, que vão ter o papel de gerenciar o combate aos incêndios.

Na BR-242, depois da entrada da cidade de Itaberaba, um foco de incêndio foi visto por motoristas que passavam pelo local, na tarde desta quinta. Horas depois, brigadistas trabalharam para apagar incêndios na comunidade de Tanquinho, que fica a 20 quilômetros de Lençóis, perto do aeroporto da cidade.

O incêndio no local começou no domingo (19), na tarde de segunda-feira (20) as chamas aumentaram bastante por causa do calor, mas foram controladas no mesmo dia. No entanto, as queimadas voltaram a acontecer nesta terça.

Na região norte, três ocorrências foram registradas nesta terça. A primeira aconteceu em Uibaí, a segunda em Pilão Arcado e a última em Campo Alegre de Lourdes.

Em Uibaí, o incêndio acontece há quatro dias e 26 brigadistas atuam no local. Na tarde de segunda, o principal foco foi controlado, mas nesta terça as chamas voltaram a aparecer.

Em Pilão Arcado, o incêndio começou na última semana e mais de 15 quilômetros de extensão de mata já foi destruída, inclusive atingindo parte do Piauí.

Na cidade de Campo de Lourdes, as chamas começaram nesta terça, nas regiões de Aroueiras até Baixãozinhos. No local há casas e plantações, cinco bombeiros, que estavam em São Raimundo Nonato, no Piauí, foram deslocados para iniciar os trabalhos.

No sudoeste do estado, 23 brigadistas trabalham para conter as chamas no Parque Nacional de Boa Nova, que cobre os municípios de Boa Nova, Dário Meira e Manoel Vitorino. Além deles, bombeiros de Jequié e Contendas do Sincorá e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também estão no local.

O incêndio começou a atingir a vegetação nativa do parque na segunda-feira e a previsão era de que fosse controlado na manhã desta terça, mas por causa do do forte calor, as chamas continuaram. Cerca de 50 hectares foram queimados, o que corresponde a 50 campos de futebol.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Mulher e criança ficam feridas após acidente com moto na BA-496, em São Felipe

Acidente aconteceu na noite de ontem, 01.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: reprodução / Beni Comunicação

Uma mulher e uma criança ficaram feridas após acidente com moto na noite de ontem, 01, na BA-496, no município de São Felipe.

As vítimas, que não tiveram os nomes divulgados, foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. O estado de saúde delas é desconhecido.

Até a publicação desta matéria não havia informações sobre as circunstâncias do acidente.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Bebê de 1 ano é encontrado morto após desaparecer em praia de Salvador

Gabriel dos Santos Cordeiro foi encontrado por pescadores, no mar, atrás de um condomínio residencial, em Periperi.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

Um bebê de 1 ano e 6 meses foi encontrado morto, por pescadores, no mar, atrás de um condomínio residencial, no bairro de Periperi, no subúrbio de Salvador, na manhã desta quinta-feira (02). Gabriel dos Santos Cordeiro era procurado pela família desde quarta (1°), quando o menino desapareceu na praia do bairro de Praia Grande, que fica na mesma região.

Gabriel Conceição foi visto pela última vez quando brincava na areia. O desaparecimento dele foi registrado na noite de quarta, na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca)

Antes de ser encontrado pelos pescadores, a família de Gabriel Conceição afirmava não acreditar que o menino entrou no mar, porque ele tinha medo de água.

“A gente não sabe mesmo. Não sabemos se entrou na água, se foi sequestro… Estamos desesperados”, disse a marisqueira Lucineide Conceição, tia do menino.

“Nós entramos no mar, olhamos a região toda e nada. Foi tudo muito rápido”, contou a tia do bebê.

Um vídeo mostra o momento que Gabriel Conceição, que estava com uma bermuda jeans e sem camisa, brincava na areia da praia, antes de desaparecer.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Com João Gomes, Flávio José e Santanna, Prefeitura de Sapeaçu divulga atrações do São João

A festa junina vai acontecer entre os dias 22 e 24 de junho.

Compartilhe

Publicado

em

Fotos: divulgação / redes sociais

A Prefeitura de Sapeaçu divulgou nesta quarta-feira, 01, as primeiras atrações do São João 2024. A festa junina vai acontecer entre os dias 22 e 24 de junho.

As atrações confirmadas foram: João Gomes; Flávio José; Santanna o Cantador; Escandurras; Psirico; João Almeida; Kart Love; Rasga Tanga; Sarapatel com Pimenta.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas