conecte-se conosco




BAHIA

Sistema ferry-boat tem esquema especial no feriado da Independência do Brasil

Cinco ferries estarão disponíveis entre os dias 6 e 12 de setembro.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Internacional Travessias Salvador (ITS)

O sistema ferry-boat vai contar com uma operação especial entre os dias 6 e 12 de setembro por causa do fluxo do feriado da Independência do Brasil, celebrado na quinta-feira (7).

A Internacional Travessias Salvador informou que cinco ferries estarão disponíveis:

  • Ivete Sangalo
  • Maria Bethânia
  • Pinheiro
  • Rio Paraguaçu
  • Zumbi dos Palmares

As saídas vão acontecer de hora em hora, com funcionamento regular das 5h às 23h30, de segunda à sábado, e das 6h às 23h30 nos domingos e feriados.

Há possibilidade de horários extras caso haja aumento da demanda durante o feriado, de acordo com a disponibilidade dos barcos.

A previsão é que, neste ano, o fluxo seja igual ou superior a 5% em relação ao movimento registrado em 2022, no mesmo período, quando foram transportados entre os dois terminais um total de 97,5 mil pessoas e 15,9 mil veículos.

Durante o feriado, motoristas precisam estar atentos aos dias de suspensão da travessia de veículos pesados. No sentido Salvador-Ilha de Itaparica, a suspensão de embarque de caminhões é das 5h da quarta-feira até as 15h de quinta-feira.

Já no sentido Ilha de Itaparica- Salvador, a suspensão é válida das 5h de domingo (10) até as 15h de segunda-feira (11). Veículos pesados que transportam alimentos, e também pacientes em tratamento médico fora do domicílio, poderão embarcar normalmente no período de restrição.

A Internacional Travessias Salvador informa ainda que o serviço de recarga do cartão Ferrycard estará disponível, mesmo nos dias de operação especial, em guichê específico.

Caso seja necessária a troca ou entrega de cartões, o horário de funcionamento do setor é de segunda a sexta-feira, de 8h30 até 12h e das 13h30h às 17h. Não há funcionamento aos sábados, domingos e feriados.

Hora marcada

Os passageiros do sistema ferry-boat têm a opção do serviço de hora marcada, que conta com 210 horários extras, considerando viagens de ida e retorno.

São 80 novos horários no sentido Salvador/Itaparica e 130 novos horários no sentido Itaparica/Salvador. As vagas para consulta e compra podem ser acessadas no site.

O agendamento para transporte de veículos de passeio deve ser realizado pelo SAC Digital. Diferente do serviço “Hora Marcada”, nesta modalidade de agendamento não é necessário efetuar o pagamento antecipado e também não há taxa de serviço.

No site oficial da ITS é possível acessar o Filômetro, plataforma que permite a consulta prévia sobre o melhor momento para se dirigir ao terminal e desta forma, evita filas.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Baianos estão desaparecidos depois das fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Casal estava no município de Estrela-RS e não faz contato com a família desde o último dia 30.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

O casal de baianos, Juliene Ferreiras Lopes, 19 anos, e Lucas Ferreira Borges, 22 anos, está desaparecido, desde o último dia 30, no município de Estrela, Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. A região é uma das afetadas pelos temporais que atingem o estado e já deixaram 39 mortos, 68 desaparecidos e 74 feridos.

Juliene e Lucas mudaram para o Rio Grande do Sul, há cerca de seis meses, para trabalhar. A família estava mantendo contato com os dois desde que os temporais começaram.

Na terça-feira (30), eles perderam contato com o casal. A última informação que tiveram foi a de que Juliene e Lucas estavam num abrigo por conta das chuvas.

A irmã de Juliene, Carol Lopes, disse que falava com ela ao telefone quando Juliene avisou que precisaria desligar a chamada porque o abrigo estava sendo alagado. Desde então, a família não teve mais notícias do casal.

A família disse ainda que já tentou contato com o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, mas não obteve retorno.

O g1 Bahia entrou em contato com a Polícia Civil de Porto Alegre, que disse não ter ainda o nome das pessoas desaparecidas pela dificuldade de acesso e de contato com as áreas isoladas pela chuva.

CONTEÚDO g1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Sobe para 59 número de mortes por dengue na Bahia

Dados foram atualizados pela Secretaria de Saúde do Estado no dia 3 de maio.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Raul Santana/Fiocruz/Divulgação

Com a confirmação de mais mortes, nesta sexta-feira (3), sobe para 59 o número de vítimas da dengue na Bahia. O estado tem 256 dos 417 municípios em epidemia da doença.

Os últimos três óbitos foram registrados em Encruzilhada, Jacaraci e Vitória da Conquista, cidades localizadas no sudoeste do estado.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) indicou um aumento de 702,9% nos casos da doença em 2024. Até o dia 20 de abril, 153.404 casos prováveis foram notificados no estado. No mesmo período de 2023, o registro foi de 19.106 casos.

Vitória da Conquista segue liderando o número de casos, com 27.787, seguida por Salvador, com 7.208, e Feira de Santana, com 6.891 casos prováveis da doença.

A Bahia possui taxa de letalidade de 2,9%, menor do que a média nacional.

Veja abaixo a lista de cidades onde ocorreram mortes por conta da dengue:

  • Vitória da Conquista (13)
  • Jacaraci (5)
  • Feira de Santana (4)
  • Juazeiro (4)
  • Piripá (3)
  • Caetité (2)
  • Santo Antônio de Jesus (2)
  • Barra do Choça (2)
  • Coaraci (2)
  • Caetanos (1)
  • Campo Formoso (1)
  • Carinhanha (1)
  • Encruzilhada (3)
  • Guanambi (1)
  • Ibiassucê (1)
  • Irecê (1)
  • Macaúbas (1)
  • Palmas de Monte Alto (2)
  • Santo Estevão (1)
  • Seabra (1)
  • Várzea Nova (1)
  • Bom Jesus da Lapa (1)
  • Caculé (1)
  • Ipiaú (1)
  • Luís Eduardo Magalhães (1)
  • Caraíbas (1)
  • Maraú (1)
  • Tanque Novo (1)

Chikungunya e zika

Além da dengue, o mosquito aedes aegypti também transmite outras duas arboviroses: zika e chikungunya.

Neste ano, foram registrados dois óbitos por chikungunya nos municípios de Teixeira de Freitas e Ipiaú. Nenhum óbito por zika foi confirmado.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

A iniciativa contemplará os Cartórios Eleitorais de Salvador e do interior do estado.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Divulgação

A Bahia possui 1,6 milhão de eleitores com títulos cancelados (excluindo óbitos), segundo informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Diante da situação, o TRE-BA anunciou plantões para regularização no sábado (4) e domingo (5), das 8h às 14h, nas 19 zonas eleitorais de Salvador e em todas do interior do estado.

A iniciativa contemplará os Cartórios Eleitorais de Salvador e do interior do estado. As unidades do TRE-BA nos SACs não participarão do plantão.

Para ser atendido nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral é importante apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado, emitido há no máximo três meses.

No processo de alistamento eleitoral (primeiro título de eleitor), é importante destacar que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o passaporte não poderão ser usados isoladamente, devendo ser apresentada documentação complementar. O certificado de quitação militar também é pedido para homens que completam 19 anos no ano que fazem o documento.

Antes de comparecer ao cartório ou a um posto de atendimento da Justiça Eleitoral, a pessoa deve consultar sua situação cadastral nos seguintes canais:

Site do TRE-BA;
Central Telefônica (71) 3373-7000;
WhatsApp (71) 3373-7000

O título de eleitor é cancelado quando o cidadão para quem o voto é obrigatório, com idade entre 18 e 70 anos, deixa de votar por três eleições consecutivas e não justifica as ausências. Cada turno de votação é considerado uma eleição. O título também é cancelado quando o eleitor não comparece à revisão do eleitorado, promovida pela Justiça Eleitoral, em seu município.

Veja abaixo as cidades que mais registraram títulos eleitorais cancelados:

Salvador: 235.933;
Feira de Santana: 40.559;
Vitória da Conquista: 30.131;
Itabuna: 25.967;
Ilhéus: 22.922;
Jequié: 17.170;
Juazeiro: 13.194;
Camaçari: 13.194;
Lauro de Freitas: 12.803;
Alagoinhas: 11.173.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas