conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Temporada de baleias jubarte estimula ‘turismo de observação’ em Salvador

Publicado

em

A temporada de baleias jubarte tem estimulado o turismo de observação em Salvador. Segundo o presidente do Instituto Redemar Brasil, William Freitas, os animais estão mais costeiros, comportamento atípico em outros anos.

“Por acaso, esse ano elas estão com um comportamento atípico de estarem mais costeiras. É importante que a gente entenda essa interação e possa se preparar para ter uma relação muito mais harmônica com as baleias no período de migração”, disse William Freitas.

As primeiras baleias jubarte começaram a ser vistas no litoral baiano, em julho, em seu ritual anual de acasalamento e reprodução na costa brasileira. A espécie viaja da Antártida até o Brasil para se reproduzir e os primeiros indivíduos costumam chegar no mês de maio, e geralmente o espetáculo segue até o mês de novembro. Nesta temporada, mais de 20 mil baleias são esperadas no país.

Essa é a primeira temporada de observação do Instituto Redemar Brasil na capital baiana. O que tem chamado a atenção dos biólogos é a proximidade dos animais com a costa. As baleias voltaram a ocupar uma área que elas costumavam a frequentar há muitas décadas, o que pode ser explicado pelo trabalho de proteção e preservação da espécie.

“Como a população está crescendo, o último censo registrou 20 mil indivíduos e a gente mapeou as áreas por onde elas estão passando, então a gente já tem uma ideia dos locais onde elas aparecem mais vezes”, disse o biólogo e coordenador do Projeto Baleias Soteropolitanas, Victor Bandeira.

O ponto de partida para as pessoas que têm interesse em flagrar as passagens das baleias em Salvador é o Terminal Náutico, no coração da Baía de Todos-os-Santos.

“Importante que a gente esteja sempre atento aos primeiros sinais do comportamento, os borrifos e os splashs, que são os comportamentos de saltos delas. Contando com a sorte a gente pode avistar muito mais baleias, se aproximando delas e fazendo essa observação”, disse o supervisor do Projeto Baleias Soteropolitanas, Matheus Serra.

Os visitantes das baleias terminam satisfeitos com um verdadeiro espetáculo, com grandes acrobacias. O momento foi encarado como um presente para a turista Priscila Hortério, que fez o passeio.

“Foi muito inesquecível, porque um animal tão grandioso, a gente ver de perto. Foi inexplicável, mágico”, relatou.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Bebê de 1 ano é encontrado morto após desaparecer em praia de Salvador

Gabriel dos Santos Cordeiro foi encontrado por pescadores, no mar, atrás de um condomínio residencial, em Periperi.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

Um bebê de 1 ano e 6 meses foi encontrado morto, por pescadores, no mar, atrás de um condomínio residencial, no bairro de Periperi, no subúrbio de Salvador, na manhã desta quinta-feira (02). Gabriel dos Santos Cordeiro era procurado pela família desde quarta (1°), quando o menino desapareceu na praia do bairro de Praia Grande, que fica na mesma região.

Gabriel Conceição foi visto pela última vez quando brincava na areia. O desaparecimento dele foi registrado na noite de quarta, na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca)

Antes de ser encontrado pelos pescadores, a família de Gabriel Conceição afirmava não acreditar que o menino entrou no mar, porque ele tinha medo de água.

“A gente não sabe mesmo. Não sabemos se entrou na água, se foi sequestro… Estamos desesperados”, disse a marisqueira Lucineide Conceição, tia do menino.

“Nós entramos no mar, olhamos a região toda e nada. Foi tudo muito rápido”, contou a tia do bebê.

Um vídeo mostra o momento que Gabriel Conceição, que estava com uma bermuda jeans e sem camisa, brincava na areia da praia, antes de desaparecer.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Com João Gomes, Flávio José e Santanna, Prefeitura de Sapeaçu divulga atrações do São João

A festa junina vai acontecer entre os dias 22 e 24 de junho.

Compartilhe

Publicado

em

Fotos: divulgação / redes sociais

A Prefeitura de Sapeaçu divulgou nesta quarta-feira, 01, as primeiras atrações do São João 2024. A festa junina vai acontecer entre os dias 22 e 24 de junho.

As atrações confirmadas foram: João Gomes; Flávio José; Santanna o Cantador; Escandurras; Psirico; João Almeida; Kart Love; Rasga Tanga; Sarapatel com Pimenta.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Jacaré é resgatado em praia de Salvador

Animal estava em praia no bairro da Pituba. Resgate foi feito pela Guarda Civil Municipal.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Divulgação GCM

Banhistas que aproveitavam o feriado de sol em uma praia no bairro da Pituba, em Salvador, foram surpreendidos com a companhia de um jacaré. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (1º).

As pessoas acionaram a Guarda Civil Municipal (GCM), que fez o resgate do réptil. Um vídeo mostra o momento em que os agentes capturaram o animal.

De acordo com a GCM, o jacaré do tipo anão, de cerca de 1,5 m, será entregue a uma unidade do Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa).

O departamento ficará responsável pelo encaminhamento ao Centro de Triagem para Animais Silvestres do Instituto Do Meio Ambiente E Recursos Hídricos (Inema).

Questionada pelo g1, a assessoria de comunicação da Guarda Municipal disse que suspeita que o réptil tenha chegado ao mar a partir de “algum rio que desemboque em alguma praia da cidade”.

Os agentes fizeram rondas na região e não detectaram a presença de outros animais silvestres fora do seu ambiente natural.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas