CRUZ DAS ALMAS
UFRB aprova retorno presencial gradual às atividades acadêmicas e administrativas
Os conselheiros do Conselho Universitário (CONSUNI), órgão colegiado superior da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), aprovaram, por maioria, a resolução que define o retorno presencial gradual dos servidores docentes e técnicos-administrativos da instituição, para as atividades acadêmicas e administrativas.
A aprovação de 17 artigos da Resolução CONSUNI nº 07/2021, decorreu de debates virtuais entre os conselheiros, com transmissão pela TV UFRB. O debate durou três horas e quarenta minutos, ocorrida na tarde da sexta-feira, dia 12/11, quando foi confirmada a revogação da Portaria Nº 322/2020 e aprovada a Resolução CONSUNI nº 07/2021, por 19 votos a favor.
O texto final da redação da resolução foi debatido, revisado e aprovado por maioria dos conselheiros. Nesse processo foram retirados e acrescentados trechos; alterados conteúdos e construídos consensos com a colaboração dos conselheiros – representantes das instâncias internas da UFRB como Reitoria, Vice-Reitoria, Pró-Reitorias; Diretorias de Centros de Ensino; e representantes dos docentes e técnicos-administrativos.
O retorno gradual e presencial dos servidores acontece, por etapas, em conformidade com os critérios estabelecidos em indicadores da capacidade do sistema de saúde e da evolução da pandemia da COVID-19, garantindo a segurança da comunidade acadêmica.
As unidades administrativas e acadêmicas devem apresentar os planos de retorno e revezamento de pessoal até o dia 15 de dezembro, considerando suas especificidades de recursos humanos, físicos e materiais, respeitando o estabelecido pelas Diretrizes Institucionais e Protocolos de Medidas de Biossegurança de Enfrentamento à COVID-19 no âmbito da UFRB.
As unidades administrativas e acadêmicas, orientadas pelos planos de retorno gradual, convocarão para o retorno ao trabalho presencial 20% dos servidores
estagiários e bolsistas, a cada intervalo de 15 dias, até alcançar o limite de cem por cento.
A oferta de componentes curriculares da Pós-Graduação (semestre 2021.2) e de Graduação (semestre letivo 2021.1), manterão seus formatos de realização nos termos aprovados anteriormente pela Resolução CONAC n. 32/2020, de 16 de novembro de 2020 e da Resolução CONAC n. 027/2021, de 18 de agosto de 2021 e suas alterações posteriores, respectivamente.
Entretanto, a resolução Resolução CONSUNI nº 07/2021 franqueia o acesso às dependências da Universidade para desempenho de atividades acadêmicas, observadas as Diretrizes e Protocolos de Medidas de Biossegurança de Enfrentamento à COVID-19 no âmbito da UFRB. Para os espaços de uso coletivo ou compartilhado, deve-se adotar obrigatoriamente o agendamento com vistas a evitar aglomerações, assim como é obrigatório o uso de máscaras e apresentação do cartão com ciclo vacinal completo. É obrigatório o uso da máscara facial durante todo o tempo de permanência em qualquer campus da UFRB, incluindo áreas abertas.
Sintomas de síndrome gripal
Os servidores, terceirizados, estagiários e estudantes em atividades presenciais que apresentarem sinais e sintomas de síndrome gripal, mesmo sem diagnóstico confirmado por meio de teste positivo, devem comunicar à chefia imediata/responsável ou aos Colegiados de Cursos, por e-mail institucional, para as providências pertinentes.
Cartão de vacinação
A realização de atividades presenciais para professores, técnicos-administrativos e alunos de graduação e pós-graduação nas dependências da UFRB estão vinculados ao uso de máscara obrigatória e ao esquema vacinal completo para a COVID-19, com a apresentação do cartão de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Formulário digital
Todos os servidores docentes e técnicos-administrativos devem responder a formulário desenvolvido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP), no link disponível AQUI.
O levantamento de dados funcionais visa coletar dados relativos às condições de saúde e fatores de riscos dos servidores, para subsidiar as chefias em relação ao quantitativo de servidores que terão acesso às dependências da instituição, para garantir a segurança deste processo.
Apenas os servidores que apresentem as condições ou fatores de risco abaixo devem permanecer em trabalho remoto, após preenchimento do formulário digital, saber:
a) idade igual ou superior a 60 anos;
b) tabagismo;
c) obesidade;
d) miocardiopatias de diferentes etiologias (insuficiência cardíaca, miocardiopatia isquêmica etc.);
e) hipertensão arterial;
f) doença cerebrovascular;
g) pneumopatias graves ou descompensadas (asma moderada/grave, DPOC);
h) imunodepressão e imunossupressão;
i) doenças renais crônicas em estágio avançado (graus 3, 4 e 5);
j) diabetes melito, conforme juízo clínico;
k) doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica;
l) neoplasia maligna (exceto câncer não melanótico de pele);
m) cirrose hepática;
n) doenças hematológicas (incluindo anemia falciforme e talassemia), e;
o) gestação
Também permanecem na condição de trabalho remoto os servidores que são pais, padrastos ou madrastas que possuam filhos ou responsáveis que tenham a guarda de menores em idade escolar ou inferior, nos locais onde ainda estiverem mantidas a suspensão das aulas presenciais ou dos serviços de creche, e que necessitem da assistência de um dos pais ou guardião, e que não possua cônjuge, companheiro ou outro familiar adulto na residência apto a prestar assistência.
Outro grupo que pode permanecer em trabalho remoto são os servidores na condição de responsáveis pela guarda e cuidado de pessoas idosas que necessitem da assistência, e que não possua cônjuge, companheiro ou outro familiar adulto na residência apto a prestar assistência; e servidores na condição de coabitante com filho, pais e cônjuges que apresentam as condições ou fatores de risco apresentados na resolução, e que não possua cônjuge, companheiro ou outro familiar adulto na residência apto a prestar assistência.
CRUZ DAS ALMAS
São João de Cruz 2024 terá a Amstel, do Grupo Heineken, e a Coca-Cola como patrocinadores oficiais
O São João deste ano será realizado de 20 a 24 de junho.
O melhor São João da Bahia contará este ano com o patrocínio de duas marcas fortes de bebidas, a Amstel, do Grupo Heineken e a Coca-Cola.
“O patrocínio de marcas tão fortes quanto Amstel e Coca-Cola para o São João de Cruz demonstra o profissionalismo e o quanto nossa festa cresceu”, comentou o prefeito Ednaldo.
O Grupo Heineken traz para Cruz das Almas a exclusividade da marca Amstel, assinando uma festa regional como o São João. A Amstel patrocina grandes eventos como a Libertadores, BBB, grandes festivais, e agora também o São João de Cruz.
Além da Amstel, que será a principal cerveja comercializada no circuito, também serão vendidas as marcas Heineken e Devassa, que também fazem parte do Grupo.
O São João deste ano será realizado de 20 a 24 de junho, no Circuito Luiz Gonzaga, com atrações de sucesso nacional como Wesley Safadão, Mari Fernandez, João Gomes, Zé Neto e Cristiano, e contará com aproximadamente 200 barracas que oferecem comidas e bebidas, além de uma área reservada para food trucks.
Ascom – Prefeitura de Cruz das Almas
CRUZ DAS ALMAS
São João de Cruz: Prefeitura inicia recadastramento de barraqueiros na segunda-feira (06)
Apenas os barraqueiros que atuaram no evento em 2023 poderão se recadastrar.
A Prefeitura de Cruz das Almas vai realizar, de 06 a 10 de maio, o recadastramento das barracas de comida e bebidas para o São João 2024. Apenas os barraqueiros que atuaram no evento em 2023 poderão se recadastrar.
Para efetuar o recadastramento, os barraqueiros devem comparecer ao Salão Nobre da Prefeitura, localizado na Praça Senador Temístocles, das 8h às 12h e das 14h às 17h, apresentando RG, CPF e comprovante de residência.
O São João deste ano será realizado de 20 a 24 de junho, no Circuito Luiz Gonzaga, e contará com 160 barracas que oferecem comidas e bebidas, além de uma área reservada para food trucks.
ASCOM
CRUZ DAS ALMAS
Prefeitura de Cruz das Almas divulga lista dos expositores selecionados para a ‘Vila Artesã Dia das Mães’
O evento vai acontecer na Praça Senador Temístocles nos dias 10 e 11 de maio.
A Prefeitura de Cruz das Almas, através das Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, divulgou nesta quinta-feira (2), a lista dos expositores que vão participar da Vila Artesã Dia das Mães.
Os expositores selecionados devem participar, na próxima segunda-feira (6), de uma reunião de alinhamento que vai acontecer no Espaço Colaborar da Biblioteca Municipal, às 8h, e assinar o Termo de Compromisso.
A Vila Artesã Dia das Mães vai acontecer na Praça Senador Temístocles nos dias 10 e 11 de maio.
ASCOM
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